Questões de Farmácia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Farmácia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A biotransformação é um dos processos farmacocinéticos. Muitas das reações de biotransformação metabólica, que levam a metabólitos inativos de fármacos, também geram metabólitos biologicamente ativos de compostos endógenos. Sobre as reações de biotransformação, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O complexo do citocromo P-450 contém as principais enzimas da biotransformação.

II. Os produtos da biotransformação em geral são menos reativos quimicamente e, portanto, algumas vezes, possuem ação farmacológica maior do que o fármaco original.

III. Nas reações de fase I, ocorre a ligação de um radical ao fármaco, através de uma ligação covalente.

IV. Nas reações de fase II, ocorre a exposição de um radical do fármaco, com o objetivo de que ele se torne mais lipossolúvel, para mais facilmente ser eliminado.

V. O trato biliar e as fezes constituem importantes vias de excreção de alguns fármacos que são metabolizados no fígado.

  • A. As afirmativas II, III e IV são falsas
  • B. As afirmativas V, VI e III são verdadeiras
  • C. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras
  • D. As afirmativas I, IV e V são falsas
  • E. As afirmativas I, II e V são falsas

As células β das ilhotas pancreáticas sintetizam insulina a partir de um precursor de 110 aminoácidos de cadeia simples, denominado pré-pró-insulina. A insulina ligase às superfícies localizadas nas regiões N terminal e C terminal da subunidade α do receptor. Sobre o receptor da insulina, assinale a alternativa correta:

  • A. Receptores do tipo canais iônicos controlados por ligantes
  • B. Receptores acoplados à Proteína G
  • C. Receptores ligados à quinase e receptores correlatos
  • D. Receptores nucleares
  • E. Receptores citoplasmáticos do tipo balsas lipídicas

O diabetes melito é um grupo de síndromes que se caracterizam por hiperglicemia, alteração do metabolismo dos lipídios, carboidratos e proteínas, e maior risco de complicações por doença vascular. Para o seu tratamento podem ser utilizadas várias classes de medicamentos; assinale a alternativa que apresenta a classe de medicamentos utilizados para o tratamento do diabetes melito é feita somente através de administração parenteral:

  • A. Biguanidas
  • B. Sulfonilureias
  • C. Metiglinidas
  • D. Agonistas do receptor GLP-1 (glucagon-símile-1)
  • E. Inibidores da á-glicosidase

A dipirona é uma pró-droga, cuja metabolização gera a formação de vários metabólitos, dentre os quais há 2 com propriedades analgésicas: 4-metilaminoantipirina (4-MAA) e o 4-aminoantipirina (4-AA). Como a inibição da ciclooxigenase (COX-1, COX-2 ou ambas) não é suficiente para explicar este efeito antinociceptivo, outros mecanismos alternativos foram propostos, tais como: inibição de síntese de prostaglandinas preferencialmente no sistema nervoso central, dessensibilizacão dos nociceptores periféricos envolvendo atividade via óxido nítrico-GMPc no nociceptor, uma possível variante de COX-1 do sistema nervoso central seria o alvo específico e, mais recentemente, a proposta de que a dipirona inibiria uma outra isoforma da ciclooxigenase, a COX-3. Sobre a dipirona, são feitas as afirmativas abaixo, considere-as e assinale a alternativa correta:

I. A dipirona é classificada como Medicamento Isento de Prescrição médica, em todas as suas formas farmacêuticas de apresentação, e pertence ao Grupo de Indicações Terapêuticas Especificadas (GITE), estabelecida pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC no. 138/2003.

II. A dipirona é um medicamento classificado como sendo de prescrição médica, por conta do risco que apresenta de reações anafiláticas envolvendo o sistema imunológico e reações de hipotensão postural; entretanto não há a necessidade de retenção de receita médica para esse medicamento.

III. A dispensação da dipirona solução deve ser feita sempre de forma a enfatizar o cuidado em destacar a concentração da mesma, porque há a apresentação da solução cuja concentração é indicada para dosagens de uso infantil e há a apresentação da solução em gotas cuja concentração atende às dosagens preconizadas para uso adulto.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e III, apenas
  • B. I e III, apenas
  • C. I, apenas
  • D. II, apenas
  • E. III, apenas

Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz. A gravidez e o parto representam momentos marcantes para a mulher; é raro uma gravidez ser recebida com indiferença. Por isso, considerando o risco da utilização de fármacos durante a gravidez com potenciais efeitos teratogênicos, a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RE no. 1548, de 23 de setembro de 2003, determinou a publicação das “categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas”. Sobre fármacos e gravidez, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar; pois com a utilização desse medicamento, pode ocorrer máformação genitais e cardíacas em fetos de ambos os sexos.

II. O atenolol é um betabloqueador e o uso dessa classe farmacológica durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, causar hipoglicemia e bradicardia neonatal.

