Questões de Pedagogia

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Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

  • A.

    superioridade e competitividade.

  • B.

    coletividade na subjetividade.

  • C.

    identidade na diversidade.

  • D.

    objetividade na homogeneidade.

  • E.

    organicidade e dispersão.

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

  • A.

    busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.

  • B.

    compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.

  • C.

    definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.

  • D.

    atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.

  • E.

    adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.

O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de um trabalho com a história local e a constituição da identidade. Tal discussão propicia a identificação de

  • A.

    dimensões econômicas semelhantes na comunidade local e na comunidade indígena.

  • B.

    transformações de costumes, modalidades de trabalho, divisão de tarefas e organização dos grupos familiares.

  • C.

    documentos históricos e fontes de informações diferenciadas para o entendimento da história local.

  • D.

    diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.

  • E.

    diferentes comportamentos sociais, ferramentas, brincadeiras, produção de alimentos e vestimentas.

A intensificação das atividades culturais como a visitação a museus, cinema, teatro e exposições tem integrado a prática pedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizado para o desenvolvimento está estreitamente ligado a:

  • A.

    mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.

  • B.

    desenvolvimento proximal entre profissionais e indivíduos e organização linear do conhecimento.

  • C.

    interferência positiva das atividades lúdicas, criativas e espontâneas sobre aprendizagens informais que valorizam essencialmente as nexos comportamentais.

  • D.

    processos interpsíquicos desencadeados pelas relações interpessoais amistosas e significativas entre alunos e professores e outros agentes culturais.

  • E.

    processos de desenvolvimento intrapsíquicos, expandindo capacidades, funções neurológicas e ações operatórias.

Projetos como os que são desenvolvidos na Escola Bairro Aprendiz, ou como o "Escola da Família", são repletos de exemplos que nos ajudam a compreender a possibilidade de resgate da cidadania por meio da educação. Tais exemplos aliam-se ao conceito de resiliência, que vem a ser:

  • A.

    resistência ante a destruição e capacidade de proteger a própria integridade como saída vital positiva.

  • B.

    capacidade de introjetar normas de conduta social que permitem o convívio em comunidade.

  • C.

    recuperação das funções locomotoras por meio de atividades esportivas e de lazer.

  • D.

    ação educativa voluntária tendo em vista o resgate da capacidade de compreensão dos fatos da língua.

  • E.

    ações de prevenção às situações de risco a que crianças e jovens são expostos.

O contexto cultural contemporâneo pode ser caracterizado pela fragmentação do conhecimento, pelo processo de globalização econômica e cultural e pelo embate entre a razão instrumental e o irracionalismo. Tal caracterização requer uma atuação docente que leve em conta uma interlocução entre a filosofia e a didática, no sentido de que o ensino e a aprendizagem possam, segundo Rios (2001), estabelecer

  • A.

    visão holística do conhecimento, valorização das macroculturas e reflexão que resgate a racionalidade emancipatória.

  • B.

    relação dialética entre conhecimento e realidade, vigilância crítica dos discursos etnocêntricos e valorização das competências cognitivas superiores.

  • C.

    diálogo entre as disciplinas curriculares, análise da conjuntura econômica e equilíbrio entre razão e emoção.

  • D.

    articulação estreita entre saberes e capacidade, trabalho interdisciplinar e mobilização crítica e criadora das dimensões humanas em sua totalidade.

  • E.

    vínculo estreito entre ensino e aprendizagem, construção e reconstrução de conhecimentos e valores e ênfase no desenvolvimento moral.

Diversos alunos de 15 anos da turma B estão apresentando dificuldades em determinada disciplina. O professor está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, sabendo de sua dificuldade em função de a turma ser numerosa. Para reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, o professor deverá

  • A.

    acompanhar os alunos, categorizando-os a partir dos conhecimentos prévios comuns com vistas à composição de grupos de trabalho para realização de diferentes tarefas.

  • B.

    estimular as atividades competitivas, a pesquisa e o levantamento de hipóteses como formas de envolvimento dos alunos e de contextualização da aprendizagem.

  • C.

    administrar a heterogeneidade da turma, acompanhando a interação dos alunos entre si, e demonstrando empenho nas tarefas coletivas e individuais propostas.

  • D.

    promover o diálogo reflexivo da turma em atividades coletivas que favoreçam as inter-relações dos grupos de desempenho homogêneo.

  • E.

    trabalhar as diferenças na turma, organizando projetos de trabalho para estimular a cooperação, a partir de temas da atualidade não necessariamente ligados com o conteúdo escolar.

O regime escolar estruturado em ciclos e a avaliação continuada favorecem o processo democrático e a inclusão do aluno em uma perspectiva pedagógica que

  • A.

    reorganiza o currículo e a seleção de conteúdos norteados pelos PCN e adota estratégias espaçotemporais convenientes aos alunos.

  • B.

    reorganiza o currículo, partindo de requisitos prévios dos alunos, e favorece aprendizagens processuais.

  • C.

    reestrutura o currículo em função da idade e da maturidade cognitiva e desenvolve aprendizagens conceituais propostas pelos PCN.

  • D.

    reestrutura o currículo, flexibilizando as formas de avaliação que geram repetência e exclusão.

  • E.

    favorece a reestruturação em função da flexibilização da organização curricular para atender aos alunos com dificuldades, desmerecendo os "bons alunos".

Até a década de 1990, as políticas do Governo Federal para a educação especial, na opinião de Mazzota, refletiam

  • A.

    um sentido educacional com preocupação pedagógica.

  • B.

    um sentido assistencial e terapêutico.

  • C.

    a preocupação com a inclusão de todos os alunos em classes das chamadas escolas comuns.

  • D.

    a preocupação com a preparação dos alunos com necessidades educacionais especiais para o ingresso nas escolas comuns.

  • E.

    de forma preconceituosa, a prioridade para a aprendizagem de ofícios.

No Estado de São Paulo tem havido expressivo aumento das matrículas no Ensino Médio nos últimos anos, mudando o perfil de sua clientela. Diante deste quadro e de acordo com a Indicação CEE nº 9/2000 (Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo), ao discutirem o seu projeto pedagógico e o currículo, os profissionais de uma escola devem privilegiar como princípios básicos

  • A.

    desenvolvimento de competências, construindo habilidades; aprendizado de conteúdos como suporte às competências; articulação do saber escolar com a vida, o trabalho e as relações sociais.

  • B.

    interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento; integração entre linguagens e procedimentos que permitam projetos diversos; mobilização do raciocínio e da construção interativa

  • C.

    compreensão das linguagens como portadoras de significados, conhecimentos e valores; fortalecimento da capacidade argumentativa; respeito às diferentes expressões culturais dos educandos.

  • D.

    sensibilidade para o reconhecimento das diferenças; liberdade e autonomia para a experimentação no oferecimento de meios de superação dos alunos; práticas de reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade

  • E.

    agrupamento dos conteúdos curriculares por áreas; conexão entre os conhecimentos na história e através dela; importância dos conteúdos; análise da realidade onde a escola está inserida.

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