Questões de Pedagogia

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Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

  • A.

    propiciar um ambiente acolhedor para que possa interferir no desenvolvimento correto das atividades escolares.

  • B.

    manter bom relacionamento entre os educadores sem se desviar do projeto de acompanhamento às escolas.

  • C.

    promover um ambiente participativo na escola para melhor exercer o controle das atividades realizadas.

  • D.

    procurar ser solidária com as dificuldades encontradas na gestão escolar, mantendo o planejamento elaborado pelos técnicos.

  • E.

    construir-se na ação coletiva da escola, participando da reconstrução crítica da realidade educacional.

Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas calorias há em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesma turma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram os seguintes registros numéricos:

I - 40 x 5 + 4 x 5

II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4

III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44

IV - 44 x 5

Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam

que os registros

  • A.

    I e II são representações de um enunciado do tipo "igualamento".

  • B.

    I e IV interrompem a tentativa de adição parcial dos elementos.

  • C.

    II e III revelam uma compreensão insuficiente do enunciado.

  • D.

    I, II e III mostram uma desintegração das informações do enunciado

  • E.

    I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.

A discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos.

Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar

  • A.

    requer a utilização de métodos modernos adequados à realidade atual dos educandos.

  • B.

    é um processo que se efetiva independentemente da escolha de métodos.

  • C.

    pressupõe a opção por uma educação libertadora.

  • D.

    depende, fundamentalmente, do compromisso político do educador.

  • E.

    exige o conhecimento dos processos de aprendizagem anteriormente à adoção de métodos.

As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.

As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na

  • A.

    aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento cultural humano.

  • B.

    aceitação do déficit cultural existente em alunos das camadas mais pobres da população.

  • C.

    inclusão dos saberes universais visando a superação da deficiência cultural africana.

  • D.

    compreensão cultural, na experiência e nos caminhos para o conhecimento do mundo.

  • E.

    obtenção do conhecimento oficial como direito de todos.

No Texto I, os números racionais são usados para representar quantidades relacionadas a

  • A.

    gordura.

  • B.

    caloria.

  • C.

    fonte.

  • D.

    unidade.

  • E.

    porcentagem.

Quanto ao tratamento da informação, o Texto I é exemplo de

  • A.

    encarte.

  • B.

    gráfico.

  • C.

    anúncio.

  • D.

    tabela.

  • E.

    módulo.

De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração, o trabalho didático pressupõe

  • A.

    explicitar o valor dos algarismos em termos de centenas, dezenas e unidades.

  • B.

    apresentar os algoritmos convencionais das operações com números naturais.

  • C.

    usar a numeração escrita para produzir e interpretar escritas numéricas.

  • D.

    introduzir a história da Matemática desde a antigüidade.

  • E.

    apoiar-se em concretizações externas ao sistema como o ábaco.

  • A.

    valorizar as diferentes variedades lingüísticas privilegiadas, incluindo os registros de fala diferenciados.

  • B.

    criar, em sua sala de aula, um ambiente favorável ao respeito a outras formas de expressão oral

  • C.

    ensinar ao aluno os usos corretos da língua, adequados nas diferentes situações comunicativas.

  • D.

    tentar corrigir o aluno porque sua fala não coincidia com a variedade lingüística de prestígio social.

  • E.

    intervir adequadamente, corrigindo de forma precisa o erro do aluno na sua intenção comunicativa oral.

Em uma escola do ensino médio, professores se reuniram para planejar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como parte integrante da nova proposta pedagógica, que até então era restrita à realização, pelos alunos, de provas e testes, elaborados isolada e individualmente pelos professores.

O coordenador pedagógico lançou a idéia de que a nova proposta de avaliação da aprendizagem deveria estar ancorada com a LDB vigente, voltada para a formação do cidadão com inserção social crítica. Com isso, a avaliação não poderia ser realizada apenas por meio de provas, tendo de incluir outros procedimentos que possibilitassem avaliar o que o aluno aprendeu ou não, bem como comprometer os alunos com o processo de aprendizagem, por meio do instrumento de autoavaliação.

Diante da explanação, a professora de língua portuguesa pediu a palavra e disse que não estava entendendo muito bem a colocação da coordenadora, mas conseguiu compreender que a preocupação da escola agora era não reprovar os alunos. Disse, ainda: “se eu não tiver mais como reprovar, como vou conseguir que meus alunos se interessem por português, participem das atividades, leiam livros literários e façam as tarefas, se eles é que vão se auto-avaliar? Com certeza eles não vão se reprovar.”

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens que se

O depoimento da professora em questão expressa reações de medo, insegurança e resistência à mudança na cultura da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

  • A.

    em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.

  • B.

    antes de qualquer nova situação de ensino deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar no objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino

  • C.

    o conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.

  • D.

    a natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.

  • E.

    todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

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