Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  • A.

    as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.

  • B.

    as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória

  • C.

    as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.

  • D.

    as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.

  • E.

    as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.

Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras.

De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a

  • A.

    inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores.

  • B.

    organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação.

  • C.

    disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento.

  • D.

    condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola.

  • E.

    possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola.

No que diz respeito à Antropologia e à Educação, julgue o próximo item.

Antropologia e Educação têm como centro da reflexão o homem e sua natureza humana, e como condição e produto dessa natureza, a capacidade de criar símbolos nos processos de interação com o meio e com o outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar

  • A.

    diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.

  • B.

    teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.

  • C.

    fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.

  • D.

    relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.

  • E.

    a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.

Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu.

Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do

  • A.

    conteúdo a ser escolhido pela Equipe Técnica da Escola, a partir do referencial teórico adotado pelos professores.

  • B.

    método, para a seleção e organização dos conteúdos.

  • C.

    diagnóstico, na definição da proposta pedagógica.

  • D.

    planejamento, como direção do processo didático.

  • E.

    levantamento do universo cultural da comunidade, para que a escola não exija demais dos alunos.

Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

Para a psicologia histórico-cultural, a educação está diretamente relacionada à instrumentalização teórica dos adolescentes, pois os conteúdos correspondem à experiência imediata por eles vivenciada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando

  • A.

    comparar as informações e as perspectivas diferentes sobre as festas tradicionais do mês de maio naquela região.

  • B.

    diferenciar profissões, divisão de trabalho e atividades, na congada, entre idades e sexos ao longo do tempo.

  • C.

    levantar diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais na localidade, que se realizam no coletivo

  • D.

    reconhecer a importância das músicas e danças de antigamente para a Festa de São Benedito na comunidade de Ilhabela.

  • E.

    identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.

Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais.

Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os

  • A.

    desentendimentos entre aqueles que planejam e os que executam o currículo na escola.

  • B.

    problemas de infraestrutura que a escola encontra para viabilizar a ação educativa.

  • C.

    desacordos provocados pelas diferentes concepções de educação presentes na escola.

  • D.

    interesses particulares das classes e grupos dominantes.

  • E.

    métodos de ensino desenvolvidos pelos educadores de uma escola.

Acerca da psicologia da educação e teorias da aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria sociointeracionista, o trabalho em grupo tem como objetivo o desenvolvimento da autocrítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:

caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"

Com estes destaques, os alunos devem concluir que

  • A.

    a paisagem de Sampa se descaracterizou por causa do Trem das Onze.

  • B.

    as paisagens urbanas se diferenciam nos espaços geográficos rurais.

  • C.

    as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

  • D.

    o Trem das Onze impediu a comunicação entre o urbano e o rural.

  • E.

    de arraial a locomotiva do país, bastou meio século para o caipira ficar moderno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...