Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Segundo a história da Assessoria de Imprensa, foi no ano de 1772 que a primeira atividade correlata foi desenvolvida. Quatro anos antes da independência dos Estados Unidos, um grupo de revolucionários comandado por George Washington, preocupado com a divulgação de informações oficiais, contratou o escritor e editor Samuel Adams para desenvolver um trabalho que mesclasse elementos da comunicação. Alguns outros trabalhos semelhantes foram desenvolvidos, porém, somente no ano de 1906, um jornalista norte-americano utilizou pela primeira vez o termo assessoria de imprensa e fundou, em Nova York, o primeiro escritório de assessoria de imprensa ou relações públicas do mundo, tornando-se o fundador das Relações Públicas, berço da assessoria de imprensa.Quemera esse jornalista?

  • A.

    Yve Lee.

  • B.

    Rupert Murdoch.

  • C.

    Chris Haney.

  • D.

    James Gordon Bennet Jr.

  • E.

    Howard Hughes.

Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:

  • A.

    união dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com baseemmuitos dados e pesquisa exaustiva.

  • B.

    mistura de narrativa jornalística com a literária, formandoumromance de não ficção.

  • C.

    enfoque mais imaginativo e lírico à reportagem, permitindo ao jornalista inserir-se na narrativa sem alterar a realidade da notícia sobre a qual trabalhava.

  • D.

    texto que não se encaixasse na categoria da notícia propriamente dita, a reportagem abrangia tudo relacionado com histórias de interesse humano, ou seja, textos que versavam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos na vida de pessoas comuns.

  • E.

    união do estilo cênico e literário, com técnicas apuradas de produção e apresentação dos textos, sempre baseados em muita pesquisa e com larga fonte de dados.

Em referência às relações com os colegas, assinale a alternativa em DESACORDO com os princípios fundamentais apresentados no Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

  • A.

    O profissional de Relações Públicas deve ter para com seus colegas a consideração e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.

  • B.

    A crítica a trabalhos desenvolvidos por colegas deverá ser sempre objetiva, construtiva, comprovável e de inteira responsabilidade de seu autor, respeitando sua honra e dignidade.

  • C.

    O profissional de Relações Públicas não deverá, em função do espírito de solidariedade, ser conivente com erro, contravenção penal ou infração a este Código de Ética praticado por outro colega.

  • D.

    O profissional de Relações Públicas não pleiteará para si emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro profissional de Relações Públicas, salvo a pedido do próprio.

  • E.

    O profissional de Relações Públicas não atenderá cliente que esteja sendo assistido por outro colega, salvo quando informado, seguramente, da interrupção definitiva do atendimento prestado pelo colega.

OCapítulo II do Decreto n° 70.274, de 09 de março de 1972, que estabelece as normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência, trata da posse do Presidente da República. Esta será comunicada aos Governadores dos Estados da União, do Distrito Federal e, dos Territórios; ao Ministro das Relações Exteriores, às Missões diplomáticas e Repartições consulares de carreira brasileiras no exterior, bem como às Missões brasileiras junto a Organismos Internacionais, por meio do:

  • A.

    Ministério das Comunicações.

  • B.

    chefe do Serviço Nacional de Informações.

  • C.

    chefe do Gabinete Civil da Presidência da República.

  • D.

    Ministério da Justiça.

  • E.

    chefe do Gabinete Militar da Presidência da República.

“Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas” – afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.

  • A.

    Estrutura hierárquica bem definida.

  • B.

    Alto nível de especialização.

  • C.

    Unidade de comando.

  • D.

    Baixo nível de especialização.

  • E.

    Comunicação vertical.

“Um planejamento formal pode trazer muitos benefícios para todos os tipos de empresa, grandes e pequenas, novas e maduras” (Kotler, 1998). Assinale a opção que define planejamento estratégico, segundo o referido autor.

  • A.

    Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos e as capacidades da empresa e as oportunidades de mercado.

  • B.

    Estratégia de crescimento que consiste na identificação e no desenvolvimento de novos segmentos de mercado para seus atuais produtos.

  • C.

    Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações para atingir os objetivos estratégicos.

  • D.

    Processo de mensuração e de avaliação dos resultados das estratégias e dos planos de marketing para assegurar que os objetivos sejam atingidos.

  • E.

    Análise de sugestões para novos produtos, com o objetivo de localizar as boas ideias e abandonar as fracas assim que possível.

“Diante dela, o cliente busca manter uma boa imagem, procurando aceitação, respeito, interesse ou atração”.Oenunciado faz referência à:

  • A.

    Comunicação institucional.

  • B.

    Opinião pública.

  • C.

    Assessoria de imprensa.

  • D.

    Controle de informação.

  • E.

    Entrevista coletiva.

De acordo com o Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão, “a Administração Pública deve adotar atitude proativa, publicando, na medida do possível, todas as informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos. Deve, também, oferecer amplo acesso dos cidadãos a essas informações, sem que seja necessário requisitar esses dados ou enfrentar qualquer tipo de obstáculo para obtê-los”.Adescrição caracteriza uma comunicação que tem base no(na):

  • A.

    negligência social.

  • B.

    transparência e no compromisso com a cidadania.

  • C.

    improbidade administrativa.

  • D.

    sustentabilidade.

  • E.

    endomarketing.

As Teorias de Comunicação constituem uma série de estudos acerca da Comunicação Social que versam sobre o seu desenvolvimento e a sua aplicação em todos os aspectos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Esses estudos começaram a desenvolver-se no início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa, no período entreguerras. A primeira dessas teorias tratava toda a massa de indivíduos de forma idêntica, supondo que a informação atingisse a todos da mesma maneira e sem resistência. Como foi denominada esta teoria?

  • A.

    Teoria da Persuasão.

  • B.

    Teoria Empírica de Campo.

  • C.

    Teoria Hipodérmica.

  • D.

    Teoria Funcionalista.

  • E.

    Teoria Crítica.

Em jornalismo, o que quer dizer o termo Suetto?

  • A.

    Texto de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

  • B.

    Estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.

  • C.

    Texto eminentemente opinativo – mais que informativo –, publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso.

  • D.

    Pequeno comentário jornalístico sobre o assunto do dia.

  • E.

    Comentário sobre determinado tema da esfera política propriamente dita.

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