Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Acerca da comunicação dirigida, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A comunicação dirigida é aquela que procura difundir externamente mensagens restritas à construção da imagem institucional da organização.

  • B.

    Festas de confraternização, anúncios por televisão e constituição de ombudsman são exemplos de ações de comunicação dirigida.

  • C.

    A comunicação dirigida divulga mensagens específicas, mas voltadas para um público heterogêneo, visando melhor segmentá-lo.

  • D.

    As comunicações dirigidas buscam o estabelecimento da comunicação limitada, orientada e frequente com um selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • E.

    As comunicações dirigidas são construídas a partir das expectativas do público consumidor e podem ser de cinco tipos: escritas, orais, interativas, aproximativas e auxiliares.

Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão

  • A.

    o cinema e o mobiliário urbano.

  • B.

    a Internet e a televisão.

  • C.

    as mídias alternativas e a televisão.

  • D.

    a televisão e o rádio FM.

  • E.

    as revistas e os jornais.

Com base nessa realidade, e considerando a necessidade de o anunciante EMBRATUR promover o Brasil como destino turístico, é aconselhável aos gestores de comunicação desenvolver um planejamento de campanha coerente com os objetivos de comunicação que contemple as seguintes estratégias:

  • A.

    defesa, posicionamento e informação.

  • B.

    defesa, posicionamento e testemunhal.

  • C.

    informação, posicionamento e testemunhal.

  • D.

    informação, posicionamento e comparação.

  • E.

    informação, defesa, comparação.

A estratégia mencionada nesse texto refere-se a

  • A.

    orientação para o mercado.

  • B.

    marketing internacional.

  • C.

    matriz BCG.

  • D.

    cadeia de valores.

  • E.

    segmentação de mercado.

A figura acima representa a Marca Brasil, uma marca de difusão e promoção do Brasil como destino turístico no mercado internacional. Segundo o Manual da Marca Brasil, a proposta de criação da marca foi construída com base nos seguintes pontos:

  • A.

    Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente.

  • B.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo ); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente

  • C.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.

  • D.

    Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.

  • E.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Sincretismo / encontro de crenças; Moderno / competente.

Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.

  • B.

    Banners são apropriados para inserção em grandes portais de Internet porque estes possuem público segmentado.

  • C.

    Links patrocinados são inadequados para veiculação em sítios de busca devido à sua forma de exposição e ao baixo retorno.

  • D.

    As possibilidades de segmentação pelo uso de links patrocinados são menores que aquelas em que se utilizam banners.

  • E.

    Em termos de relação custo-benefício, links patrocinados possuem melhor retorno que banners.

O relacionamento com órgãos e representantes da imprensa, que são formadores de opinião, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e à empresa, é realizado por intermédio de

  • A.

    media trainning.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    relações públicas.

  • D.

    marketing de relacionamento.

  • E.

    programa de fidelização.

A respeito de pesquisa de marketing, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as vantagens da utilização de dados primários sobre dados secundários, estão o baixo custo, muitas perspectivas e variedade de dados, além do uso de fontes com alta credibilidade com dados confiáveis.

  • B.

    De acordo com o método de levantamento por entrevistas (pesquisas quantitativas ou survey) e questionário, essa pesquisa é executada na seguinte sequência: definição do problema e dos objetivos de pesquisa; planejamento do projeto de pesquisa; análise das informações e apresentação dos resultados.

  • C.

    Pesquisa exploratória é a que procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. O experimento é o método de pesquisa mais indicado para essa modalidade.

  • D.

    Pesquisa descritiva é aquela na qual os problemas a serem investigados estão bem definidos e, em geral, procura-se obter resultados quantitativos a respeito dos aspectos do comportamento humano ou do perfil dos consumidores.

  • E.

    Discussão em grupo (focus group) é o método de pesquisa qualitativa que reúne um grupo de pessoas de certo segmento de mercado com o propósito de relatar suas necessidades, seus hábitos de compra e suas atitudes em relação a temas de interesse. Difere do painel de clientes por este se realizar apenas uma vez, enquanto o focus group ocorre em mais de um encontro com o mesmo grupo.

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

  • A.

    estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.

  • B.

    públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.

  • C.

    indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.

  • D.

    dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.

  • E.

    segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito relacionado às ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e de preferência para uma determinada organização ou empresa.

  • A.

    relações públicas

  • B.

    comunicação institucional

  • C.

    marketing institucional

  • D.

    marketing direto

  • E.

    marketing social

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