Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a

  • A.

    anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.

  • B.

    identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.

  • C.

    elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.

  • D.

    escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.

  • E.

    previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Com base nesse depoimento, a mãe do estudante demonstra clara compreensão sobre a proposta de educação prevista pela LDB vigente, no que diz respeito ao atendimento das necessidades básicas de aprendizagem dos adolescentes empobrecidos, para enfrentarem o mundo contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:

  • A.

    identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.

  • B.

    sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.

  • C.

    tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.

  • D.

    atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.

  • E.

    Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.

"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."

Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.

  • A.

    O professor, fundamentado na sua competência, é o vértice da relação ensino/aprendizagem.

  • B.

    A base da relação ensino/aprendizagem é o próprio aluno, cujo interesse norteia o processo.

  • C.

    Em História, mais importante do que "cumprir o programa", é provocar o exercício da crítica, porque o objetivo da disciplina é a formação de questionadores do processo social e não de acomodados às estruturas existentes.

  • D.

    Além do livro didático, do quadro de giz e de outros recursos, inclusive eletrônicos, o ensino da História deve ser lúdico e teatral, para que se produza no aluno a absorção do conhecimento, mais do que o aprender.

  • E.

    Professor e aluno não são iguais nem opostos e devem aproveitar suas diversidades em função do objetivo comum: a reflexão colaborativa em sala de aula, que produza efeitos para além de seus limites.

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Em conformidade com a legislação educacional vigente, cabe à educação básica capacitar profissionalmente os adolescentes, principalmente aqueles das classes desfavorecidas, a exemplo do estudante depoente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre

  • A.

    deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.

  • B.

    formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.

  • C.

    aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.

  • D.

    movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.

  • E.

    atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

De acordo com esse estudante, o papel da escola coincide com a proposta orientada pelos PCN.

  • C. Certo
  • E. Errado

O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002

pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,

em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,

é o município que detém a maior área de mata original.

(www.sosmataatlantica.org.br).

Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental

promoveu uma discussão com os alunos, a partir do

estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre

Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram

que a relação afetiva e singular que a população local estabelece

com Ilhabela é de

  • A.

    descaracterização.

  • B.

    consumismo.

  • C.

    conservação.

  • D.

    recuperação.

  • E.

    degradação.

A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno.

A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno

  • A.

    aprenda a aprender.

  • B.

    aprenda a ser.

  • C.

    aprenda a ter.

  • D.

    aprenda a perceber-se.

  • E.

    aprenda a memorizar.

Quanto à educação e à diversidade de contextos culturais, julgue o item a seguir.

A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a eqüidade, para que todos os alunos possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...