Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc”. O texto se refere ao termo Tie In , que é formalmente chamado de:

  • A.

    autosserviço

  • B.

    merchandising editorial

  • C.

    promoção de vendas.

  • D.

    campanha de publicidade.

  • E.

    marketing visual.

Quais os tipos de nós que o Corel Draw possui?

  • A.

    Reto, linha, simétrico.

  • B.

    Curva, assimétrico, cúspide.

  • C.

    Cúspide, simétrico, assimétrico.

  • D.

    Linha, simétrico, assimétrico.

  • E.

    Curva, linha, cúspide.

“É a criação de boas relações com os vários públicos da empresa através da obtenção de publicidade favorável, criação de uma imagem corporativa e controle ou afastamento de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis.” (Kotler, 1995). Trata-se do conceito de:

  • A.

    Assessoria de Imprensa.

  • B.

    Comunicação Interna.

  • C.

    Relações Públicas.

  • D.

    Comunicação Organizacional.

  • E.

    Propaganda Institucional.

No Windows, o atalho para o “zoom mais” e para o “zoom menos” do Photoshop são, respectivamente:

  • A.

    PgUp + / PgDn -

  • B.

    Shift + / Shift -

  • C.

    Barra de espaço + / barra de espaço -

  • D.

    Ctrl + / Ctrl -

  • E.

    não há atalhos para o zoom no Photoshop

Assinale a alternativa que NÃO faz parte das funções e atividades de Relações Públicas, segundo a legislação que regulamenta a profissão.

  • A.

    Diagnosticar o relacionamento com seus públicos.

  • B.

    Prognosticar a relação com seus públicos diante das ações das entidades.

  • C.

    Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades com seus públicos.

  • D.

    Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos.

  • E.

    Preparar as fontes de imprensa para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.

O illustrador é um programa que gera, principalmente, imagens do tipo:

  • A.

    matriarcal.

  • B.

    bitmap

  • C.

    de varredura.

  • D.

    vetorial.

  • E.

    o illustrator não gera imagens.

“Boas relações públicas não podem existir sem adequada atenção para a correspondência. Qualquer telegrama, cartão-postal ou outra espécie de comunicação pessoal é parte e parcela de Relações Públicas de uma organização e ajudará a construir ou derrubar a boa vontade” (Nielander e Miller, citados por Teobaldo de Souza Andrade). É quase que exclusivamente utilizado no serviço público, na comunicação entre chefias e com o público externo. Estamos falando de:

  • A.

    memorando.

  • B.

    ofício

  • C.

    circular.

  • D.

    requerimento.

  • E.

    carta comercial.

Segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa”, editado pela FENAJ, em sua 4ª edição de 2007, em situações de crise, o assessor deve apresentar certas condutas ao atender a imprensa, EXCETO:

  • A.

    fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas.

  • B.

    evitar o uso de palavras alarmistas ou negativas, para não ampliar o efeito negativo da ocorrência com suas palavras.

  • C.

    antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.

  • D.

    preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa. O texto deve ter, no máximo, duas páginas e ser entregue aos repórteres.

  • E.

    solicitar a leitura prévia do que será publicado pelo veículo de comunicação, com o intuito de evitar maiores conflitos ou a divulgação de informações emdesacordo com a política da empresa.

Ainda segundo o “Manual de Assessoria de Imprensa” da FENAJ, é função do assessor de imprensa, EXCETO:

  • A.

    organização de coletivas.

  • B.

    edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.

  • C.

    elaboração de campanhas publicitárias visando à promoção da empresa.

  • D.

    preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos.

  • E.

    organização do mailling jornalistas.

De acordo com o tratamento gráfico e visual das matérias nos jornais, é correto afirmar que:

  • A.

    olho é uma fotografia com legenda disposta no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras; são muito utilizadosementrevistas.

  • B.

    intertítulos ou quebras são títulos colocados no meio do texto, para dividí-lo em seções e facilitar a leitura.

  • C.

    a distribuição do texto deve ser feita em colunas verticais de tamanho regular, espaçadas e válidas para encaixar os elementos.Atualmente, o padrão emjornais standart é a divisãoem3 colunas.

  • D.

    as medidas utilizadas em diagramação são geralmente em paicas e pontos, sendo que 1 P(uma paica) corresponde a 5 p (cinco pontos).

  • E.

    o Trapping é uma técnica desenvolvida para assegurar que as linhas não mudem de lugar na impressão final do periódico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...