Questões sobre Opinião Pública

Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.

Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação

  • A. interna
  • B. externa
  • C. integrada
  • D. institucional
  • E. de marketing

Para a cientista política Elisabeth Noelle-Neuman (1916-2010), a pressão crescente sentida pelo indivíduo que, por isso, deixa de manifestar sua opinião por se acreditar em minoria recebe o nome de

  • A. síndrome da timidez.
  • B. espiral do silêncio.
  • C. mutismo hodierno.
  • D. peneira da informação.
  • E. máquina do poder.

A pesquisa de opinião pública é uma ferramenta eficaz para identificar problemas, buscar soluções e detectar com precisão posições e tendências dos diversos segmentos sociais. Assinale a alternativa que indica o tipo de método que se caracteriza por estudos aprofundados e detalhados, aplicados tanto em campanhas políticas como na construção da imagem de gestores públicos ou em abordagens de tendências sociais em geral.

  • A. Avaliação de administrações públicas e privadas.
  • B. Pesquisas ad hoc.
  • C. Pesquisas dedutivas.
  • D. Pesquisas de estratégia política.
  • E. Pesquisas qualitativas.

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. Embora em um crowdsourcing não se expresse unanimidade, os dados obtidos por esse programa refletem a opinião da maioria de seus usuários, sendo, portanto, um meio de pesquisa de opinião dirigida ao público-alvo da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. O crowdsourcing, plataformas que permitem a organização e a colaboração informal e espontânea de informações acerca de determinado assunto por seus usuários, pode ser empregado como instrumento de estudo em pesquisas qualitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos métodos de pesquisa de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir. Caso se utilize o método do grupo focal em uma pesquisa qualitativa, deve-se considerar a teoria das representações sociais, que se caracteriza pela representação do objeto por uma relação de simbolização e de interpretação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens subsequentes. As vantagens da entrevista em profundidade em relação às discussões em grupo incluem as possibilidades de identificar as motivações subjacentes de um tema e atribuições diretas das respostas aos entrevistados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre opinião pública, análise, pesquisa e estudo, analise as assertivas abaixo.

I. A opinião de um grupo é a opinião pública, pois se forma a partir de informações que um grupo impactado forma sua opinião.

II. As pesquisas de opinião são a melhor maneira de saber o que pensa a população a respeito das questões coletivas.

III. A opinião pública está relacionada a um fenômeno social que pode ser de caráter político ou não. É um pouco mais que uma simples soma de opiniões, sendo influenciada por um sistema social e pelos veículos de comunicação.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. II e III, apenas.

Julgue os itens que se seguem, relativos à opinião pública.

A opinião torna-se pública ao ser manifestada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à opinião pública.

Os meios de comunicação em massa interferem na formação e no desenvolvimento da opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...