Questões sobre Comunicação Integrada

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Segundo Wilson da Costa Bueno (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), deve-se entender Comunicação Integrada como

  • A.

    o conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

  • B.

    o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.

  • C.

    a estratégia que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • D.

    todas as atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus órgãos (secretarias, ministérios) e empresas no sentido de colocar-se junto à opinião pública, democratizando as informações de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos.

  • E.

    um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto ao público interno.

Em relação à produção de notícias dirigida ao público interno, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o noticiário traduz as políticas empresariais para uma linguagem mais acessível sem a necessidade de conectá-las aos acontecimentos do cotidiano.

  • B.

    períodos curtos, orações em ordem direta e a transcrição de falas de empregados, preservando a coloquialidade, contribuem para tornar a linguagem simples e favorecer a identificação.

  • C.

    o jornal organizacional existe somente pelo interesse e fidelidade os trabalhadores-leitores.

  • D.

    o conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir sua estratégia de gestão não precisa equilibrar assuntos que dizem respeito diretamente ao empregado e os que a empresa pretende divulgar.

Levando-se em consideração o processo da comunicação organizacional integrada é INCORRETO afirmar que a Gerência de Comunicação deve:

I. Coordenar a integração dos movimentos táticos (ações, programas, projetos, bem como buscar a otimização dos recursos).

II. Unificar o discurso. Mesma mensagem para todos os públicos.

III. Diversificar o discurso, ou seja, modificar a mensagem para os diferentes públicos.

IV. Integrar a comunicação e os marketings institucional (cultural, esportivo, social, ecológico etc.).

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas

  • A.

    I, II e III estão corretas.

  • B.

    I, II e IV estão corretas.

  • C.

    I e II estão corretas.

  • D.

    III e IV estão corretas.

Em um organismo empresarial, as atividades voltadas para os empregados integram um movimento estratégico que ajuda a construir a sua reputação no mercado. Neste sentido, as ações comunicacionais direcionadas ao público interno devem adotar como diretriz:

  • A.

    a disseminação do conhecimento exclusivamente para os funcionários que ocupam cargos de iniciantes;

  • B.

    a publicidade dos casos de sucesso e das iniciativas exemplares ocorridas na organização;

  • C.

    o estímulo à competição desmedida entre os gerentes, que gere ou otimize os resultados financeiros;

  • D.

    a restrição à expressão dos empregados, evitando prejuízos à imagem e à produtividade da empresa;

  • E.

    a exclusão de informações sobre remuneração e benefícios, porque elas só interessam aos Recursos Humanos.

Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.

  • A.

    O destinatário da referida comunicação é o público externo final, e essa comunicação não envolve, portanto, estratégias voltadas para o público interno, para o qual se destinam ações estritamente organizacionais.

  • B.

    A imagem institucional de uma organização requer um planejamento específico e, consequentemente, uma estratégia de comunicação exclusiva, distinta da imagem de produtos e serviços.

  • C.

    Cada um dos elementos do composto de marketing deve contribuir para que os objetivos da comunicação integrada sejam atingidos.

  • D.

    A comunicação administrativa, por ser uma atividade estritamente interna, operacional e não midiática, requer necessariamente a elaboração de um plano de comunicação exclusivo.

  • E.

    O foco da referida integração é a obtenção dos resultados a que se propõe uma organização, o que não implica necessariamente a atuação conjugada de todos os profissionais envolvidos, como os de imprensa e propaganda, por exemplo.

As estratégias de comunicação institucional, comunicação interna, comunicação mercadológica e administrativa, juntas, formam o composto de

  • A. relações internacionais.
  • B. endomarketing.
  • C. media training.
  • D. comunicação integrada.
  • E. marketing social.

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

  • A.

    Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.

  • B.

    Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.

  • C.

    Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.

  • D.

    Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.

  • E.

    Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.

  • A.

    O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.

  • B.

    Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.

  • C.

    O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing – o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.

  • D.

    De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.

  • E.

    A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais – propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. – mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.

  • A.

    O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.

  • B.

    A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • C.

    O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.

  • D.

    A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.

  • E.

    O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.

Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?

  • A.

    Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.

  • B.

    Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.

  • C.

    Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.

  • D.

    Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.

  • E.

    Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.

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