Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O release, principal instrumento de divulgação entre as instituições e a imprensa, tem características específicas e deve respeitar os seguintes critérios para ser melhor aproveitado pelos veículos de comunicação:

  • A. clareza, estrutura jornalística, adequação, exclusividade, disponibilidade.
  • B. estrutura jornalística, adequação, exclusividade, disponibilidade, novidade.
  • C. interesse público, novidade, disponibilidade, exclusividade, adequação.
  • D. disponibilidade, exclusividade, adequação, estrutura jornalística, contatos.
  • E. clareza, contatos, estrutura jornalística, adequação, exclusividade.

O nome, a marca dos produtos e o que projetam são um dos maiores patrimônios da organização. O elemento que se refere ao plano dos conteúdos lógicos, apreendidos pelo nível do consciente, é conhecido como:

  • A. Logotipo.
  • B. Imagem.
  • C. Branding.
  • D. Identidade.
  • E. Timing.

A prática do jornalismo foi impactada pelas mídias sociais. Nesse contexto, o profissional deve levar em conta a arquitetura da informação, o que significa:

  • A. aceitar críticas e sugestões e responder a elas adequadamente.
  • B. pensar em diferentes formatos e canais para a mesma notícia.
  • C. buscar a especialização em um recurso tecnológico.
  • D. coletar mais pautas e fontes no ambiente virtual.
  • E. confirmar os dados apurados fora do espaço digital.

O gênero fotojornalístico conhecido como fotoensaio consiste na/no

  • A. história em fotografias que analisa uma realidade e opina sobre ela.
  • B. cobertura dos convidados posando para fotos durante um evento.
  • C. imagem incomum, frequentemente cômica ou inusitada.
  • D. caracterização de uma situação real sem expor um ponto de vista.
  • E. registro de uma série de acontecimentos imprevistos.

Investir em media training é uma forma de se preparar para situações de crise. Essa estratégia compreende:

  • A. formar o comitê de crise e elaborar manuais de conduta e atuação para o mesmo.
  • B. capacitar os executivos para atender a imprensa e aproveitar a oportunidade de exposição.
  • C. preparar previamente e distribuir para funcionários e jornalistas um position paper.
  • D. elaborar material de divulgação sobre os projetos de responsabilidade social da empresa.
  • E. montar uma listagem com todos os contatos dos profissionais de imprensa do setor.

O meio de comunicação que tem como características a comunicação oral, o modo telegráfico de contar os fatos, a linguagem coloquial e a instantaneidade é o/a

  • A. cinema.
  • B. televisão.
  • C. rádio.
  • D. jornal.
  • E. revista.

Conexões, membros e referências são métricas para as mídias sociais pertintentes à/ao

  • A. visibilidade.
  • B. engajamento.
  • C. relacionamento.
  • D. sociabilidade.
  • E. influência.

Em relação aos usuários-mídia de ambientes colaborativos, aqueles que se comprometem com conteúdo intercambiável tanto como consumidores quanto como produtores são os

  • A. prospects.
  • B. prosumers.
  • C. targets.
  • D. suspects.
  • E. produsers.

A função da propaganda é muito diversificada no caso dos bens industriais ou de B2B devido à limitação e à especificidade dos públicos consumidores e pelo método de seleção e compra dos produtos. O uso e a forma de propaganda empregada por esse setor estão diretamente relacionados às muitas áreas que o compõem e aos diversos produtos comercializados, como

  • A.

    cursos técnicos, títulos nominativos, equipamentos, ferramentas e sistemas.

  • B.

    matérias-primas, insumos, equipamentos, ferramentas e sistemas.

  • C.

    matérias-primas, insumos, títulos nominativos, cursos técnicos e cartões de crédito.

  • D.

    cartões de crédito, matérias-primas, materiais de limpeza, ferramentas e sistemas.

  • E.

    materiais de limpeza, cartões de crédito, cursos técnicos, matérias-primas e equipamentos.

O marketing direto trabalha com textos mais longos e maiores detalhes, proporcionando assim informações minuciosas que o consumidor precisa para se convencer e se guiar na compra. Suas principais características são

  • A.

    rapidez, condensação, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.

  • B.

    seletividade, oportunidade, especialização, renovação, exclusividade e ineditismo.

  • C.

    seletividade, oportunidade, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.

  • D.

    rapidez, condensação, maleabilidade, flexibilidade, sigilo e controle.

  • E.

    rapidez, oportunidade, especialização, flexibilidade, renovação e sigilo.

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