Questões de Comunicação Social do ano 2017

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às características e funções dos eventos nas organizações, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os organizadores de devem reunir o máximo de empresas, atividades e negócios diferenciados, a fim de otimizar o uso das verbas, mesmo que isso implique na descaracterização do evento.
  • B. Os eventos, como um dos mais caros componentes do mix de comunicação das organizações, são as primeiras ações a serem cortadas em um momento de crise econômica, pois tendem a atingir um público excessivamente amplo.
  • C. O evento, por ser uma estratégia de comunicação segmentada, é inadequado à geração de mailing list para prospecção de novos clientes.
  • D. As improvisações de última hora podem comprometer a equipe organizadora, mas não atingirão a imagem dos promotores e nem dos patrocinadores do evento.
  • E. Os eventos permitem reunir patrocinadores e consumidores reais e potenciais em um ambiente interativo, com objetivo de criar ou fortalecer a imagem das organizações.

No ambiente digital, para tratar da imagem corporativa em situação de crise, o assessor de comunicação não deve

  • A. estabelecer contato direto com o internauta que reclama da instituição assessorada.
  • B. se apresentar para o internauta como representante oficial da instituição, pois essa função é privativa do presidente da companhia.
  • C. monitorar o que formadores de opinião postam na rede, pois, quando há problemas, o canal mais usado é o “fale conosco” do site institucional.
  • D. oferecer outros canais de comunicação para o internauta, pois as ações devem acontecer unicamente no ambiente em que as reclamações surgiram.
  • E. debater com o internauta na rede em tempo real, buscando desqualificar suas reclamações e enaltecer os pontos positivos da instituição.

Assinale a opção que apresenta atividades pertinentes ao transevento.

  • A. Efetuar novas inscrições, recepcionar participantes, palestrantes e convidados e distribuir o material do evento.
  • B. Compilar e ordenar os press releases enviados e calcular a centimetragem publicada.
  • C. Fazer a prestação de contas e desmontar as instalações usadas para o evento.
  • D. Definir a programação e as estratégias de divulgação do evento.
  • E. Detalhar o projeto e receber, confirmar e controlar as inscrições e adesões.

O lead, ou lide, como foi aportuguesado no Brasil, é técnica de elaboração textual que determina que o primeiro parágrafo do texto jornalístico do jornal diário dê respostas às seguintes perguntas:

  • A. o que, quem, qual, onde, como e para quê.
  • B. quem, qual, onde, quando, como e por quê.
  • C. o que, quem, aonde, quanto, como e para quê.
  • D. o que, quem, onde, quanto, como e por quê.
  • E. o que, quem, onde, quando, como e por quê.

A construção narrativa do conteúdo dá-se, portanto, de forma mais abrangente na somatória de diversas mídias, que se complementa com novas informações, gerando novas percepções. Esse tipo de narrativa é chamada de

  • A. transmídia.
  • B. multimídia.
  • C. hipermídia.
  • D. crossmedia.
  • E. intermídia.

Na página do jornal impresso, as matérias, ilustrações e fotos são organizadas de acordo com as zonas de visualização, chamadas de primárias e secundárias. O texto obedece à grafia ocidental objetivando a leitura da esquerda para a direita no sentido horizontal. Estes princípios de organização do projeto gráfico do jornalismo impresso são conhecidos como

  • A. planejamento gráfico e diagramação.
  • B. tipografia e sistemas de composição.
  • C. titulação e editoração.
  • D. fotocomposição e ilustração.
  • E. processos de impressão e visualização.

A pauta jornalística é

  • A. um plano de viagem em busca da informação para a notícia.
  • B. a definição prévia da edição de fotos e textos na reportagem.
  • C. o contato antecipado com possíveis fontes importantes para a matéria pautada de acordo com as preferências político-ideológicas da empresa jornalística.
  • D. o plano de cobertura de um determinado assunto, com previsão de contatos, pesquisa, viagem, aspectos financeiros, itens devidamente discutidos com a equipe e/ou com o editor, no sentido de estabelecer as angulações e as prioridades estabelecidas para a matéria.
  • E. o planejamento de uma edição ou parte da edição (nas redações estruturadas em editorias – cidade, política, economia, etc.).

Pode-se definir a notícia como

  • A. um texto cujo autor retira seus elementos estruturantes do texto literário.
  • B. um texto referencial, isto é, que expõe um fato ou uma ação da maneira mais fiel possível.
  • C. uma narrativa intencional que procura convencer o leitor de um determinado fato.
  • D. a exposição de um fato importante a partir dos seus aspectos menos interessantes.
  • E. um produto à venda e que tem a ver com a revelação de grandes feitos históricos.

O processo da entrevista exige do jornalista que

  • A. tenha o mesmo nível de conhecimento do entrevistado.
  • B. fale a mesma língua do entrevistado, quando este é estrangeiro.
  • C. se prepare para obter as condições de diálogo com o entrevistado.
  • D. domine o conteúdo da entrevista com a mesma profundidade do entrevistado, quando este for um cientista.
  • E. não se esqueça de que uma autoridade é socialmente superior ao entrevistador.

As teorias e a prática profissional nos indicam que a principal qualidade da notícia e da reportagem é

  • A. o esmero da edição, que atrai o interesse do leitor/espectador.
  • B. um texto limpo, sem erros de linguagem e com frases intercaladas.
  • C. um texto em que não se emprega a frase em ordem indireta.
  • D. a credibilidade.
  • E. uma sequência de parágrafos grandes e pequenos, a fim de dar variedade ao texto noticioso.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...