Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Na Alemanha, nos anos de 1930, consolidou-se uma importante escola crítica, a Escola de Frankfurt. Sua importante produção foi caracterizada pela associação entre pesquisa sociológica e reflexão filosófica, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural. Dos pensadores da sua segunda formação (após 1953, quando o Instituto voltou para Frankfurt), pode-se destacar:

  • A.

    Émile Durkheim.

  • B.

    Max Horkheimer.

  • C.

    TheodorAdorno.

  • D.

    Friedrich Pollock.

  • E.

    OskarNegt.

Um dos mais importantes membros da Escola de Frankfurt, o psicanalista alemão Erich Fromm, desenvolveu suas principais ideias em uma trilogia: “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”, “O Medo à Liberdade” e “Análise do Homem”. Qual é o ponto central de sua análise contida nos três livros?

  • A.

    A discussão da responsabilidade do homem moderno em uma sociedade cujo interesse principal está na produção econômica (que limita e aprisiona) e não no aprimoramento do valor da criatura humana.

  • B.

    A responsabilidade de desmistificar os símbolos contidos nos comportamentos modernos e na produção das obras de arte.

  • C.

    Reflexões que buscam relacionar o impasse atual do pensamento filosófico com o dilema concreto das perspectivas humanas para o futuro. Seu objetivo é indagar o conceito mais interno da racionalidade subjacente a nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém falhas que, essencialmente, o tornam vicioso.

  • D.

    Uma reflexão sobre o que foi tema constante da abordagem frankfurtiana: a dominação. Discutindo-a em seus subsistemas, como a Indústria Cultural e o Positivismo, expõe em detalhes o controle exercido pela burguesia sobre a sociedade.

  • E.

    A análise das causas e consequências da destruição da “aura” que envolve as obras de arte, como objetos individualizados e únicos, à medida que são copiados e reproduzidos pelo cinema e pela fotografia.

Em 1948, questionando uma das mais importantes Teorias da Comunicação, o cientista político Harold Laswell desenvolveu um modelo comunicativo chamado de Modelo Laswell que apontava as lacunas dessa teoria e contribuía para a sua superação. Para ele, compreender o alcance e o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requeria responder a algumas questões, EXCETO:

  • A.

    Quem?

  • B.

    Diz o quê?

  • C.

    Através de que canal?

  • D.

    Para quem?

  • E.

    Comque efeito?

O termo indústria cultural foi cunhado a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Esse termo apareceu pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mastificação das massas , no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrito em 1942, mas publicado somente em 1947. Quem eram os autores desse ensaio?

  • A.

    Weber e Benjamin.

  • B.

    Fromm e Pollock.

  • C.

    Habermas e Löwenthal.

  • D.

    Adorno e Horkheimer.

  • E.

    Marcuse e Benjamin.

No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?

  • A.

    É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

  • B.

    Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.

  • C.

    É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.

  • D.

    Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.

  • E.

    É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.

Sobre a ‘Teoria do Agendamento’, é correto afirmar que:

  • A.

    investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.

  • B.

    estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.

  • C.

    baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.

  • D.

    estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.

  • E.

    afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.

Segundo o Capítulo II, Art. 7, do 'Código de Ética do Jornalista', em vigor desde agosto de 2007, o jornalista pode:

  • A.

    aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou a tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.

  • B.

    submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.

  • C.

    impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.

  • D.

    eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado totalmente.

  • E.

    expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, por traços físicos, pela indicação de locais de trabalho ou residência, ou por quaisquer outros sinais.

Assinale a afirmativa que define Endomarketing.

  • A.

    É um conjunto de estratégias que visam a atingir o cliente em potencial, no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na Internet.

  • B.

    É a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line.

  • C.

    É o conjunto de ações voltadas para o público interno, visando a promover entre funcionários e departamentos valores destinados a servir ao cliente ou a públicos de interesse.

  • D.

    É o conjunto de instrumentos e modus operandi que realça a presença ou a existência de uma empresa, um profissional, uma pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área predefinida ou em toda a rede mundial de computadores interligados com a utilização da Internet.

  • E.

    Serve para construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes, consistindo na integração destes últimos com a empresa, desde o projeto até o desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

Unselling é um conceito que pode ser assim caracterizado:

  • A.

    Atividades de comunicação de marketing que atendem a demandas específicas.

  • B.

    Ato de diminuir uma demanda intensa por meio de elevação de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa.

  • C.

    Conceito que ocorre quando uma marca esnoba os seus consumidores, e este comportamento atrai mais desejo por parte dos consumidores.

  • D.

    Desconstrução da imagem de um produto ou de uma marca que sejam nocivos como o fumo, as drogas, os alimentos gordurosos, entre outros.

  • E.

    Conjunto de movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.

O que é Merchandising?

  • A.

    É uma ferramenta de marketing , formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

  • B.

    É o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

  • C.

    É um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto, com a finalidade de estimar as receitas futuras e perscrutar as possibilidades de obter resultados compensadores, tanto para investimentos empresariais quanto para investimentos públicos.

  • D.

    É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

  • E.

    É um modo específico de apresentar a informação sobre um produto, uma marca, empresa ou política que visa a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

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