Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao sistema musculoesquelético e ao uso da medicina nuclear, julgue os itens seguintes.

Na interpretação conjunta da cintilografia óssea e da cintilografia com gálio-67 para avaliação de próteses ortopédicas, não há infecção quando a cintilografia com gálio- 67 é normal ou quando a distribuição dos dois traçadores é congruente e a intensidade relativa da captação de gálio-67 é menor que a do traçador ósseo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante persistente, transtorno esquizoafetivo e transtorno psicótico breve, julgue os itens a seguir.

Alucinações auditivas claras e persistentes e delírios de controle não excluem o diagnóstico de transtorno delirante persistente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do coma mixedematoso, uma emergência metabólica que, quando não diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, está associada a alta mortalidade, julgue os itens que se seguem.

São considerados fatores de mau prognóstico: hipertermia persistente, bradicardia, sepse e hipotensão arterial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir é apresentado um caso clínico acerca de problemas neurológicos e oftalmológicos, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Um escolar previamente saudável, que fez todas as vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, passou a apresentar febre alta, leve irritabilidade, choro contínuo, vômitos, seguidos por prostração e confusão mental. No exame físico foi observado meningismo e estupor evoluindo para coma. O exame do líquor mostrou ausência de bactérias, 500 células por mm3 predominando linfócitos, glicose 60 mg/dL e proteínas 100 mg/dL. Não havia prova de reação de polimerase de cadeia (PCR) disponível. Nesse caso, é correto concluir que o diagnóstico a ser considerado como primeira hipótese é meningoencefalite herpética e deve-se iniciar imediatamente o emprego de aciclovir por via endovenosa como terapêutica específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que um paciente de 20 anos de idade tenha acordado da anestesia após uma tímpano-mastoidectomia com paralisia facial periférica do lado operado. No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

Um reflexo estapediano normal do lado paralisado indica lesão no segmento vertical do VII par craniano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes aos cuidados que envolvem a terapêutica quimioterápica.

Na orientação de enfermagem aos familiares de pacientes imunodeprimidos, deve haver rigor quanto ao risco de infecções, assim como antes das visitas ao paciente, quando se faz necessária a degermação das mãos com clorexedina degermante a 2%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vários marcadores moleculares da proliferação tumoral já foram identificados. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Existe uma relação entre Ki67/MIB-1 e a sobrevida de pacientes com astrocitomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das legislações que regem a atividade médica, julgue os itens que se seguem.

O médico coordenador do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) dos estabelecimentos de saúde é, também, responsável pela saúde ocupacional dos demais médicos que neles atuem, respeitadas as atribuições e as peculiaridades de cada instância.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à legislação do trabalho, julgue os itens seguintes.

O custeio dos procedimentos relacionados ao PCMSO deve ser repartido entre empregador e empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao tratamento sistêmico do câncer de mama, julgue os itens subsequentes.

Pacientes com tumores ERBb-2 positivos devem receber trastuzumab (anticorpo monoclonal) na adjuvância, porém nunca em conjunto com antraciclina. Um ano de trastuzumab é o tratamento padrão em pacientes com tumores de 1,0 cm ou mais ou naqueles com axilas positivas, independentemente do tamanho do tumor.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...