Questões sobre Assessoria de Comunicação na Comunicação Social

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É simples: quando o público interno desempenha suas funções da melhor forma possível, gerando, assim, produtos e serviços de maior qualidade, é óbvio que o emocional desses funcionários está sendo trabalhado de forma planejada e organizada. É justamente o desenvolvimento de ações motivadoras e comunicacionais que faz parte da filosofia do endomarketing. Não só visando à melhoria e ao comprometimento dos funcionários, mas também como um 'ímã' para novos funcionários, com perfis de qualidade compatíveis com os objetivos da empresa.
(TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Em função disso, Tavares apresenta dois enfoques básicos do endomarketing que são:

    A) treinamento e formação.

    B) salário e estabilidade.

    C) benefícios e promoção.

    D) motivação e comunicação.

    E) valorização e incentivo.

No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que

    A) se deve instaurar um comitê de crise composto pela equipe da assessoria jurídica, que tem a capacidade técnica de decidir quem recebe os detalhes da crise e quem pode fazer o contato com a imprensa.

    B) o comitê de crise, formado normalmente por técnicos da segurança do trabalho, quando uma crise de imagem é instalada, ganha novo status, passa a ser liderado pelo presidente da instituição e é ele que responde por toda as ações de gerenciamento.

    C) os colaboradores internos devem ser preservados da crise, pois é o público menos informado sobre os detalhes dos processos. Se a crise for extensa, recomenda-se inclusive que as atividades podem ser suspensas provisoriamente.

    D) para evitar a proliferação de boatos, a assessoria de imprensa é o único setor que deve receber dados e divulgar as informações sobre a crise pois este departamento sabe como atuam os jornalistas.

    E) o público interno deve ser bem informado com detalhes sobre a crise, pois pode frear o avanço de boatos e ajudar na propagação dos argumentos da instituição, ao acessar outros públicos e pessoas de fora dos seus limites.

O principal objetivo do house organ é a

    A) relação dos releases enviados pela assessoria de comunicação aos órgãos de imprensa.

    B) organização e veiculação de peças de propaganda do diretor para os colaboradores internos.

    C) organização do clipping das reportagens publicadas sobre a instituição nos diversos veículos de imprensa.

    D) publicação de reportagens sobre o ramo de atuação da instituição e de interesse direto do colaborador.

    E) organização do acervo de fontes da instituição que podem ser contactadas pela imprensa.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. A propaganda institucional mais comumente realizada é a de teor informativo, que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações públicas ou privadas.
PORQUE
II. A propaganda de caráter institucional também tem sentido promocional, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.
Está correto o que se afirma em:

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.

    A) Canetas, portfólios, folhetos.

    B) Release impresso.

    C) Fotos, publicações e relatórios da organização.

    D) Credenciais de imprensa.

    E) Cheques nominais aos jornalistas.

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.

    A) Solicitar aos funcionários da organização que omitam dados e não recebam os profissionais de imprensa.

    B) Criar outros fatos que desviem a atenção dos jornalistas.

    C) Não fornecer nenhuma informação sobre o problema.

    D) Prestar informações para deixar claro para a opinião pública quais as providências da organização em relação ao fato gerador da crise.

    E) Não repassar, em hipótese alguma, os dados relacionados à crise.

Escolha a opção abaixo que define um press-release.

    A) O press-release é uma peça publicitária elaborada pelo assessor de imprensa e dirigida aos dirigentes das organizações jornalísticas.

    B) O press-release é um texto elaborado pela assessoria de imprensa e enviado aos jornalistas e meios de comunicação, com a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos e adjetivações.

    C) O press-release é um artigo de opinião escrito pelo diretor da organização e enviado aos jornalistas pelo assessor de imprensa, para publicação mediante pagamento.

    D) O press-relase é um tipo de nota oficial que deve ser publicado na íntegra.

    E) O press-release é um texto publicado pelo jornal mediante pagamento ao setor comercial da empresa.

O press-release surgiu em meados da década de 1950, no ambiente da comunicação organizacional, com o objetivo de despertar o interesse do jornalista e gerar notícia sobre o assessorado. Ele pode conter informações sobre muitos assuntos ligados à organização ou pessoa assessorada. Marque a única opção que NÃO corresponde a um assunto apresentado num press-release.

    A) Um evento.

    B) Um lançamento de blog ou portal de conteúdo.

    C) Uma crítica pessoal do assessor de imprensa a algum jornalista.

    D) Uma promoção de produtos ou serviços.

    E) Uma notícia sobre um produto ou um serviço.

O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.

    A) As redes e as mídias sociais não alteram profundamente a dinâmica do relacionamento entre jornalista e fonte, mas podem aumentar sua importância por causa da velocidade de circulação da informação. Os assessores, portanto, devem manter a relação com as fontes via redes sociais, mas devem atentar para as especificidades e funcionalidades das mesmas.

    B) O assessor deve continuar a fazer seu trabalho sem que sofra qualquer interferência de mídias e redes sociais, apenas atentando para a repercussão alcançada, nas redes e mídias sociais, pelas matérias jornalísticas sobre seu assessorado que foram publicadas na mídia de massa.

    C) A técnica tradicional conhecida por follow-up, que consistia em manter os profissionais de relações públicas em contato sistemático com os jornalistas, sofreu uma mudança e agora se fala de uma nova técnica, o media catching, que quer dizer que os profissionais de relações públicas são contatados pelos jornalistas que procuram informações específicas.

    D) O release deixou de ser uma ferramenta exclusiva do jornalismo e pode ser publicado numa página web, chegando simultaneamente ao cliente final e ao jornalista. Nesse contexto, os assessores de imprensa usam os sites e redes sociais para difundir o press-release.

    E) O assessor deve partilhar informação sobre seu trabalho regularmente, através das atualizações do seu estado em redes e mídias sociais, de modo a promover o interesse dos jornalistas e dos bloggers pelos assuntos que quer divulgar.

Marque a opção que NÃO diz respeito aos objetivos de uma assessoria de imprensa.

    A) Fortalecer ou construir a imagem de uma marca, produto, organização ou pessoa, por meio da imprensa em geral.

    B) Construir um bom relacionamento com os jornalistas e tornar-se uma fonte confiável para eles.

    C) Enviar aos jornalistas materiais que gerem notícias para o público-alvo da organização.

    D) Evitar que as notícias de seu cliente apareçam na mídia e tragam mais visibilidade, quando a organização estiver diante de uma crise ou de uma reestruturação.

    E) Desenvolver uma boa estratégia de comunicação juntamente com o setor de marketing, para promoção do assessorado.

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