Questões sobre Opinião Pública

Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ciro Ribeiro Coutinho (Pesquisa de Opinião no Jornalismo Político) afirma que é necessário adequar o peso de cada segmento dos entrevistados em relação ao universo. Em pesquisa de opinião, essa operação é chamada de

  • A.

    controle de qualidade.

  • B.

    checagem de consistência.

  • C.

    margem de erro.

  • D.

    ponderação.

  • E.

    contextualização.

No que diz respeito ao planejamento de pesquisa de opinião, a técnica probabilística cuja amostra é composta por subgrupos que representam as características do universo é chamada de

  • A.

    bola de neve.

  • B.

    tráfego

  • C.

    autogerada.

  • D.

    assistemática.

  • E.

    estratificada.

No que se refere à metodologia de pesquisa de opinião, o termo DG representa

  • A.

    Definição do Grupo.

  • B.

    Discussão em Grupo.

  • C.

    Dúvidas do Grupo.

  • D.

    Desempenho em Grupo.

  • E.

    Desenvolvimento em Grupo.

Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:

  • A. relacionam os efeitos negativos da mídia televisiva à nossa crescente dependência desse meio de informação.
  • B. observam que as mídias têm efeitos afetivos e cognitivos.
  • C. relacionam propaganda e educação, com alguns autores incluindo a educação como uma função da propaganda.
  • D. observam que a mídia tem efeitos em nosso sistema de crenças, contribuindo para expandí-los.
  • E. observam que a mídia tem efeitos negativos no domínio do comportamento.

Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:

  • A. visam conhecer a organização e seus públicos.
  • B. caracterizam-se como uma pesquisa quantitativa.
  • C. avaliam as relações da organização com seu ambiente.
  • D. servem para avaliar como vão as relações de determinada organização com seus públicos internos e externos, o que estes pensam a respeito dela, dos seus serviços e produtos.
  • E. Visa ouvir o parecer dos públicos representativos sobre determinada situação ou questão; tem como função primordial examinar e avaliar, reorganizar, solucionar o melhor sistema de comunicação de uma organização com seus públicos.

Amostra é a parte do universo a ser avaliado por uma pesquisa, da qual se obtém dados representativos. É correto afirmar que a amostra

  • A. Estratificada tem os seus elementos retirados de um determinado segmento que possui características comuns (ex.: juízes entre 40 e 50 anos, que trabalham no interior do estado e tenham sido formados pela UFPE).
  • B. por Conglomerado tem os seus elementos retirados aleatoriamente do universo (ex.: juízes escolhidos por sorteio aleatório).
  • C. Probabilística tem os elementos da amostra retirados do universo através de intervalos consecutivos (ex.: os juízes são numerados aleatoriamente e escolhidos de 10 em 10) a partir do sorteio do primeiro elemento.
  • D. Sistemática tem a amostra sorteada por clusters e, dentro dos grupos, os sub-gupos, até se chegar aos elementos amostrais (ex.: sorteiam-se as cidades, os fóruns dentro das cidades e, dentro dos fóruns, os juízes que serão entrevistados).
  • E. Aleatória corresponde à extração de elementos do universo, por conveniência ou necessidade, segmentados com pesos iguais ou diferentes por ponderação previamente estipulada.

Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá – Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:

  • A.

    opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.

  • B.

    opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.

  • C.

    opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.

  • D.

    opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.

  • E.

    opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.

            Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Opinião pública é o que pensa unanimemente a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

            Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a opinião pública formada a partir das trocas que ocorrem por meio da Internet é irrelevante, porque a exclusão digital é imensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às diferentes modalidades de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    Pesquisas de comunicação devem ser realizadas apenas antes da veiculação.

  • B.

    Pesquisas de mercado colhem informações acerca do produto e dos consumidores, mas não com relação à concorrência.

  • C.

    Pesquisas de opinião são importantes para investigar temas políticos e imagem de organizações.

  • D.

    Benefícios, cores, embalagem e durabilidade são fatores tangíveis, importantes em pesquisas sobre produtos.

  • E.

    Dados relativos ao potencial de consumo da população são importantes para pesquisas de mercado, mas não para pesquisas de mídia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...