Questões sobre Comunicação Organizacional

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Sobre as necessidades estratégicas para a comunicação nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação precisa ser planejada de modo sinérgico e integrado e abarcar as comunicações humanas, interpessoais e grupais.

II. As redes e veículos digitais internos de comunicação devem ser usados de forma descendente, evitando o uso de linguagem amena ou que estimule a criação de canais participativos de comunicação.

III. Externamente, a organização deve manter a postura low profile em comunicação evitando o contato com os veículos de comunicação especialmente em momentos de crise de imagem.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com a complexificação dos processos comunicacionais, propõese que a Comunicação Organizacional seja avaliada em quatro dimensões. Relacione as dimensões da Comunicação Organizacional às suas respectivas características.

1. Instrumental

2. Humana

3. Cultural

4. Estratégica

( ) Comunicação focada no relacionamento, valorizando as subjetividades e a comunicação interpessoal, que pode ser verbal, não verbal, simbólica e paralinguística.

( ) Comunicação que considera no nível micro, a cultura organizacional e, no macro, o contexto multicultural dos colaboradores da instituição.

( ) Comunicação linear, assimétrica, vista e trabalhada no âmbito da transmissão de informações, funcionando como uma ferramenta para viabilizar processos.

( ) Comunicação voltada para o cumprimento da missão e visão de uma instituição sem se afastar de seus valores e avaliando sistematicamente suas forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças do ambiente.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 4, 2, 1 e 3
  • B. 2, 3, 1 e 4
  • C. 4, 3, 2 e 1
  • D. 2, 1, 3 e 4
  • E. 3, 2, 1 e 4

Sobre o papel que a comunicação desempenha no processo de gerenciamento de situações de crise, leia o texto a seguir.

De imediato, é preciso ressaltar a importância da ______ , isto é das ações, processos e estratégias destinados a impedir que os problemas potenciais se tornem realidade. Na maioria dos casos, as crises ______ porque as organizações e os seus gestores não possuem um planejamento que contemple os riscos e as formas adequadas de enfrentá-las. Eles não atuam preventivamente a apenas buscam ______ as crises depois de deflagradas, o que torna as soluções menos ágeis e mais______. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. gestão – demoram – esquecer – baratas.
  • B. direção – ocorrem – ignorar - eficientes.
  • C. estruturação – começam – maximizar – custosas.
  • D. orientação – terminam – conter – limitadas.
  • E. prevenção – irrompem – minimizar – dispendiosas.

No processo de gestão de uma crise, o trabalho de comunicação é fundamental para que ele seja conduzido da melhor forma possível, fazendo com que a empresa ou a instituição atingida aja com toda a ética que a situação exige. Nesses casos, para entrar em contato com a mídia, representando a empresa, a pessoa mais indicada é o

  • A. representante dos stakeholders.
  • B. porta-voz da empresa.
  • C. CEO da empresa.
  • D. assessor de imprensa.
  • E. responsável pelo sinistro.

Uma instituição que presta serviços públicos foi objeto de reportagem de uma revista semanal com elevado número de assinantes e leitores. Na reportagem, um servidor era acusado de desvio de função. No dia seguinte à publicação, a instituição publicou uma nota que tem como um de seus objetivos

  • A. reiterar tanto a identidade quanto a reputação positivas.
  • B. construir uma nova identidade.
  • C. reverter os danos à reputação.
  • D. aumentar a identidade positiva.
  • E. mitigar danos à imagem.

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

  • A. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve a comparação das práticas de uma empresa com as demais, do clipping de notícias sobre a instituição.
  • B. ao banco de dados, coleção de dados organizados para fácil e rápida recuperação, do clipping.
  • C. à amostra, grupo de pessoas ou objetos escolhidos de uma população maior, do relatório de sustentabilidade.
  • D. ao benchmarking, técnica metodológica que envolve o conhecimento de uma instituição sobre suas práticas e a comparação entre as delas e as demais, do balanço social.
  • E. ao rastreamento, técnica de pesquisa para rastrear novos desenvolvimentos em qualquer campo de negócios ou do governo, do balanço da assessoria de imprensa.

Considere as proposições abaixo.

I. Os cidadãos homens, entre 18 e 40 anos, que justificam o voto apenas no segundo turno, fazem parte de um dos públicosalvo de uma campanha de vídeos em um canal de internet POIS

II. o público-alvo é um público específico a ser influenciado dentro da audiência por possuir características ou atributos mensuráveis.

Nesse caso,

  • A. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • B. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.

O presidente de uma instituição chamou um professor de universidade europeia de renome, com doutorado na área de transmissão de dados, para apresentar sua recente pesquisa neste campo e que lhe rendeu prêmio na área científica. O convite foi estendido não só a todos os colaboradores da organização como aos de todo o Brasil, o que resultará em centenas de ouvintes.

Para essa apresentação, recomenda-se que a equipe de comunicação organize

  • A. uma conferência, o que vai exigir a presença de um presidente de mesa que coordenará os trabalhos e as perguntas serão feitas no final da apresentação por escrito e com identificação.
  • B. uma convenção, o que vai integrar as pessoas das organizações e elas serão submetidas a estímulos coletivos para que possam atuar em defesa dos interesses da instituição promotora.
  • C. um painel, pois tem como objetivo reproduzir as informações para um grande grupo assistente, permitindo vários ângulos da situação proposta.
  • D. uma entrevista coletiva, pois o especialista se coloca à disposição para responder tudo sobre as pesquisas que desenvolveu.
  • E. um conclave, adaptada do conclave religioso, pois é uma reunião realizada a portas fechadas, da qual saem decisões importantes que podem afetar a comunidade.

Um candidato a cargo público eletivo é orientado por seus assessores a reorientar sua plataforma eleitoral e dar ênfase a uma temática que vem mobilizando a opinião pública através de várias notícias divulgadas recentemente pela imprensa. A perspectiva teórica que melhor explica o fato relatado é a

  • A. teoria da agulha hipodérmica, proposta por Mauro Wolf.
  • B. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • C. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • D. hipótese da modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman.

Por intermédio de clipping eletrônico, a Assessoria de Imprensa coleta dados sobre a exposição do cliente na mídia. Posteriormente, é organizado um dossiê mensal que tem, dentre outros objetivos, detalhar as empresas jornalísticas que mais noticiaram o cliente a partir das ações da Assessoria de Imprensa. Com relação aos instrumentos de aferição de resultados, é correto afirmar que:

  • A. a minutagem relativiza a importância de dossiês, uma vez que os dados obtidos diariamente já dimensionam o sucesso ou o fracasso das ações da Assessoria de Imprensa;
  • B. a costumeira classificação das matérias em positivas, neutras ou negativas é um dos elementos para a produção dos dossiês;
  • C. a maior exposição do cliente na mídia demonstra de modo inequívoco o sucesso das ações perpetradas pela Assessoria de Imprensa;
  • D. o clipping tradicional não dá mais conta das mudanças no campo da recepção, pois as redes sociais se constituíram nas plataformas de maior visibilidade positiva para as empresas;
  • E. o monitoramento deve ser feito sempre pela área de marketing pois, dependendo da exposição da empresa na mídia, o reposicionamento da marca pode ser necessário.
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