Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

  • A.

    diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.

  • B.

    introduz a participação dos cidadãos nas políticas sociais reivindicatórias, buscando relações não hierarquizadas.

  • C.

    atende às demandas sociais envolvendo paritariamente o Estado e a sociedade na busca de soluções para os problemas.

  • D.

    distribui competências e articulações entre diversos níveis de governo sem qualquer intervenção da sociedade.

  • E.

    aproxima a sociedade civil do Estado, possibilitando uma prestação de serviços equânime e universal.

Na organização curricular, as tendências progressistas, anti-autoritárias e liberais, contrárias, portanto, à visão clássica, enfatizam a

  • A.

    aquisição de conhecimentos úteis no mercado de trabalho.

  • B.

    aquisição de conhecimentos úteis no mercado de trabalho.

  • C.

    transmissão do conhecimento científico.

  • D.

    racionalidade na organização do conhecimento.

  • E.

    experiência, a participação e a criatividade.

A respeito de educação e cidadania, julgue os itens seguintes.

São objetivos da educação infantil: desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo, o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de

  • A.

    fronteira, distância e tempo.

  • B.

    vizinhança, transformação e forma.

  • C.

    população, historicidade e natureza.

  • D.

    sociedade, identidade e extensão.

  • E.

    localização, proporção e perspectiva.

Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer.

Nessa concepção, a escola deveria

  • A.

    favorecer oportunidades amplas e desafiadoras na construção do conhecimento.

  • B.

    organizar seu currículo, baseando-se fundamentalmente no conhecimento e na cultura dos alunos.

  • C.

    apresentar, ao educando, apenas os saberes universais.

  • D.

    ensinar o saber elaborado e validado pela ciência.

  • E.

    evitar que o currículo incorpore a discussão dos conhecimentos do senso comum.

A respeito de educação e cidadania, julgue os itens seguintes.

Com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as escolas de ensino fundamental passaram a oferecer disciplinas para ajudar crianças e jovens a compreenderem a cidadania, por meio da participação individual, do exercício de deveres políticos e do respeito aos símbolos culturais brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

  • A.

    utilização das malhas urbanas paulistas.

  • B.

    construção de um espaço representativo.

  • C.

    experimentação de instrumentos de desenho.

  • D.

    exploração das propriedades das formas geométricas.

  • E.

    percepção de semelhanças e diferenças entre figuras.

Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a

  • A. discordância.
  • B. discriminação.
  • C. incorreção.
  • D. dúvida.
  • E. crítica.

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva da educação como fator de transformação social, o papel essencial da escola, ao organizar a proposta pedagógica, é o de transformar a vivência do aluno em conteúdos escolares para garantir uma aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a

  • A.

    incentivar os alunos para, em seguida, ensinar o sistema de numeração decimal de forma suave

  • B.

    impedir conflitos cognitivos em crianças pequenas acerca da série numérica convencional

  • C.

    controlar o traçado dos algarismos de modo a evitar problemas de inversão na escrita autônoma.

  • D.

    restringir a aprendizagem da numeração às ordens das unidades, dezenas e centenas.

  • E.

    disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para "andar" entre os números.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...