Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Com relação aos conceitos envolvidos no processo de segmentação de mercado leia as sentenças a seguir, atribuindo V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.

( ) Mercado é um grupo de pessoas e/ou organizações com necessidades ou desejos, capacidade e disposição de comprar produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los.

( ) Mercado-alvo é um grupo de pessoas e/ou organizações que compartilham uma ou mais características e que tenham as mesmas necessidades de produtos, mas diferentes em relação a outros grupos, o que exige estratégia e programa de marketing distintos.

( ) Segmento de mercado é um grupo de pessoas e/ou organizações para os quais uma empresa projeta, implementa e mantém um composto de marketing para atender as necessidades desse grupo, resultando em trocas mutualmente satisfatórias.

Marque a opção que apresenta a sequência correta.

  • A. V – V – V.
  • B. F – F – F.
  • C. V – F – F.
  • D. F– V – V.

A Teoria Crítica, inaugurada pela Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas que encaram a mídia como instrumento de influência social capitalista. A Teoria Crítica age por meio de repetição, e é nela que surge o fenômeno da indústria cultural em que a arte passa a ser reproduzida tecnicamente, como produto de consumo da massa. A obra de arte perde seu caráter artístico e passa a ter um caráter capitalista de consumo. Esta teoria foi inaugurada pela Escola de:

  • A. Londres.
  • B. Frankfurt.
  • C. Berlin.
  • D. Roma.

Todo o desenvolvimento inicial das Teorias da Comunicação teve foco nas mensagens enviadas pela mídia e nos seus efeitos sobre os indivíduos da massa. No entanto, este modo revelou-se demasiadamente superficial para compreender os verdadeiros efeitos da comunicação sobre a sociedade, foi então que o caráter dos estudos comunicacionais passou a salientar o processo de seleção das informações midiáticas, geração e divulgação, valorizando assim o conteúdo e a forma que o mesmo era veiculado, pois se percebeu que a qualidade do que era difundido tinha ligação direta com os efeitos causados no receptor. Esta é uma característica da teoria:

  • A. Gatekeeper.
  • B. Persuassiva.
  • C. Crítica.
  • D. Hipodérmica.

Aristóteles na arte da retórica afirma que o discurso para ser coerente deve conter algumas etapas básicas. Quais etapas seriam essas?

  • A. Afirmativas, Negativas, Argumentação, Coerência.
  • B. Coesão, Convencimento, Retórica, Imaginação.
  • C. Afirmação, Repetição, Apelo, Estrutura Lexical.
  • D. Unidade, Estrutura Circular, Coerência.
  • E. Exórdio, Narração, Provas, Peroração.

A existência da Comunicação de Risco «está diretamente relacionada à necessidade que determinados assuntos têm em ser esclarecidos a certas audiências/ populações/usuários» (Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, 2010). Nesse sentido, define-se Comunicação de Risco:

  • A. como o «uso de mídias de massa e dirigidas»
  • B. como o «processo de transmissão de informações de especialistas»
  • C. como «a comunicação de crise essencial no escopo do pensar organizacional»
  • D. como o «processo de transmissão de informações de especialistas a diferentes públicos, dentre os quais, leigos, utilizando-se para tanto de mídias de massa e dirigidas»
  • E. como aquela que «pode contribuir para a legitimação dos princípios organizacionais»

Tomando-se como ponto de referência o programa de investigação resumido na célebre fórmula de Lasswell (1948) – “quem, diz o quê, por que canal, a quem, com que efeito?” –, pode-se dividir a história dos modernos estudos de comunicação em três períodos fundamentais. De acordo com Kurt Lang, no primeiro período da história relativa aos estudos da comunicação (de meados do século 19 até os anos 20 do século passado), estudiosos procuraram pesquisar as transformações trazidas pela Revolução Industrial, em que destacaram as mudanças na forma de comunicação pessoal e na mediatizada. Em relação a esse grupo de estudiosos, é correto afirmar que merece destaque

  • A. John Fiske, por ter apresentado um conjunto de referências provenientes da filosofia, da antropologia, da linguística, da sociologia, da psicossociologia, que explicavam a problemática comunicacional.
  • B. Weber, por ter proposto, no I Congresso de Sociólogos, em Frankfurt, em 1910, a constituição de uma sociologia da imprensa, que pode ser vista como a percursora da futura sociologia da comunicação.
  • C. Kurt Lewin, por ter alertado sobre a emergência da questão comunicacional.
  • D. Elihu Katz, por ter publicado uma obra sobre os efeitos da comunicação de massa.
  • E. Denis Mcquail, por ter apontado que a transmissão de mensagens procura produzir um determinado efeito sobre os receptores, centrando-se nas questões da eficácia e da exatidão da comunicação.

Agências de notícias são, segundo verbete do Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia, de Eduardo Neiva, um tipo de empresa “de prestação de serviços que elabora e fornece regularmente matérias jornalísticas para seus assinantes (ger. órgãos de imprensa, além de outras instituições governamentais e privadas” (p.11). Qual das agências de notícia abaixo é a mais antiga?

  • A. Reuter (Inglaterra).
  • B. Havas (França).
  • C. AP – Associated Press (Estados Unidos).
  • D. Wolff (Alemanha).
  • E. Magnum (França).

“Os media de massa, por causa da sua estrutura, transmitem apenas ideologia (ou seja, modelos de comportamento de consumo), mas eles quase sempre disfarçam esta mensagem como conhecimento (por exemplo, através de notícias jornalísticas), ou esteticamente (por exemplo: musicais de TV). Uma análise sistemática dos códigos pode assim se tornar um método efetivo de des-ideologização.” Quem é o autor desta reflexão sobre os meios de comunicação de massa?

  • A. Marshall McLuhan.
  • B. Jean Baudrillard.
  • C. Fredric Jameson.
  • D. Vilém Flusser.
  • E. Pierre Bourdieu.

Segundo o jornalista Nilson Lage, no livro A estrutura da notícia, uma notícia pode ser definida, do ponto de vista da estrutura, como “o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante; e de cada fato, a partir do aspecto mais importante ou interessante”. Isso nos leva a crer que uma notícia não é simplesmente uma questão de narrar acontecimentos, mas sim de

  • A. observá-los.
  • B. contá-los.
  • C. refleti-los.
  • D. senti-los.
  • E. expô-los.

A Escola de Frankfurt, centro de teoria social interdisciplinar particularmente associado ao Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, teve um papel fundamental na construção de uma reflexão sobre os meios de comunicação de massa. Dela surge boa parte do pensamento crítico que alimenta os estudos da teoria da comunicação. Qual, entre os nomes abaixo, NÃO integra essa escola?

  • A. Walter Benjamin.
  • B. Stuart Hall.
  • C. Jürgen Habermas.
  • D. Erich Fromm.
  • E. Franz Neumann.
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