Questões sobre Geral

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A altura do salto vertical nos esportes depende principalmente do(a)

  • A. grandeza da capacidade de força máxima.
  • B. grandeza da capacidade de força relativa.
  • C. grandeza da capacidade de força rápida.
  • D. aumento do tempo de contração muscular.
  • E. grandeza da velocidade de aplicação da força.

A partir da definição precedente, do Prof. João Batista Freire, que se tornou clássica para os estudos da educação física escolar para a infância, e considerando os processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta.

  • A. As aulas de educação física devem abordar habilidades motoras elementares, para só posteriormente incluir objetos e implementos a serem integrados aos movimentos das crianças.
  • B. As aulas de educação física devem favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social.
  • C. Nas aulas de educação física, as crianças devem brincar; logo, cabe ao professor priorizar o brincar em detrimento das oportunidades de aprendizagem.
  • D. As aulas devem promover a detecção de talentos esportivos e as crianças devem ter oportunidade de aprender as regras oficiais dos esportes.
  • E. Nas aulas de educação física, os “objetos” mencionados na definição do Prof. Freire são os equipamentos esportivos que potencializam o desempenho das crianças.

A avaliação da aprendizagem nas aulas de educação física escolar pode ser realizada de forma sistemática ou específica por meio de instrumentos e critérios que considerem todas as dimensões dos conteúdos abordados. A respeito da avaliação em educação física, assinale a opção correta.

  • A. Os instrumentos de avaliação devem contemplar de maneira igualitária todas as dimensões dos conteúdos abordados.
  • B. A participação dos alunos nas aulas deve ser o principal critério de avaliação específica evidenciado nas provas objetivas e subjetivas.
  • C. A clareza dos instrumentos é importante para o aluno saber o que se espera dele, inclusive quanto aos aspectos subjetivos como interesse, solidariedade e tolerância aos diferentes.
  • D. A avaliação deve ser sistemática e qualitativa, definindo-se conscientemente o que cada aluno deve produzir motoramente.
  • E. As formas de avaliação devem ser pouco diversificadas e devem ser informadas antes de ser aplicadas.

Com relação aos modelos qualitativos de avaliação nas aulas de educação física escolar, assinale a opção correta.

  • A. Avaliações do tipo somativa são mais genéricas, abrangem pequenas partes do conteúdo ministrado e se pautam em critérios observáveis durante o processo ensino-aprendizagem.
  • B. Avaliação da totalidade da conduta humana pressupõe oferecer aos alunos elementos para tomada de consciência das suas atitudes e valoração da relação professor-aluno.
  • C. A avaliação dos conteúdos atitudinais não pode ser realizada por observação do desempenho nas atividades fora das aulas, devido à dificuldade na aquisição desses conhecimentos.
  • D. Para intervenções em prol de condutas desejáveis, a avaliação deve ser realizada pelo professor de maneira espontânea e durante a realização das aulas.
  • E. Avaliação do tipo diagnóstica fornece dados que possibilitam a verificação das falhas no processo ensino-aprendizagem para o ajustamento das ações educativas.

A criança deve ser percebida como sujeito social que constrói com o adulto e com seus pares um universo de representações, dando um sentido ao mundo que a rodeia. Como ator social da infância, ela não sabe menos que o adulto, sabe outras coisas. Para que a educação física escolar passe a integrar o mundo da criança de maneira significativa, são necessárias práticas corporais

  • A. que expressem sentimentos e emoções, revelando uma dissociação entre as funções sensoriais e motoras.
  • B. que promovam o desenvolvimento gradual da dimensão subjetiva da motricidade.
  • C. passíveis de ser corrigidas quando realizadas fora dos padrões biomecânicos, para não haver uma rejeição desse tipo de linguagem corporal.
  • D. que expressem o movimento dos adultos, pois ambos são atores sociais e produtores culturais dotados de autonomia cultural.
  • E. de significados sistematizados, redimensionados e comunicados pelas gerações anteriores, de modo a manifestar a cultura corporal.

Para a educação física escolar, a função social do esporte pode ser vislumbrada a partir da sua contribuição para a promoção da saúde, da preparação esportiva de alto rendimento e da educação integral do aluno. Considerando as diferentes manifestações do esporte na educação física escolar, assinale a opção correta.

  • A. O esporte de alto rendimento proporciona o exercício crítico da cidadania por meio da vivência de diferentes modalidades com propósitos de descontração, diversão, desenvolvimento pessoal e interação social.
  • B. O esporte como educação integral possui um grande potencial de socialização, fortalece amizades, é autônomo, livre, sem a obrigação da participação ou do dever de cumprir metas e títulos.
  • C. O esporte de alto rendimento enfatiza a maximização do desempenho, deixando de agir gradativamente na redução da complexidade dos movimentos por aumentar a habilidade e consequentemente o risco e a incerteza durante a prática.
  • D. O esporte voltado à saúde está ligado exclusivamente ao exercício físico, incorporando o princípio da não exclusão devido ao aumento do sedentarismo entre as crianças e adolescentes.
  • E. Considerando-se o esporte como educação integral, entende-se que a troca de vivências éticas e morais promovem relações socioafetivas de forma crítica e reflexiva e, na competição, sentimentos como a alegria e a tristeza.

