Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A preocupação sobre a eficácia das escolas tem origem, segundo Mônica Thurler, em debate no campo educacional ocorrido na década de 1970, cuja principal questão consistia na dúvida sobre o real papel da escola para o desenvolvimento das crianças. Para a autora, são exemplos dessa posição:

  • A.

    as produções de Paulo Freire e as pesquisas no campo do sócio-construtivismo.

  • B. as chamadas teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron e as que defendiam a preponderância do background familiar frente à atuação da escola.
  • C.

    a política educacional do governo militar, que priorizava o investimento na habilitação para o trabalho.

  • D.

    as pesquisas desenvolvidas pelos autores brasileiros que propunham um tratamento crítico-social dos conteúdos escolares.

  • E.

    a defesa da organização escolar por ciclos como fator de melhoria do desempenho escolar.

O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:

  • A.

    tecnicista

  • B.

    moderna.

  • C.

    crítica.

  • D.

    tradicional.

  • E.

    renovada.

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

No Brasil, os usos da informática educativa são inúmeros e, muitos deles, bastante positivos. Sendo assim, o grande salto qualitativo nesse campo já ultrapassou o limite da intencionalidade dos profissionais de ensino, para efetivar-se como uma prática real nas escolas. Um dos fatores que contribuiu muito para esse avanço foi a mudança na formação inicial dos professores ocorrida nas últimas décadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

Na relação educativa a distância, o material didático assume um papel de maior flexibilidade na intervenção didática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em conseqüência, Mônica Thurler defende que a avaliação das escolas deve partir do pressuposto de que

  • A.

    a avaliação produz o consenso em torno dos objetivos educacionais no interior da escola.

  • B.

    todos os objetivos podem ser igualmente avaliados.

  • C.

    a identificação da ineficácia induz à mudança.

  • D.

    a eficácia das escolas não pode ser medida, portanto o próprio conceito de avaliação é "ineficaz".

  • E.

    os instrumentos de avaliação não são aceitos unanimemente.

Acerca das características e tecnologias da educação a distância, julgue os itens seguintes.

Uma das características da educação a distância é a previsão de uma comunicação de mão-dupla.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

  • A.

    as equipes dirigentes das escolas nem sempre lideram a avaliação, os professores não se sentem estimulados e os resultados não geram impacto sobre os salários.

  • B.

    os supervisores de ensino, que deveriam coordenar a avaliação, encontram-se sobrecarregados no final do ano.

  • C.

    a cultura organizacional dos sistemas de ensino, ao reproduzirem as práticas burocráticas, reforça a idéia de que a avaliação da escola deve se dar, fundamentalmente, pela avaliação do desempenho dos alunos.

  • D.

    o conceito e a finalidade da avaliação não estão claros para a escola e inexistem condições adequadas para sua realização, as quais envolveriam um profissional externo capacitado para coordenar tal tarefa.

  • E.

    a avaliação institucional é confundida com a avaliação dos alunos.

Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque

  • A.

    trata-se de trabalho invidual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as diversas dimensões da sexualidade.

  • B.

    realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças

  • C.

    conforma-se aos hábitos legitimados pelos diversos grupos de inserção do aluno e vincula a sexualidade a tabus.

  • D.

    valoriza o "biologismo" em busca de mudanças de comportamento através de informações isoladas.

  • E.

    reproduz a educação realizada no âmbito familiar, com a imposição de valores restritos.

Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta

não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis

que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e

na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do

pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar

com a turma a(o):

I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;

II – direito ao respeito unilateral;

III – direito a uma vida digna;

IV – direito a oportunidades para realizar projetos;

V – zelo pelos valores individualizados.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I, II e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

No ritual das aulas, é ele quem adota o professor; é ele quem direciona o processo pedagógico: o livro didático.

As teorias críticas do currículo analisam a utilização do livro didático como uma prática em que os alunos

  • A.

    dependem dos pais; à aula cabe a função da correção dos exercícios feitos em casa.

  • B.

    interagem entre eles, com o professor e com o conhecimento.

  • C.

    aprendem sozinhos, podendo estabelcer seus próprios ritmos, com ou sem a presença do professor.

  • D.

    têm prazer de realizar as atividades, pois aprendem a estudar com mais facilidade.

  • E.

    ouvem, copiam, fazem os exercícios e falam, somente, quando o professor permite.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...