Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...

Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao

  • A.

    desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.

  • B.

    distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.

  • C.

    baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.

  • D.

    descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.

  • E.

    não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.

A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma

  • A.

    prática que procura reproduzir a hierarquia dos conhecimentos existentes nas disciplinas.

  • B.

    metodologia que consegue dar sentido à existência do conjunto das disciplinas de um currículo.

  • C.

    prática permanente de organização do currículo de forma menos fragmentada.

  • D.

    direção para as dificuldades de aprendizagem resultantes da não ordenação de conteúdos.

  • E.

    concepção de organização do trabalho disciplinar numa grade de conteúdos.

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

Para o autor desse texto, uma das tarefas da educação é propiciar aos indivíduos a internalização de normas, regras e convenções sociais estabelecidas pela sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Texto I pode ser usado pelo professor para, através da comparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidade de medida de

  • A.

    comprimento.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    temperatura.

  • D.

    massa.

  • E.

    superfície.

A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...

As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido

  • A.

    estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.

  • B.

    e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.

  • C.

    o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.

  • D.

    o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.

  • E.

    o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.

As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.

De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é

  • A.

    resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.

  • B.

    produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.

  • C.

    realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.

  • D.

    estruturada por valores consensuais da sociedade.

  • E.

    organizada por um conjunto de decisões técnicas.

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

A educação é equivalente à socialização, mas só alcançará seus objetivos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade define como condições necessárias a sua manutenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,

uma professora de 1a série propôs a construção

de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.

Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram

a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem

nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas

são atividades significativas porque aproximam as crianças

da aprendizagem de:

I - operações;

II - números;

III - formas e espaço;

IV - unidades de tempo.

Estão corretos os elementos:

  • A.

    II e III, apenas

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

A respeito da história da educação, julgue o item abaixo.

Há entre o sistema de ensino elementar para crianças e a educação de jovens e adultos uma grande uniformidade, na primeira metade do século XX, em relação aos esforços envidados para a expansão do atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes de

uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de

ditado, apareceram estes:

31000500206 - 300050026 - 35206

Tais escritos resultam de

  • A.

    reduções da escrita numérica convencional.

  • B.

    desconhecimento dos números naturais pelos alunos.

  • C.

    correspondência com a numeração falada.

  • D.

    erros na condução do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    sistematização insuficiente dos conteúdos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...