Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto noticioso para a mídia impressa diária se caracteriza por

  • A. estruturas rebuscadas e vocabulário técnico para demonstrar a erudição do jornalista.
  • B. frases curtas e em ordem direta de modo a tornar o texto mais claro.
  • C. grande quantidade de adjetivos usados como estratégia de aproximação com os leitores.
  • D. ser estilisticamente pobre e descuidado devido à sua efemeridade.
  • E. apresentar predominância de orações na voz passiva para aumentar a coesão textual.

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que

  • A. se espalham dentro das comunidades científicas nos âmbitos das disciplinas específicas, conforme classificação CNPq.
  • B. divulgam os resultados mais espetaculares de ciências exatas e naturais, como a astrofísica, a biologia e a medicina.
  • C. aplicam linguagem científica à divulgação de informações normalmente elaboradas no modelo da pirâmide invertida.
  • D. traduzem a divulgação realizada dentro das comunidades científicas para termos compreensíveis ao público leigo.
  • E. pontuam dentro de uma publicação quando está tratando de temas não ligados à economia, à política e aos esportes.

Uma empresa de autopeças recebeu prêmio de qualidade de uma das duas maiores montadoras de automóveis do mundo. O assessor de comunicação recebeu a tarefa de produzir um texto para os veículos internos, um release para comunicar a imprensa e também de escrever um texto que seria publicado no jornal de uma cidade do interior em que esta empresa tinha uma filial. Considere as proposições abaixo.

I. Os jornalistas adotam critérios de seleção (o que vai ser, ou não, publicado) e de construção (como a notícia será escrita). Mesmo em situações como a do cenário acima, o assessor de comunicação deve adotar critérios diferentes de constru ção. Nem todos os textos deverão seguir a mesma abordagem.

PORQUE

II. Apesar dos critérios de seleção serem os mesmos (a empresa recebeu um importante selo de qualidade), o release para os veículos de imprensa não deve conter aspas do presidente da empresa, enquanto no texto para o jornal do interior estas aspas são facultativas e, nos que serão publicados nos veículos internos, obrigatórias.

É correto afirmar que

  • A. ambas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira é correta, a segunda está incorreta e não explica a primeira.
  • C. ambas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • D. as duas estão incorretas.
  • E. a segunda está correta e a primeira está incorreta.

Na redação publicitária, sua importância é muito grande, tendo entre suas características principais a concisão, ser facilmente repetível, resumir os conceitos da marca e os diferenciais do produto. As qualidades apresentadas são inerentes ao

  • A. título.
  • B. briefing.
  • C. slogan.
  • D. box.
  • E. texto-legenda.

Uma das principais revoluções do jornalismo digital foi o uso do hipertexto. Sobre este recurso, é correto afirmar:

  • A. A não linearidade proporcionada pelo seu uso não influi no índice de audiência das diferentes áreas do portal.
  • B. É um conteúdo que se expande e se contrai de acordo com as necessidades do redator e do usuário.
  • C. Está presente nas webs 1.0 e 2.0. Foi substituído na web 3.0 pela hipermídia.
  • D. Com a inclusão de conteúdos em áudio e vídeo, aumentaram os postos de trabalho, pois para uma mesma cobertura são enviados mais repórteres.
  • E. Ao clicar no hipertexto o usuário tem acesso aos conteúdos complementares, já o hiperlink dá acesso a outros endereços http.

Para integrar as informações da empresa com stakeholders, o acesso a determinadas áreas de uma Intranet pode ser estendido para empresas parceiras, clientes e fornecedores.

Essa extensão da Intranet é chamada

  • A. Internet.
  • B. rede social.
  • C. extranet.
  • D. alternet.
  • E. outnet.

A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:

  • A. 1950
  • B. 1960
  • C. 1970
  • D. 1980
  • E. 1990

A posse dos canais de televisão aberta (VHF) no Brasil pertence a (ao):

  • A. empresas privadas;
  • B. Governo Federal;
  • C. empresas de capital nacional;
  • D. Governo Federal e empresas privadas;
  • E. Governo Federal e empresas de capital nacional.

A convite de Paul Lazarsfeld, o filósofo alemão Theodore Adorno colaborou em estudos sobre programas musicais de rádio nos Estados Unidos. O resultado foi uma crítica ao estatuto da música, tratada como um rebaixamento a um estado de ornamento da vida cotidiana, uma felicidade fraudulenta e uma arte integrada ao sistema. Em meados dos anos 1940, ao lado de Max Horkheimer, Adorno criou um conceito, dentro de sua teoria crítica, conhecido como

  • A. agulha hipodérmica.
  • B. aparelho ideológico de Estado.
  • C. teoria da informação.
  • D. indústria cultural.
  • E. economia política.

Em A Galáxia da Internet – Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os “criadores da internet” constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

  • A. dotada de uma cultura própria, que é a cultura dos seus criadores.
  • B. pautada por uma versão digital da ideologia neoliberal da meritocracia.
  • C. uma estrutura que funciona de forma independente da ação dos usuários.
  • D. essencialmente empresarial e inserida em uma cadeia de criação de valor.
  • E. a constante disputa entre hackers e empresas pela apropriação de dados alheios.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...