Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como

  • A.

    representação de uma simbologia africana.

  • B.

    estereótipo de diferentes grupos sociais.

  • C.

    símbolo de aculturação e recriação temporal.

  • D.

    fator de identidade de grupos e indivíduos.

  • E.

    momento de celebração social e cultural do grupo.

No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.

Na formulação dos projetos educacionais, a diversidade, o potencial e as limitações do grupo são aspectos que devem ser levados em consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado

71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como

  • A.

    prática de resistência cultural da herança africana.

  • B.

    celebração da vitória dos mouros contra cristãos.

  • C.

    batida marcante do som da marimba e do atabaque.

  • D.

    culto à Nossa Senhora d'Ajuda e Bom Sucesso.

  • E.

    levantamento do mastro para São Benedito.

No que se refere a projetos educacionais, julgue os próximos itens.

A elaboração coletiva de projetos educacionais favorece o desenvolvimento de capacidades relacionadas à tomada de decisões, comunicação interpessoal, formulação e resolução de problemas do cotidiano escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção

  • A.

    à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.

  • B.

    às representações do ciclo de vida da espécie humana.

  • C.

    aos cuidados como os filhotes dos animais mamíferos.

  • D.

    aos hábitos de utilização dos recursos materiais.

  • E.

    aos padrões de cultivo de cereais em ambientes naturais.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

Na sociedade brasileira — considerada sua diversidade cultural —, espera-se que as metodologias de ensino privilegiem o maior número possível de conteúdos, potencializando capacidades para intervir e responder aos problemas reais do cotidiano das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de

  • A.

    equilíbrio global.

  • B.

    fluxo da natureza.

  • C.

    qualidade de vida.

  • D.

    saneamento básico.

  • E.

    diversidade ambiental.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

As metodologias de ensino têm por base um modelo conceitual que se fundamenta em uma concepção de homem e de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de

  • A.

    desenvolvimento sustentável.

  • B.

    instalação de ecobarreiras.

  • C.

    dragagem de canais.

  • D.

    lixo flutuante.

  • E.

    fim das enchentes.

Com relação a metodologias de ensino, julgue os itens subseqüentes.

Uma das concepções teóricas define metodologias de ensino como sendo conjuntos organizados de procedimentos didáticos que visam à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...