Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento” de uma organização. Os “essenciais” são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais” são identificados pela sua participação/ envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência” são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

  • A. essencial, embora externo.
  • B. essencial, pois afeta internamente.
  • C. não essencial, por ser externo.
  • D. não essencial, embora externo.
  • E. de rede de interferência.

Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.

O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação

  • A. Funcionalista e Toronto.
  • B. Funcionalista e Frankfurt.
  • C. Crítica e Sociológica Europeia.
  • D. Frankfurt e Funcionalista.
  • E. Frankfurt e Toronto.

Relacione as teorias do jornalismo listadas a seguir às respectivas características.

( ) Teoria do Agendamento

( ) Teoria do Gatekeeper

( ) Teoria do Espelho

( ) Teoria do Newsmaking

1. Privilegia o impacto de ações pessoais no produto jornalístico, pois é o jornalista quem definirá se uma notícia será ou não publicada.

2. Acredita que as notícias são da maneira que a realidade as determina, visto que o jornalista é um mediador desinteressado entre a realidade e seu relato.

3. Preocupa-se com a produção da notícia dentro de uma rotina industrial, sendo o jornalismo uma construção social de uma suposta realidade.

4. Trata do consumo das notícias e propõe que a mídia é capaz de pautar os relacionamentos e tornar os assuntos por ela veiculados os mais importantes a serem discutidos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 1 – 4 – 3
  • B. 1 – 2 – 3 – 4
  • C. 4 – 1 – 2 – 3
  • D. 1 – 3 – 2 – 4
  • E. 4 – 2 – 1 – 3

As características da indústria cultural passíveis de crítica, segundo a Escola de Frankfurt, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a

  • A. Promoção do culto à técnica.
  • B. Capacidade de produzir falsas necessidades.
  • C. Uniformidade de seus produtos.
  • D. Estímulo à consciência excessivamente crítica.
  • E. Disseminação de ideologia hegemônica.

Em relação ao conceito de comunicação pública, em uma perspectiva contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

I. Exige a participação da sociedade e de seus segmentos apenas como receptores da comunicação do governo e de seus poderes institucionalizados.

II. Pode ser entendida como um processo que se instaura na esfera pública entre Estado, Governo e Sociedade para ser um espaço privilegiado de negociação entre os interesses de várias instâncias de poder constitutivas da vida pública do país.

III. Restringe-se à informação veiculada pelos meios estatais de comunicação em oposição à iniciativa privada e aos grandes conglomerados globais de mídia.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Em Apocalípticos e Integrados (Ed. Perspectiva, 1979), Umberto Eco descreve dois grupos de pensadores sobre a Comunicação de Massa. Segundo o autor italiano, os integrados são aqueles que celebram e rejubilam essa forma de se comunicar como uma espécie de democratização cultural. Já os apocalípticos são aqueles que

  • A. analisam os meios de comunicação de massa como aparelhos ideológicos do Estado voltados a garantir a dominação burguesa.
  • B. entendem essa forma de se comunicar como uma ameaça de crise para a cultura devido à vulgaridade intelectual de seus consumidores.
  • C. apontam para o fim da comunicação de massa, a ser substituída por uma forma de se comunicar pós-moderna, em redes e com uso das tecnologias digitais.
  • D. denunciam a comunicação de massa como uma forma de reforçar identidades culturais hegemônicas, normalmente ligadas aos colonizadores de culturas dominadas.
  • E. identificam um gosto dos produtores de comunicação de massa pelo “feio” associado ao mal, especialmente ao diabo no mundo cristão, e o belo associado ao bem

A prática profissional de um comunicólogo em uma instituição pública pauta-se por uma abordagem que promova o

  • A. acesso à informação sigilosa.
  • B. crescimento econômico.
  • C. exercício da cidadania.
  • D. aperfeiçoamento jurídico.
  • E. equilíbrio dos Poderes.

Durante as coletivas de imprensa relacionadas a um evento esportivo internacional, a organização providenciou tradução simultânea em inglês, espanhol, francês, alemão, português e italiano. De acordo com a teoria da informação proposta por Shannon e Weaver, entrevistados e entrevistadores compreendem as mensagens pois, por intermédio da tradução, passaram a compartilhar:

  • A. a fala;
  • B. o canal;
  • C. o sinal;
  • D. o código;
  • E. a destinação.

Uma tribo indígena da amazônia brasileira tinha por hábito a prática do extrativismo vegetal para atender suas necessidades de sobrevivência. Contudo, uma grande indústria do país se interessou pela produção e comercialização dos frutos nativos da reserva indígena e propôs contratos com metas de coleta diárias. Uma das estratégias de convencimento foram as propagandas e filmes selecionados pela Assessoria de Comunicação que apresentavam benesses das sociedades industrializadas. Reportagem especial produzida por uma emissora de TV mostrou de que modo isso afetou a rotina e até mesmo a organização social da tribo. Um dos antropólogos ouvidos na reportagem citou a “teoria dos vínculos sociais” proposta por Tönnies, no final do século XIX. A análise denominada Gemeinschaft und Gesellschaft opunha dois tipos de organização societária – uma pré-industrial e outra industrializada. Na primeira, onde o termo em alemão Gemeinschaft pode ser lido como “comunidade”, se observa respeito aos laços culturais e de sangue, com pessoas vivendo integradas num mundo praticamente agrícola; já na Gesellschaft, a condição do relacionamento social é o contrato, com obrigações que as partes envolvidas prometem cumprir e que preveem mecanismos impessoais de controle, produção e recompensa. Daí se infere que:

  • A. no mundo globalizado a marcha civilizatória abarca inevitavelmente todos os povos, que passam a constituir um mercado único e fraterno;
  • B. passa a imperar a lógica do utilitarismo, na perspectiva de Benthan, nas relações entre os membros da tribo, na qual todos serão recompensados pelo trabalho;
  • C. a tribo foi inserida numa situação na qual os indivíduos não são avaliados por suas qualidades pessoais, mas apreciados na medida em que possam atender às obrigações contratuais;
  • D. a nova sistemática de trabalho para uniformizar ferramentas e métodos de coleta em larga escala resultará em benefícios diretos para a comunidade, onde cada trabalhador receberá de acordo com sua produção diária;
  • E. as sociedades primitivas ou acentuadamente rurais já possuem mecanismos de divisão de tarefas que minimizam o choque cultural na passagem de uma organização para outra.
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