Questões de Pedagogia

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Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

  • A.

    hierarquia que permita a definição clara de papeis.

  • B.

    divisão clara de papéis, de modo que cada um saiba o que lhe compete.

  • C.

    "Tolerância Zero" com relação à violência para garantir tranqüilidade.

  • D.

    mecanismos de controle efetivos, de modo a se evitar burlas.

  • E.

    prioridades claramente definidas e partilhadas.

Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de

Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da

transferência de conhecimentos, algo que Luciana não

conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a

seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos,

identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F).

I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que

sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em

situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida."

II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas

de inferência, de generalização, de resolução de

problemas, de raciocínio por analogia."

III - "A transferência de conhecimentos é um processo

espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo

inibida em sua espontaneidade."

IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são

construídos muito desigualmente e que podemos

favorecer a aquisição de uma competência universal

da transferência que atinja Luciana."

V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação

de tarefas e de situações, de maneira a que possa

exercitar a transferência, negociando com ela um novo

contrato didático."

A seqüência correta é:

  • A.

    I – V ; II – V ; III – V ; IV – F ; V – F

  • B.

    I – V ; II – V ; III – F ; IV – V ; V – V

  • C.

    I – V ; II – V ; III – F ; IV – F ; V – V

  • D.

    I – F ; II – F ; III – V ; IV – F ; V – V

  • E.

    I – F ; II – F ; III – V ; IV – V ; V – F

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  • A.

    uma comunidade de aprendizagem e estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

  • B.

    uma comunidade de aprendizagem e produz conhecimento sobre educação.

  • C.

    um laboratório social em que os alunos recebem o mesmo treinamento que os professores.

  • D.

    a necessidade de revisão radical da formação de professores, testando-os no desempenho de habilidades didáticas.

  • E.

    uma cooperativa de educadores que estabelece uma relação dialética com o conhecimento novo.

Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de

  • A.

    colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas.

  • B.

    opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas.

  • C.

    definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96.

  • D.

    exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.

  • E.

    acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.

Várias explicações vêm sendo buscadas para a ocorrência do fracasso escolar. A situação de Luciana pode ser explicada, por exemplo, pela "indiferença às diferenças", que atribui o fracasso

  • A.

    à herança genética da estudante, provavelmente comprometida por hereditariedade.

  • B.

    à condição econômico-social desfavorável da aluna e de sua família.

  • C.

    à desadaptação da estudante ao ambiente escolar e às suas regras específicas.

  • D.

    ao meio cultural desprovido de estímulos ao estudo no ambiente doméstico.

  • E.

    ao funcionamento do sistema de ensino quanto à forma como trata as diferenças.

Segundo Isabel Alarcão, uma das expressões chaves para a educação, no contexto educativo internacional nesta virada de século, é refletir para

  • A.

    se integrar.

  • B.

    criar.

  • C.

    agir autonomamente.

  • D.

    se adaptar de maneira crítica.

  • E.

    superar condicionamentos sociais.

A missão de educar de forma comprometida com o contexto temporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidade aprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que tem como elemento norteador

  • A.

    a formação continuada de professores, baseada em competências pedagógicas de liderança carismática situadas na ação docente.

  • B.

    a centralidade do currículo, baseado na seqüencialidade, na homogeneidade e na conformidade.

  • C.

    a gestão democrática, mobilizadora dos estilos pessoais e dos modelos hierárquico e pedagógico, instituídos na gênese da comunidade.

  • D.

    o conceito de organização aprendente, que define seus referentes na cultura ministerial.

  • E.

    o projeto educativo como instrumento de construção coletiva, de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.

A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:

  • A.

    socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho

  • B.

    exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória.

  • C.

    monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno.

  • D.

    trabalhos com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimentos e controle de freqüência.

  • E.

    trabalho com pequenos grupos e reorganização nos horários e nos tempos escolares

Segundo Gandin e Gandin, a idéia de Qualidade Total em Educação substitui:

  • A.

    uma concepção tecnicista de planejamento escolar.

  • B.

    uma concepção burocrática de organização escolar.

  • C.

    a idéia de hierarquia na gestão da escola.

  • D.

    a idéia de administração escolar.

  • E.

    a idéia de democratização.

Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas. Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessa menina no contexto escolar, o desafio é

  • A.

    acolher crianças e jovens no contexto regular, favorecendo a socialização e integração com os demais, sem a preocupação com a aprendizagem formal.

  • B.

    comprometer os professores com o trabalho individualizado com crianças e jovens portadores de dificuldades especiais, com adoção de um currículo comportamental mínimo.

  • C.

    qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.

  • D.

    qualificar os professores interdisciplinarmente para atuar com os alunos com dificuldades diversas, acompanhando- os nas experiências educativas e definindo critérios comparativos e seletivos.

  • E.

    qualificar professores de diferentes áreas curriculares para conhecer como os alunos com dificuldades especiais aprendem, promovendo experiências educativas diferenciadas e com modelo de avaliação normativa.

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