Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As redes sociais são imprescindíveis à transferência de informações redesenhando, quase que diariamente, o papel social da comunicação. Elas atuam como fonte inesgotável de informações que circulam em uma velocidade muito maior do que por outros meios de comunicação. Mobilizam grupos de diferentes valores, ditando e alterando comportamentos e padrões que, antes, levavam décadas para serem reestruturados. O grande desafio das organizações está em criar mecanismos que promovam, incentivem e sustentem diálogos entre o mercado, consumidores, clientes, parceiros e profissionais (participantes ou não de sua estrutura) que produzam referenciais de valor àqueles que se inter-relacionam nesse espaço. Considerando o cenário apresentado, selecione o conjunto de meios de comunicação que fazem parte do contexto, constituindo-se como ferramentas estratégicas para atender ao desafio proposto.

  • A. Site Institucional – Blog – Perfil Social – Chat online.
  • B. Site Institucional – Webmail – Perfil Social – FAQ.
  • C. Site Institucional – Blog – Perfil Social – FAQ.
  • D. Site Institucional – Blog – WIKI – PodCast – VideoCast.
  • E. Site Institucional – FAQ – Perfil Social – Chat online.

Agências de notícias são, segundo verbete do Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia, de Eduardo Neiva, um tipo de empresa “de prestação de serviços que elabora e fornece regularmente matérias jornalísticas para seus assinantes (ger. órgãos de imprensa, além de outras instituições governamentais e privadas” (p.11). Qual das agências de notícia abaixo é a mais antiga?

  • A. Reuter (Inglaterra).
  • B. Havas (França).
  • C. AP – Associated Press (Estados Unidos).
  • D. Wolff (Alemanha).
  • E. Magnum (França).

“Os media de massa, por causa da sua estrutura, transmitem apenas ideologia (ou seja, modelos de comportamento de consumo), mas eles quase sempre disfarçam esta mensagem como conhecimento (por exemplo, através de notícias jornalísticas), ou esteticamente (por exemplo: musicais de TV). Uma análise sistemática dos códigos pode assim se tornar um método efetivo de des-ideologização.” Quem é o autor desta reflexão sobre os meios de comunicação de massa?

  • A. Marshall McLuhan.
  • B. Jean Baudrillard.
  • C. Fredric Jameson.
  • D. Vilém Flusser.
  • E. Pierre Bourdieu.

Segundo o jornalista Nilson Lage, no livro A estrutura da notícia, uma notícia pode ser definida, do ponto de vista da estrutura, como “o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante; e de cada fato, a partir do aspecto mais importante ou interessante”. Isso nos leva a crer que uma notícia não é simplesmente uma questão de narrar acontecimentos, mas sim de

  • A. observá-los.
  • B. contá-los.
  • C. refleti-los.
  • D. senti-los.
  • E. expô-los.

Toda matéria jornalística parte de uma pauta que pode ser intencional ou ocasional. Uma das primeiras definições que devem ser feitas para a construção da pauta é a definição de

  • A. vizinhança.
  • B. aspecto.
  • C. lead.
  • D. angulação.
  • E. cabeçalho.

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman (1916-2010), a pressão crescente sentida pelo indivíduo que, por isso, deixa de manifestar sua opinião por se acreditar em minoria recebe o nome de

  • A. síndrome da timidez.
  • B. espiral do silêncio.
  • C. mutismo hodierno.
  • D. peneira da informação.
  • E. máquina do poder.

Em um aparelho fotográfico, peça fundamental para a prática do fotojornalismo, a objetiva está localizada em que parte da máquina?

  • A. anterior.
  • B. posterior.
  • C. superior.
  • D. inferior.
  • E. interior.

A Escola de Frankfurt, centro de teoria social interdisciplinar particularmente associado ao Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, teve um papel fundamental na construção de uma reflexão sobre os meios de comunicação de massa. Dela surge boa parte do pensamento crítico que alimenta os estudos da teoria da comunicação. Qual, entre os nomes abaixo, NÃO integra essa escola?

  • A. Walter Benjamin.
  • B. Stuart Hall.
  • C. Jürgen Habermas.
  • D. Erich Fromm.
  • E. Franz Neumann.

O lead, no jornalismo impresso, é o começo do texto, o núcleo inicial de uma notícia. No telejornalismo, o equivalente ao lead é a

  • A. chamada.
  • B. cabeça.
  • C. narração.
  • D. entrevista.
  • E. entrada.

Entre os princípios éticos do jornalismo estão aqueles relacionados ao direito à intimidade e ao direito à honra. Diferentemente do que se pode imaginar, ainda que semelhantes, eles são distintos entre si. O direito à intimidade garante proteção contra a divulgação de confidências, dados pessoais, recordações, memórias, diários, entre outros. Já o direito à honra visa à proteção do(da)

  • A. propriedade privada.
  • B. reputação.
  • C. razão social de uma empresa.
  • D. valor moral.
  • E. sujeito.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...