Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Publicado pela primeira vez em 1964, Os meios de comunicação como extensão do homem, de Marshall Mcluhan, é um clássico da crítica à comunicação de massa. O livro lança as bases para uma reflexão sobre uma sociedade onde a tecnologia já pode ser percebida como extensão do homem. Ao comentar as rupturas e transformações de seu tempo, Mcluhan dedica um capítulo inteiro do livro a uma publicação que, segundo o autor, se destacava por uma estética que misturava elementos da fotografia, do cinema e do rádio. Qual era o título dessa publicação?

  • A. Ferdinando.
  • B. MAD.
  • C. The Magician.
  • D. Dick Tracy.
  • E. Os Vingadores.

“Às vezes, quando descubro que não escrevi uma única frase depois de ter rabiscado páginas e páginas, me jogo na cama e fico ali, aturdido, atolado num pântano de desespero, odiando-me e culpando-me por esse orgulho louco que me faz choramingar por uma quimera. Um quarto de hora depois, tudo mudou; meu coração está cheio de júbilo”. (Apud FLAUBERT, G., in NACHMANOVITCH, S., 2007).

O trecho acima nos revela uma das fases do processo criativo. Esta fase é a(o):

  • A. Incubação.
  • B. Aquecimento de ideias.
  • C. Elaboração da ideia.
  • D. Problema.

Esta etapa é, para o processo de criação, força motriz que ativa o raciocínio. Segundo os autores, a busca para instaurar a harmonia e aliviar o sujeito da angústia é que incita a mente a encontrar soluções. Tanto é assim que Duailibi e Simonsen (2008) defendem que para ocorrer a criação a pessoa deve ser inicialmente perturbada e frustrada por um:

  • A. Plano.
  • B. Brainstorming.
  • C. Produto.
  • D. Problema.

Explica que as formas de ação social são irredutíveis a outra coisa que não elas mesmas, pois são dependentes do significado que os indivíduos lhes dão. Para ele, a causalidade, nas ciências sociais, não pode ser entendida como uma mera sucessão de acontecimentos, pois tem de lhe ser adicionada a compreensão, que consiste na interpretação do significado que os homens dão às suas ações. Referimo-nos a um importante autor das teorias de comunicação:

  • A. Gabriel Tarde.
  • B. Karl Marx.
  • C. Émile Durkheim.
  • D. Max Weber.

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem. A reciclagem cultural, um dos pilares da comunicação de massa, contribui para o estabelecimento de equilíbrio entre a novidade que está sendo apresentada e a identidade do expectador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem. A modernidade, marcada pela fragmentação do discurso, caracteriza-se pela combinação ilimitada de signos, modelos e sistemas bem como pelo desmembramento da estrutura das chamadas grandes narrativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem. O enquadramento de um indivíduo ou uma situação dentro de um estereótipo pode ser entendido como uma necessidade prática da produção da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem. Para Edgard Morin, a cultura de massa é construída a partir de variações sobre o mesmo tema, os chamados “clichês da indústria cultural”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.

De acordo com a sequência da cognição, no reconhecimento e na interpretação de uma marca, o cérebro reconhece e memoriza primeiramente as cores; em seguida, a forma e o conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.

A marca da AEG foi concebida por Peter Behrens na Escola de Ulm.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...