III. A budesonida é indicada para rinite alérgica moderada a grave e rinite não alérgica, mas seu uso no primeiro trimestre de gestação é associado a má-formação congênita, especialmente musculares e cardíacas; deve-se monitorar neonatos que foram expostos a corticosteroides sistêmicos in utero quanto ao surgimento de hipoadrenalismo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, apenas
  • B. I, II e III
  • C. III, apenas
  • D. I e III, apenas
  • E. II, apenas

Os supressores mais eficazes da secreção de ácido gástrico são os inibidores gástricos da H+-, K+- ATPase (bomba de próton). Dentre esses fármacos, o omeprazol faz parte do Formulário Terapêutico Nacional (RENAME 2010) e está indicado para doença do refluxo gastesofágico sinitomático; esofagite erosiva associada com doença do refluxo gastresofágico; condições hipersecretórias (síndrome de Zollinger- Ellison, hipergastrinemia, mastocitose sistêmica e adenoma endócrino múltiplo); úlceras pépticas de múltiplas etiologias e adjuvante no tratamento de infecção por Helicobacter pylori. Sobre o omeprazol, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Para a administração dos grânulos através de sonda nasogástrica, os mesmos devem ser diluídos em bicarbonato de sódio 8,4 % (por cento) ou água
  • B. A velocidade de absorção do omeprazol é diminuída pela presença de alimentos
  • C. O início de ação do omeprazol é de 1 hora, com pico de efeito em 2 horas; a duração de sua ação permanece por 72 horas
  • D. O uso parenteral do omeprazol é de ampla utilidade nos hospitais, principalmente para aqueles pacientes que estão contraindicados para a administração via oral. A administração intra-muscular deve ser feita em até 1 minuto e a administração intra-venosa por infusão deve ser feita por 8 a 10 minutos
  • E. Os inibidores da bomba de próton têm efeitos marcantes na produção de ácido; quando administrados em dose suficiente (por exemplo, 20 mg/dia de omeprazol durante 7 dias), a produção diária de ácido pode ser reduzida em mais de 95 % (por cento)

Comprimido é a forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. Sobre os excipientes de comprimidos, assinale a alternativa correta:

  • A. Os agentes molhantes são usados para combater a repulsão da água por parte dos lubrificantes (substâncias que tem propriedades hidrófobas); dentre os principais agentes molhantes destacam-se o lauril sulfato de sódio, os sais da trietanolamina e os sais do Tween 80
  • B. Os diluentes são produtos ordinariamente inertes, que se adicionam aos pós a comprimir com a finalidade de absorverem a água dos pós higroscópicos; dentre os principais diluentes solúveis, destacam-se a lactose, o amido de batata e o amido de arroz
  • C. Os aglutinantes são adjuvantes usados para acelerar a dissolução ou a desagregação dos comprimidos na água ou nos líquidos do organismo, muitas vezes, é necessário introduzir uma ou mais substâncias aglutinantes para a preparação dos comprimidos
  • D. Os lubrificantes normalmente agem por três processos: incham em contato com a água, o que permite uma penetração rápida do líquido e favorece a separação dos grãos constituintes do comprimido; reagem com a água ou com o ácido clorídrico do estômago, libertando gases como o oxigênio ou o anidrido carbônico e dissolvendo-se na água, abrindo assim, canalículos que facilitam a desagregação dos comprimidos; um dos principais lubrificantes utilizados na farmacotécnica de comprimidos é a bentonita
  • E. Os tampões são usados para permitir a compressão de substâncias que não podem aglomerar-se solidamente, qualquer que seja a pressão exercida sobre elas; a adição do tampão permite utilizar uma compressão menor e, portanto, reduzir a força da máquina utilizada

A determinação de peso é um teste farmacopeico que se aplica à formas farmacêuticas sólidas em dose unitária (comprimidos não revestidos, comprimidos revestidos, pastilhas, cápsulas duras e moles e supositórios), formas farmacêuticas sólidas acondicionadas em recipientes para dose unitária (pós estéreis, pós liofilizados, pós para injetáveis e pós para reconstituição de uso oral) e a formas farmacêuticas sólidas e semissólidas acondicionadas em recipientes para doses múltiplas (granulados, pós, géis, cremes, pomadas e pós para reconstituição). Sobre esse teste farmacopeico assinale a alternativa correta:

  • A. O limite de variação para cápsulas vaginais que pesam menos que 300 mg (miligramas) é de 7,5% (por cento)
  • B. O limite de variação para comprimidos não revestidos que pesam 250 mg (miligramas) ou mais é de 7,5% (por cento)
  • C. O limite de variação para drágeas que pesam 25 mg (miligramas) ou menos é de 15 % (por cento)
  • D. O limite de variação para pós para reconstituição (uso oral) que pesam 300 mg (miligramas) ou mais é de 10% (por cento)
  • E. O limite de variação para supositórios, independente do peso médio, é de 7,5 % (por cento)

A clorexidina, por sua reconhecida capacidade antimicrobiana contra a flora endodontica, substantividade e baixa toxicidade, mesmo na presença de material orgânico como sangue, pus, tecido necrosado, etc., tem sido empregada como irrigante ou medicação intracanal durante o tratamento endodôntico. A concentração adotada para essas finalidades é de 2 % (por cento), diferente da empregada como solução oral para bochecho 0,12 % (por cento). Considere que deva ser preparada uma solução de 20 mL (mililitros) de clorexidina a partir de uma solução que está a 25 % (por cento) de clorexidina; assinale a alternativa que apresenta corretamente o volume a ser utilizado da solução mais concentrada:

  • A. 0,096 mL (milililtros)
  • B. 1,6 mL (milililtros)
  • C. 0,96 (milililtros)
  • D. 0,16 (milililtros)
  • E. 1,2 (mililitros)

Alguns exames servem como suporte ao diagnóstico em situações difíceis de realização da sorologia, como nos casos de epidemias e em caso de falta de kits específicos. Neste sentido, o hemograma desempenha papel fundamental para o imediato tratamento. Suponhamos que o paciente chegou ao pronto atendimento do hospital municipal com sinais clínicos de infecção e não foi possível identificar o foco infeccioso. Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante no hemograma realizado rapidamente, se a infecção for bacteriana.

  • A. Eosinófilos
  • B. Linfócitos
  • C. Monócitos
  • D. Plasmócitos
  • E. Neutrófilos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...