Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

  • A. transmídia.
  • B. convergência.
  • C. propagabilidade.
  • D. capilarização.

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F F
  • B. F F V V
  • C. V F F F
  • D. F F F F

Ubiquidade no jornalismo sugere que todos podem não apenas acessar notícias, mas também participar e fornecer contribuição com conteúdos para compartilhamento e distribuição global. O conceito conhecido como jornalismo cidadão, no entanto, aponta alguns problemas no Brasil.

São dificultadores para a expansão do jornalismo cidadão, EXCETO:

  • A. Acesso à banda larga ainda é restrito no Brasil. Segundo dados da Anatel de janeiro de 2017, na região Norte, a densidade de aparelhos celulares ativos para um grupo de 100 habitantes é de apenas 50,32.
  • B. Segundo especialistas, o jornalismo cidadão se tornará ainda mais onipresente à medida em que as tecnologias vestíveis (wearable) forem mais triviais e o custo de aquisição seja reduzido.
  • C. Dois exemplos conhecidos de jornalismo cidadão são: a Primavera Árabe na Praça Tahrir, no Cairo (Egito), e o protesto “Occupy Wall Street”, em Nova Iorque, ambos em 2011.
  • D. Em relação à distribuição de notícias, embora exista grande valor em veicular informações precisas o mais rápido possível, há também o risco de se espalhar rapidamente os erros de informação.

Leia o trecho a seguir.

“Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7).

A nova função apontada pelo autor é conhecida como:

  • A. gatewatcher.
  • B. gatekeeper.
  • C. social media.
  • D. crowdsourcing.

Conforme Wolf (1995, p. 170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia”.

São critérios de noticiabilidade, EXCETO:

  • A. A atualidade da notícia.
  • B. A relevância do fato.
  • C. A ambiguidade.
  • D. O interesse público.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up

2. Press kit

3. Mailing list

4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 1 4
  • B. 4 3 1 2
  • C. 3 2 4 1
  • D. 3 1 4 2

Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:

  • A. Palavras como novo, inédito, novidade, lançamento não podem ser usadas ao se elaborar um lead.
  • B. É o primeiro parágrafo de um texto jornalístico, com a introdução resumida do conteúdo, levando-se em consideração o que é mais importante.
  • C. Deve apresentar um ‘gancho’, algo que ‘sugere’, que estimule o interesse pelo assunto.
  • D. Traz a essência da notícia, um resumo, geralmente respondendo pelo menos às perguntas: o quê, quem, quando, onde, sempre com base no que é mais importante.

Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ritual

2. Em profundidade

3. Temática

4. Testemunhal

COLUNA II

( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.

( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.

( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.

( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 1 4 3
  • B. 3 1 4 2
  • C. 2 3 4 1
  • D. 3 4 1 2

A partir da análise das predisposições para o consumo, deverão fazer parte da estratégia de propaganda os seguintes aspectos, EXCETO

  • A.

    avaliar os saberes, perspectivas e crenças do consumidor.

  • B.

    despertar expectativas positivas por meio da ação de comunicação com a finalidade de estimular o desejo.

  • C.

    direcionar o desejo estimulado ao ato da compra.

  • D.

    equacionar o cronograma para que o ato de compra seja o delimitador final da ação de comunicação.

A aferição do discurso é uma das etapas do trabalho de administração de identidade para atender as necessidades do cliente. São ações dessa etapa, EXCETO

  • A.

    analisar os elementos do discurso em relação aos dados estruturais do público.

  • B.

    detectar os elementos do discurso.

  • C.

    equacionar nos níveis do discurso os desejos e as necessidades do público.

  • D.

    estabelecer metas e paradigmas de atuação para a regulação do discurso.

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