Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O complexo de histocompatibilidade principal (CHP) é chamado, no homem, de sistema HLA (human leucocyte antigen) e, no camundongo, de sistema H-2. O CHP compreende um grupo de locos intimamente ligados, que codificam antígenos de compatibilidade tecidual, de grande importância imunológica. Considerando a figura I acima, que apresenta a cartografia da região HLA, e a figura II, que representa esquematicamente as moléculas CMH de classe I e de classe II, julgue os itens de 83 a 90.

As moléculas da classe III codificam HLA e correspondem a genes que codificam vários componentes do sistema do complemento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A trombose sintomática é uma doença multifatorial que se manifesta quando uma pessoa tem uma predisposição basal (trombofilia) e é exposta a fatores de risco clínicos. Trombofilia não é uma doença per se, mas pode estar associada a uma doença por exemplo, câncer, à exposição de drogas (anticonceptivos orais), a outras condições (gravidez), ou pode ser genética.

Com relação às trombofilias genéticas ou adquiridas, julgue os itens seguintes.

A deficiência de antitrombina pode ser associada a vários distúrbios, como doença hepática, síndrome nefrótica, préeclampsia, além de ser observada em mulheres usuárias de anticoncepcionais orais e durante a gravidez.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas doenças pancreáticas, a suspeita diagnóstica embasada em dados clínicos deverá ser confirmada por exames subsidiários, como os endoscópicos. Os tratamentos dessas doenças muitas vezes podem ser realizados pela endoscopia. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

86 A pancreatografia transpapilar não está indicada nos casos de doenças pancreáticas que evoluem com derrames cavitários, pois não permite localizar a fístula pancreática ou o pseudocisto roto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 26 anos de idade referiu dor no ombro direito após acidente automobilístico ocorrido há três meses. O exame físico mostrou hipotrofia dos músculos supraespinhoso e infraespinhoso, fraqueza da abdução do braço até 60 graus e fraqueza da rotação externa do ombro. Supondo não haver fraturas nem lesões do manguito rotador, é correto afirmar que

é essencial que se realize o exame de eletroneuromiografia para que se determine que nervos foram lesados.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os próximos itens, referentes a validade e inferência estatística em estudos epidemiológicos.

O viés de Berkson é um tipo de viés de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem referentes à investigação de um paciente com hipercalcemia.

A severidade dos sintomas neuropsiquiátricos no hiperparatireoidismo tem correlação direta com os níveis de cálcio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Supondo que uma paciente de 68 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de sigmoide, será submetida a tratamento cirúrgico, julgue os próximos itens.

Durante uma das opções cirúrgicas para a situação descrita, a artéria retal superior, que é ramo da artéria ilíaca interna, pode ser abordada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à dor e ao seu tratamento em crianças e idosos.

As crianças têm a capacidade biológica de sentir dor a partir da 20.ª semana de gestação. As vias inibitórias, que atenuam a dor, são desenvolvidas mais cedo. Assim, o feto, o recémnascido e o lactente têm transmissão diminuida de sinais nociceptivos, em comparação com crianças maiores e adultos, para estímulos similares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A realização de biópsia pulmonar encontra indicação em alguns casos, mesmo com o advento do progresso de técnicas diagnósticas de doenças pulmonares não invasivas. Considerando as indicações e complicações da biopsia pulmonar, julgue os itens subsequentes.

O procedimento é indicado nos casos em que se suspeita de infecção aguda curável em paciente imunossuprimido e com resultado de biópsia por broncoscopia normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 56 anos de idade, grande fumante 30 maços/ano, estava em avaliação pré-operatória para exerese de lesão de 3,5 cm espiculada em segmento anterior de lobo superior do pulmão direito. A tomografia de tórax mostrou linfonodos paratraqueais à direita, com diâmetro de 0,5 cm. Região subcarinal sem alterações. Espirometria mostrou VEF1 de 1,8 litros.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

Antes da cirurgia, deve ser realizada punção/biópsia guiada por tomografia computadorizada para confirmação diagnóstica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...