O esporte no ambiente escolar, embasado nas dimensões do movimento esportivo e no desenvolvimento da capacidade de ação, é tido como plural, com múltiplas formas e muitos sentidos e significados. Considerando a capacidade de ação para cada dimensão do esporte, assinale a opção correta.

  • A. A ser modificado é o esporte trabalhado com adaptações, que fraciona o aprendizado dos fundamentos para, posteriormente, unir suas partes com vistas à vivência do esporte apresentado na mídia.
  • B. O esporte socialmente regulamentado é aquele em que os próprios alunos definem o seu significado até chegar ao sistema de regras e diretrizes institucionalizadas pelas federações.
  • C. O esporte a ser aprendido é aquele que possui existência independente da realidade escolar e conhecimentos teóricos específicos (fisiológicos, biomecânicos e psicossociais).
  • D. O esporte a ser assistido é aquele que aparece como campo de ação social cujas ações motoras institucionalizadas são conhecidas nas aulas de educação física para participação em eventos esportivos.
  • E. A ser refletido é o esporte ligado à condição de produto social constituído de várias explicações, como a compreensão dos interesses contraditórios e consequências das ações práticas.

As competências dos alunos são reveladas quando se revelam suas habilidades. Dessa maneira, as vivências no agir concreto e reflexivo dos saberes garantem que competências e habilidades não se adquirem de uma vez por todas, são construídas pela necessidade de progressivo aperfeiçoamento. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. Competências e habilidades são construídas na prática; portanto, o movimento corporal deve ser trabalhado de forma integral com a finalidade de recreação e compensação do estresse no trabalho.
  • B. O nível de competência que será observado na transferência dos conteúdos para a prática expressa as capacidades de resolver problemas interpessoais, como, por exemplo, no ajudar um companheiro e superar obstáculos.
  • C. As habilidades requeridas para a realização de um movimento intencional são as mesmas necessárias para a resolução de uma equação matemática.
  • D. As competências podem ser capacidades de natureza social, pois correspondem à cognição social no desenvolvimento de programas que atendam à comunidade.
  • E. O termo competência é sinônimo de saber, capacidade ou conhecimento; assim, competência é uma habilidade de ordem específica, e habilidade é uma competência de ordem mais geral.

Tendo como referência inicial o texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. As vivências lúdicas individuais permitem que o indivíduo se coloque em contato com seus limites e capacidades, o que dificulta as reflexões para a tomada de decisões próprias para a criação nas ações.
  • B. Para que haja momentos lúdicos no treinamento do esporte de alto rendimento, o professor deve propor atividades com os papéis dos jogadores bem definidos, evitando incertezas e promovendo o prazer.
  • C. No planejamento de vivências motoras na escola, é importante que haja espaço para o professor elaborar atividades lúdicas com a certeza de proporcionar momentos de prazer, criatividade, espontaneidade e diversão.
  • D. As atividades lúdicas desenvolvidas na escola intencionam a preparação da criança para a vida adulta, ou seja, devem ser voltadas para o resultado, com ênfase no produto, como recuperação das forças ou alívio do estresse.
  • E. A ludicidade proporciona um ambiente heterogêneo com clima propício às vivências com espontaneidade e liberdade nas relações interpessoais, possibilitando o desenvolvimento do respeito ao outro, do diálogo, aprendizagem e criação.

O desenvolvimento da autonomia do aluno, em relação aos conhecimentos, é consequência da construção e do esforço propiciados em vivências concretas e significativas. Nesse contexto, para promover a autonomia dos alunos, as aulas de educação física escolar devem

  • A. desenvolver, a partir do pensamento formal dos alunos, o exercício da ação, reflexão e redefinição da ação de acordo com as possibilidades de cada modalidade.
  • B. oportunizar, a partir do diálogo, escolhas, definição de estratégias e resolução de conflitos que evitem o desequilíbrio cognitivo e a criação de regras em conjunto.
  • C. promover a internalização dos conteúdos conceituais e a consciência para a tomada de decisões quanto ao ganhar ou perder, desenvolvendo as habilidades necessárias para assumir a responsabilidade por essas decisões.
  • D. ser planejadas de modo a permitir a alternância de momentos em que os alunos fazem o que querem com momentos em que fazem o que o professor sugere em termos de conteúdos.
  • E. valorizar, por meio dos trabalhos em grupo, as interações sociais, os conhecimentos prévios dos alunos, as discussões e a tomada de decisões.
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