Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame de curta latência muito utilizado clinicamente, pois apresenta reprodutibilidade e geradores bem definidos. Ao encontro disso, considere as afirmativas relacionadas ao PEATE e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Para avaliar a integridade da via auditiva no tronco encefálico, é utilizada uma intensidade alta e não variável, geralmente em torno de 80 dBNA. ( ) Determina-se o limiar eletrofisiológico pelo menor valor de intensidade de estímulo, no qual se observa a presença da onda V. ( ) Para fins de neurodiagnóstico, o estímulo utilizado é o toneburst, pois apresenta um espectro amplo de frequências e favorece a estimulação de uma quantidade maior de fibras neurais. ( ) Ao interpretar traçados do PEATE de neonatos e lactentes, deve-se levar em consideração o efeito da maturação da via auditiva sobre as latências, amplitudes e morfologia das ondas. ( ) O PEATE é obtido entre zero e 50 milissegundos após a estimulação acústica, sendo captado desde os primeiros neurônios do sistema auditivo até o tronco encefálico.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – V – V – V – F.

    B) F – V – F – V – F.

    C) V – V – F – V – F.

    D) F – F – V – F – V.

    E) V – F – F – V – V.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto às atribuições do fonoaudiólogo, na atuação em saúde do trabalhador no SUS:
I- Participar das equipes de vigilância, dos CEREST, atuando em assessoria, planejamento, programação, acompanhamento, avaliação das ações e no acompanhamento específico aos sujeitos expostos a riscos ocupacionais. II- Atuar com os profissionais da Atenção Básica de Saúde, orientando esses profissionais para uma melhor identificação dos trabalhadores em risco de desenvolver comprometimentos ou daqueles já com comprometimentos, facilitando um encaminhamento mais adequado dos casos. III- Atuar no CEREST com a equipe definida em portaria, com a obrigatoriedade da presença do médico, do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem. Além desses, a equipe de trabalho deve ser composta por profissionais de nível médio e outras categorias de nível superior com formação em saúde do trabalhador: fonoaudiólogos, médicos do trabalho ou generalistas, fisioterapeutas, engenheiros, sanitaristas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, advogados, entre outros.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I, apenas.

    C) I, II e III.

    D) III, apenas.

    E) II, apenas.

A respeito dos reflexos acústicos, assinale a afirmativa correta:

    A) Nas perdas auditivas neurossensoriais, os reflexos acústicos sempre estarão presentes denotando a presença do recrutamento objetivo de Metz.

    B) A medida do reflexo acústico é realizada habitualmente nas frequências de 500, 2.000, 4.000 e 6.000 Hz.

    C) O reflexo acústico resulta em uma diminuição na impedância da orelha média.

    D) O reflexo acústico é uma contração involuntária dos músculos da orelha média, em resposta a um estímulo sonoro e pode ser investigado tanto por seu limiar quanto pela sua latência.

    E) A latência do reflexo acústico, no ser humano, varia de 50 a 100 ms para sons em níveis de 20 a 10 dB.

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F – V.

    B) F – F – V – F.

    C) F – V – F – V.

    D) V – F – F – F.

    E) V – V – F – V.

Sobre a ação do músculo Tireoaritenoideo da laringe, assinale a alternativa correta:

    A) Sua ação consiste em abduzir, elevar, estirar e afilar as pregas vocais.

    B) Sua ação consiste em abduzir, abaixar, encurtar e espessar as pregas vocais.

    C) Sua ação consiste em aduzir, abaixar, encurtar e espessar as pregas vocais.

    D) Sua ação consiste em aduzir, abaixar, estirar e afilar as pregas vocais.

    E) Sua ação consiste em abduzir, elevar, encurtar e espessar as pregas vocais.

Com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Os sujeitos apresentam déficits persistentes na comunicação social, apenas quando o interlocutor é alguém desconhecido. ( ) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são característicos dos sujeitos com TEA. ( ) A avaliação da comunicação em crianças com TEA não verbais envolve identificar as funções comunicativas, o uso de gestos, as expressões vocais e o contato visual, bem como a compreensão dos aspectos verbais e não verbais da comunicação. ( ) O desenvolvimento da intenção comunicativa não é a prioridade em um plano terapêutico de crianças com TEA, uma vez que apresentam adequada interação social e comunicativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – F – F – V.

    B) V – V – F – F.

    C) F – F – V – V.

    D) V – F – V – F.

    E) F – V – V – F.

“... é caracterizada como uma alteração central no planejamento e/ou programação espaço-temporal dos parâmetros de sequências segmentais, apresentando (a) erros inconsistentes que produzem consoantes e vogais em repetidas produções de sílabas e palavras; (b) prolongadas transições coarticulatórias entre sons e sílabas; (c) prosódia inapropriada, especialmente na realização do acento lexical ou frasal”. Assinale a alternativa que indica a alteração fonoaudiológica descrita acima:

    A) Desvio fonológico.

    B) Disartria.

    C) Disfonia.

    D) Fissura labiopalatina.

    E) Apraxia de fala na infância.

Com relação à reabilitação fonoaudiológica das disfonias, assinale a afirmativa que descreve as premissas do método de competência fonatória:

    A) O tratamento da voz é realizado por meio de técnicas de manipulação dos órgãos fonoarticulatórios participantes na produção vocal.

    B) O tratamento da voz é baseado na modificação da produção da fala para facilitar a produção vocal.

    C) O tratamento da voz é baseado em diversos ajustes musculares laríngeos para favorecer uma coaptação glótica adequada e suficiente.

    D) O tratamento da voz é baseado em técnicas que envolvem movimentos corporais, quer sejam globais, quer por meio de ações específicas sobre o esqueleto laríngeo.

    E) O tratamento da voz é realizado com o emprego de sons selecionados que propiciam uma produção vocal mais equilibrada.

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

As afirmativas abaixo dizem respeito à triagem auditiva neonatal universal (TANU). Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, segundo os ideais Lewis e Chapchap (2014).
( ) No registro das emissões otoacústicas (EOA) por estímulos transientes é possível identificar perdas auditivas > 30 dB. ( ) Deficiências auditivas de origem coclear podem apresentar EOA em algumas bandas de frequência isoladas, o que não pode ser caracterizado como função coclear preservada/normal. ( ) A fase de reteste deve ser realizada para o RN de baixo e alto risco, num período entre 30 e 60 dias. ( ) Crianças maiores de 3 meses de idade, e que permaneceram por este período na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem ser imediatamente encaminhadas para avaliação diagnóstica, assim como aquelas com malformação de orelha externa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – V.

    B) V – V – F – F.

    C) V – F – V – F.

    D) F – V – V – F.

    E) F – F – V – V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...