Questões de Comunicação Social do ano 2017

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O bom assessor de imprensa é aquele que

  • A. trata a todos os veículos de comunicação (independentemente de sua linha editorial) e todos os jornalistas do mesmo jeito, para evitar acusações tanto de favorecimento da informação quanto de criação de notícias prêt-à-porter.
  • B. sugere ao assessorado que fale à imprensa sempre utilizando jargões e termos técnicos, a fim de que possa criar uma boa imagem de si diante da imprensa, principalmente quando atende jornalistas de rádio e de TV.
  • C. pode assumir o papel de porta-voz da instituição por ele assessorada em determinadas situações, ainda que isso não deva ser algo recorrente a ponto de se tornar um procedimento profissional padrão.
  • D. sempre ouve, antes da redação e divulgação de qualquer release, o maior número possível de pessoas e instituições, conforme aponta o atual Código de Ética dos Jornalistas, aprovado em 2007.

as assessorias de comunicação podem se beneficiar diretamente do expediente da “pós-verdade”, desde que isso implique a satisfação ética do(s) seu(s) assessorado(

  • A. Um atentado terrorista em frente a um hotel lotado de turistas em Paris.
  • B. Um reality show no qual pessoas ficam confinadas em uma casa.
  • C. Um debate televisivo entre candidatos à presidência da República no Brasil.
  • D. Um terremoto de grandes proporções que atinge parte da América do Sul.

O advento da Internet modificou parte das rotinas profissionais dos jornalistas e assessores de imprensa. A partir dessa constatação em relação ao trabalho das assessorias de imprensa na Internet, é INCORRETO afirmar que

  • A. o uso de redes sociais por uma assessoria de imprensa deve ser proporcional à sua capacidade de monitoramento e atualização dos dados obtidos.
  • B. é desnecessário que uma assessoria de imprensa acompanhe os stakeholders, já que muitos deles tendem a ser ou ter, na verdade, perfis fakes nas redes sociais.
  • C. se deve evitar a oferta de releases em formatos como “.PDF”, “.DOC” e afins para download, pois tal prática tende a retardar o processo produtivo do jornalista.
  • D. o uso de áreas fechadas, que solicitam login e senha para criação de contas pessoais, pode vir a desestimular os jornalistas no uso cotidiano desse espaço.

Em relação às rotinas e práticas profissionais de uma assessoria de imprensa ou de comunicação, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. Todo porta-voz é fonte e toda fonte é porta-voz, e assim, do ponto de vista lógico, ambos significam a mesma coisa para o jornalismo, dentro da lógica das redações e assessorias.
  • B. É ideal que um assessor de imprensa trabalhe simultaneamente numa redação jornalística, para facilitar o trânsito de informações entre as duas instituições para as quais trabalha.
  • C. Um assessorado deve ter pelo menos algumas noções básicas de comunicação corporal e gestual, as quais podem ser obtidas através de um media training eficiente.
  • D. Não há necessidade de que um assessorado se planeje para uma entrevista com a imprensa, pois a espontaneidade é um fator determinante na construção de sua imagem.

Com relação ao termo ombudsman, assinale a alternativa correta.

  • A. O termo ombudsman, cunhado na Noruega, cujo significado é representante do povo, surgiu com a criação do cargo de mensageiro parlamentar, efetivado com o objetivo de limitar os poderes do rei.
  • B. Ombudsman é o termo utilizado para o agente da iniciativa privada, e, para o agente de órgão público, utiliza-se ouvidor.
  • C. Ao ombudsman cabe fornecer aos cidadãos ou aos clientes de uma empresa as informações solicitadas, conforme estabelece a Lei no 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
  • D. A Procuradoria Pública no Brasil pode ser reconhecida como um órgão que desempenha a função semelhante a de ombudsman.
  • E. O Código de Ética dos Jornalistas preconiza que o profissional a exercer a função de ombudsman em uma redação deve ser eleito pelos pares.

Não deve haver diferença perante o cidadão e a sociedade, entre o comportamento do assessor de comunicação e do jornalista de um veículo de comunicação. O exercício profissional será sempre atividade de natureza social, subordinada inteiramente ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. E mais: ambos os profissionais devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade principal o interesse público. No entanto, na produção e divulgação da informação, o texto jornalístico tem peculiaridades próprias, em uma e outra atividade. Neste caso, a principal diferença é:

  • A. A quantidade e a sequência lógica dos parágrafos.
  • B. A formatação, na abertura do texto, do parágrafo inicial.
  • C. O mesmo objetivo e o roteiro de texto com início, meio e fim.
  • D. O press-release traz informações importantes, não obrigatoriamente notícias.

Assessoria de comunicação é geralmente um mix de atividades relacionadas a jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing. No caso específico de RP, o campo principal de atividades a atuar é:

  • A. No contato com a imprensa.
  • B. No planejamento de campanhas.
  • C. Na realização de feiras promocionais.
  • D. Em pesquisas institucionais e de produtos e junto aos públicos-alvo.

Embora a maioria das organizações opte por se relacionar ativamente com a mídia, há as que preferem manter uma postura reativa.

Nesse caso, a assessoria se limita a

  • A. convocar entrevistas coletivas, evitando fornecer informações exclusivas aos repórteres.
  • B. monitorar informações, produzir análises e agir a partir de demandas dos veículos de mídia.
  • C. redigir e enviar releases periodicamente às redações.
  • D. produzir eventos que atraiam a cobertura jornalística favorável à instituição.
  • E. impedir crises de imagem através da publicação periódica de notas oficiais.

O serviço de apuração, coleção e fornecimento de matérias publicadas em jornais, revistas e sites sobre determinado assunto ou sobre as atividades de uma instituição ou de uma determinada pessoa, é feito geralmente pelo departamento de comunicação da organização ou por uma agência especializada.

Esse tipo de serviço é denominado

  • A. follow up.
  • B. clipping.
  • C. briefing.
  • D. bullet.
  • E. drops.

Os press releases devem

  • A. destacar as datas e locais dos eventos divulgados e trazer os logotipos da organização e da assessoria.
  • B. ter um texto padrão, enviado para várias editorias de um mesmo veículo, potencializando suas chances de aproveitamento.
  • C. ser redigidos em forma de texto publicitário curto, com frases em ordem indireta e palavras simples.
  • D. conter pelo menos três páginas de informação e destacar os contatos da assessoria de imprensa.
  • E. ser usados prioritariamente para divulgar informações exclusivas a veículos segmentados.
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