Questões sobre Legislação em Comunicação Social

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A respeito da relação entre comunicação e democracia e das esferas pública e privada, julgue os itens a seguir.

A separação entre as esferas pública e privada constitui uma característica do desenvolvimento da sociedade atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estratégias de relacionamento com o consumidor, julgue os itens que se seguem.

Em termos de comunicação organizacional, a observância dos aspectos legais presentes no código do consumidor se sobrepõe às perspectivas focadas no relacionamento com o consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011 dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal. Nesse documento, a área de Publicidade conta com classificações específicas. A ação de comunicação que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida é denominada de publicidade

  • A. aberta.
  • B. de utilidade pública.
  • C. institucional.
  • D. mercadológica.
  • E. legal.

Segundo os conceitos e práticas estabelecidos na Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011, a ação de comunicação realizada mediante o emprego de recursos de não mídia, com o fim de incentivar públicos de interesse a conhecer produtos, serviços, marcas, conceitos ou políticas públicas denomina-se

  • A. promoção.
  • B. comunicação digital.
  • C. patrocínio.
  • D. comunicação pública.
  • E. assessoria de imprensa.

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.

Desde a vigência da Lei de Acesso à Informação, qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações públicas, excetuadas as que constituam dados sigilosos, sujeitas a procedimentos específicos, relacionados a prazos e instrumentos de controle de acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a Constituição Federal, é vedada a criação de identidade visual que caracterize promoção pessoal de autoridades e funcionários públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que a legislação brasileira prevê sobre o exercício das instituições de pesquisas de opinião?

  • A.

    As empresas de pesquisa devem registrar no Ministério da Justiça dados sobre os contratantes, financiadores, técnicas, metodologias, empresa realizadora e profissionais responsáveis pela pesquisa, quando seus resultados forem para conhecimento público.

  • B.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), no caso das pesquisas que são divulgadas para conhecimento público. Cabe ao Ministério Público a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema.

  • C.

    O Procon é o órgão fiscalizador no caso da divulgação de pesquisas de opinião pública com informações incorretas.

  • D.

    No Brasil, a divulgação de pesquisas de opinião é livre, visto que a Constituição Brasileira prevê em seu capítulo V, artigo 220, a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sem restrição.

  • E.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). No caso da condução de pesquisas com finalidades manipulativas, cabe ao Ministério Público, quando acionado, a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso específico das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema, a partir do Código Eleitoral.

Segundo o Art. 5º da Constituição Federal, é livre a manifestação do pensamento, sendo

  • A.

    vedado o anonimato.

  • B.

    vedada a propaganda ideológica.

  • C.

    vedados os cultos religiosos.

  • D.

    vedada a manifestação de estrangeiros.

  • E.

    vedada a parcialidade na Comunicação Social.

De acordo com o Art. 220 da Constituição, a publicação de um veículo impresso

  • A.

    é atividade privativa de brasileiros natos.

  • B.

    é monitorada pelo Ministério das Comunicações.

  • C.

    é regulada pela Biblioteca Nacional.

  • D.

    é vedada ao capital estrangeiro.

  • E.

    independe de licença de autoridade.

A Lei nº 12.527 de 2011, que regula o direito à informação produzida em órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, afirma que o cidadão tem o direito fundamental de acesso à informação, definida como dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrição temporária de acesso público, é garantido à informação cuja preservação do conhecimento geral é imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Fora nessa exceção, as demais informações de interesse público e sem classificação sigilosa têm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas

  • A.

    pelos departamentos de comunicação dos órgãos públicos.

  • B.

    mediante solicitação de pessoa física ou jurídica interessada.

  • C.

    por iniciativa do órgão público e independentemente de solicitações.

  • D.

    quando há disponibilidade de tecnologias da informação.

  • E.

    nos órgãos em que já existe controle social da administração.

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