Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.

( ) A ofificialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.

  • A. F, V, F
  • B. F, F, F
  • C. V, F, F
  • D. V, V, V
  • E. F, F, V

É correto afirmar sobre a diferença entre nota e coluna:

  • A. Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor.
  • B. Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
  • C. Nota é o termo adotado para designar um breve texto jornalístico, cuja principal característica é ser menos perecível que a notícia comum; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta por notas (informações rápidas) seguidas de comentários e juízos de valor, de modo a se obter uma glosa do fato.
  • D. Nota é o termo adotado para designar a declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou por qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum.
  • E. Nota é o termo adotado para designar pequena notícia destinada à informação rápida; coluna é o termo adotado para designar uma seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade e geralmente assinada, composta exclusivamente por matérias de entretenimento.

Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.

( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.

( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.

( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.

( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.

  • A. V, V, F, F, V
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, F, V, F
  • D. V, F, F, F, V
  • E. F, F, F, V, F

O clipping (impresso ou eletrônico) é o recorte ou gravação de uma unidade informativa que consolida o processo de interação da organização com determinado veículo de comunicação. Escolha, entre as opões expostas a seguir, a afi rmação em que esse trabalho é apresentado de forma correta.

  • A. O clipping caracteriza-se fundamentalmente pela mensuração da presença de uma organização na mídia.
  • B. O clipping impresso deve se limitar às matérias internas dos jornais e revistas.
  • C. O clipping é matéria-prima fundamental para os projetos de auditoria de imagem na mídia.
  • D. A avaliação efi ciente do clipping deve incluir a multiplicação do espaço ocupado por determinada matéria jornalística pelo valor de inserção publicitária.
  • E. O clipping deve sempre se limitar ao fragmento da matéria em que a organização é mencionada.

I. A montagem da amostra é mais difícil ao se considerar o baixo índice de respostas.

II. O entrevistador pode introduzir algum viés na entrevista, mesmo sem querer.

III. O custo das entrevistas é o mais alto entre todos os métodos.

IV. A entrevista pode ser interrompida a qualquer momento pelo entrevistado. As definições colocadas anteriormente dizem respeito aos aspectos negativos das seguintes técnicas de coletas de dados em pesquisas de opinião:

  • A. I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
  • B. I – entrevista por telefone; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista pessoal.
  • C. I – questionário por correio; II – entrevista pessoal; III – entrevista por telefone; IV – entrevista por telefone.
  • D. I – entrevista por telefone; II – entrevista pessoal; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.
  • E. I – questionário por correio; II – entrevista por telefone; III – entrevista pessoal; IV – entrevista por telefone.

I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas."

 II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado."

III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas."

IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?

  • A. Manuel Carlos Chaparro, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Nilson Lage.
  • B. Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Manuel Carlos Chaparro.
  • C. Manuel Carlos Chaparro, Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat.
  • D. Nilson Lage, Nelson Traquina, Ricardo Noblat, Nelson Traquina.
  • E. Nelson Traquina, Manuel Carlos Chaparro, Ricardo Noblat, Nilson Lage

Baseando-se no Mix de Marketing de Comunicação assinale a questão que apresenta corretamente as cinco ferramentas promocionais:

  • A.

    Propaganda, Promoção de Vendas, Equipe de Vendas, Marketing Direto e Outdoor.

  • B.

    Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto, Promoção de Vendas, Feiras e Catálogos.

  • C.

    Propaganda, Preço, Praça, Relações Públicas e Promoção de Vendas.

  • D.

    Jornal, Propaganda, Preço, Promoção de Vendas e Feiras.

  • E.

    Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Publicidade, Equipe de Vendas e Marketing Direto.

Assinale a opção correta.

  • A.

    A Promoção de Vendas é um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.

  • B.

    As ferramentas de Promoção de Vendas são utilizadas pela minoria das organizações devido ao seu alto custo e pouca efetividade a longo prazo.

  • C.

    As ferramentas de Promoção de Vendas possuem objetivo único e geral para todo produto ou serviço.

  • D.

    As Promoções de Venda não geram resultados mais rápidos e mais fáceis de avaliar do que a Propaganda.

  • E.

    Os compradores fiéis a uma marca tendem a modificar seus padrões de compra devido a uma promoção competitiva.

Tendo por base essa nova forma de orientação do Marketing Societal ora denominada de Marketing Social, podemos afirmar como verdadeiras as seguintes afirmativas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2, 3 e 5.

  • D.

    2, 4 e 5.

  • E.

    1, 4 e 5.

Uma organização que procura melhorar sua imagem precisa identificar quais são os seus problemas e priorizar os que irá trabalhar primeiro. Resgatar uma imagem e consolidá- la exige tempo e paciência porque imagens são sempre muito arraigadas. Uma explicação para a persistência da imagem, segundo Kotler (2000) reside no fato de que, quando as pessoas estabelecem uma imagem passam a perceber apenas o que confirma essa imagem. Para modificar uma imagem negativa somente uma grande divulgação de informação que contrarie a atual estabelecida, gerando dúvidas e modificando opiniões. Baseando-se nas idéias acima, preencha com V (Verdadeiro) e com F (Falso) as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta.

  • A.

    V, V, V, V, F

  • B.

    V, V, F, F, V

  • C.

    F, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, F, V

  • E.

    F, F, V, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...