Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A produção de um programa radiofônico jornalístico precisa de músicas para a composição de vinhetas e demais trilhas. Um dos produtores sugeriu, então, que se levantasse por intermédio de pesquisa em sites especializados, quais eram as músicas mais tocadas nas rádios da cidade. A partir daí, seria organizada uma biblioteca de áudio com os arquivos a serem utilizados nas montagens de características, vinhetas, cortinas e BG, por exemplo. Entretanto, como não há qualquer verba disponível para pagamento de direitos autorais, recomenda-se:

  • A. utilizar até 30 segundos de cada composição musical;
  • B. alterar as músicas originais por intermédio de filtros e/ou mashups a fim de descaracterizá-las;
  • C. fazer uso de quaisquer músicas uma vez que se trata de produto jornalístico;
  • D. anunciar, no final de cada programa, os créditos das músicas utilizadas pelos produtores;
  • E. buscar músicas sem copyright.

Questão premente nos dias de hoje diz respeito à convergência midiática. A produção, distribuição e consumo de conteúdo informativo em rede, por exemplo, é um dos desafios enfrentados pelas empresas de comunicação. Uma emissora de TV que deseja atingir parcela da audiência pode, por exemplo, apostar em um blog com conteúdo exclusivo desenvolvido pela equipe de jornalismo. Para consolidar essa nova plataforma como mais uma opção à disposição do público, a emissora responsável pelo weblog deverá considerar:

  • A. a imediata contratação de um blogueiro de renome como estratégia principal para alavancar a audiência;
  • B. os produtos desenvolvidos pela concorrência como modelos a serem seguidos;
  • C. a relativização das demais redes sociais da emissora a fim de que não haja concorrência interna;
  • D. a aposta na interatividade como estratégia de fidelização da audiência;
  • E. a possibilidade de restringir o acesso e cobrar determinado valor do assinante do produto.

A propaganda institucional difere das campanhas de assessoria de imprensa porque apresenta, comparativamente, como características:

  • A. maior controle de veiculação, menor credibilidade e uso de parcerias;
  • B. maior controle de veiculação, maior credibilidade e uso de espaços gratuitos;
  • C. maior controle de veiculação, maior credibilidade e uso de parcerias;
  • D. menor controle de veiculação, maior credibilidade e uso de parcerias;
  • E. menor controle de veiculação, menor credibilidade e uso de espaços gratuitos.

Para realizar uma reportagem, um jornalista acessa a base de dados da secretaria de segurança de um estado brasileiro, que disponibiliza informações não tabuladas. Com a ajuda de um especialista em informática, o jornalista utiliza um programa para analisar e contextualizar os dados, sem necessidade de tabulação manual. Esse processo de reportagem se denomina:

  • A. limpeza;
  • B. filtragem;
  • C. contextualização;
  • D. programação;
  • E. raspagem.

O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:

  • A. digital, pois as mídias impressa e eletrônica são unilaterais e não permitem que sejam veiculadas informações sem a presença de grupos de mídia;
  • B. digital, pois a disseminação da Internet permitiu a veiculação em larga escala de informações que antes se destinavam ao público individual;
  • C. digital, pois tem um custo menor, o que facilita a criação de sítios de informação por um número maior de cidadãos;
  • D. impressa, pois já no século XVIII, nos Estados Unidos, panfletários e autores anônimos imprimiam as próprias publicações;
  • E. impressa, pois ao longo do século XX as gráficas tiveram custos mais acessíveis, tanto para a grande imprensa quanto para as publicações menores.

Para a realização de uma reportagem assistida por computador (CAR) foi utilizado o Google Spreadsheets. Ao contrário de ferramentas como o Open Office e o Microsoft Excel, o programa utilizado tem como característica ser:

  • A. gratuito, requerer a Internet e apresentar gráficos simples;
  • B. gratuito, não requerer a Internet e apresentar ampla variedade de visualizações;
  • C. gratuito, requerer a Internet e apresentar ampla variedade de visualizações;
  • D. proprietário, não requerer a Internet e apresentar gráficos simples;
  • E. proprietário, requerer a Internet e apresentar ampla variedade de visualizações.

Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:

  • A. venture capital;
  • B. crowdfunding;
  • C. risk capital;
  • D. empréstimos a fundo perdido;
  • E. financiamento governamental.

Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:

  • A. propaganda;
  • B. promoção;
  • C. assessoria de imprensa;
  • D. relações públicas;
  • E. comunicação interpessoal.

A primeira referência para a criação de uma Política de Comunicação deve ser a análise do(a):

  • A. Estratégia de Marketing;
  • B. Estratégia de Relações Públicas;
  • C. Plano de Comunicação funcional;
  • D. Plano de Comunicação Integrado;
  • E. Visão e Missão da organização.

Uma comunidade de usuários, clientes e colaboradores de um órgão público foi formada para compartilhar informações a partir de um fórum de discussão. A forma mais adequada de a gerência de comunicação do órgão em questão atuar junto a essa comunidade é através de táticas para:

  • A. concentrar a comunicação nos formadores de opinião da comunidade;
  • B. controlar e administrar a maior parte do conteúdo publicado na comunidade;
  • C. direcionar a comunidade para servir ao órgão público em questão;
  • D. cultivar a comunidade para que a imagem e a marca do órgão sejam fortalecidos;
  • E. destacar as informações positivas na comunidade para reduzir as críticas.
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