Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva da teoria behaviorista,

  • A.

    Skinner ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e na predição das relações entre estímulos e respostas.

  • B.

    a educação é fator fundamental para a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica.

  • C. o aluno é o sujeito da educação.
  • D.

    a estrutura do pensar do aluno é condicionada pela contradição vivida na situação concreta em que se forma.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, que procura informar ao professor o que foi aprendido pelo estudante e informar ao estudante quais seus avanços, dificuldades e possibilidades. Dentre outros propósitos que essa etapa do processo ensinoaprendizagem ainda pode estabelecer, destaca-se: Coloque ao lado de cada afirmativa "V" para as verdadeiras ou "F" para as falsas

( ) possibilitar a equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas.

( ) encaminhar o professor para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.

( ) orientar o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda.

( ) constituir o momento final do processo de ensino já que a avaliação é efetuada ao final de um período de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    V, V, V, F

  • D.

    F, F, V, V

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O grupo é um espaço privilegiado da convivência dos jovens com seus pares. Nele, eles aprendem a mediar conflitos, a construir consensos e a enfatizar a competitividade de modo a vivenciar relações de cooperação e de solidariedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma teoria de aprendizagem é uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes.

Acerca do tema abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria de Piaget é uma teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual a aprendizagem não é um conceito central.

  • B.

    Construtivismo é sinônimo de aprendizagem por descoberta.

  • C.

    Apenas por estar manipulando coisas, o aluno já está construindo.

  • D. O construtivismo é um método.

No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.

Os métodos de ensino apresentam uma plasticidade maior que os métodos científicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que

  • A.

    é normal haver reprovações, embora os professores não precisem ser exigentes.

  • B.

    os professores estão reproduzindo um modelo de disciplinamento social.

  • C.

    este tipo de atitude é necessário para que o aluno se sinta na responsabilidade de estudar.

  • D.

    a avaliação é um processo natural que seleciona os que sabem dos que não sabem.

  • E.

    é uma ação pedagógica que não deixa de ser educativa para alunos e professores.

Em uma comunidade de periferia, a escola pública local se associou à associação de moradores e a uma ONG com o objetivo de desenvolver um projeto pedagógico voltado para o fortalecimento da ação empreendedora dos jovens na construção da cidadania.

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A elaboração de projetos pedagógicos deve respeitar os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade humana, bem como a formação integral do educando, entre outros princípio.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Lúdico, criança, lazer, escola. São essas as palavras centrais deste livro. (...) Para mim, o reconhecimento dessa relação de interdependência exige uma nova pedagogia, embasadora de uma nova prática educativa e realimentada através dessa própria prática, considerando as possibilidades do lazer como canal viável de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola. (...) Procurarei defender, assumindo todos os riscos que isso possa significar, a dimensão "utópica" da pedagogia da animação, fundada no lúdico, do jogo, da festa, do brinquedo – do lazer, inclusive como crítica ao antilazer que se manifesta hoje, na nossa sociedade, dominada pelos critérios da utilidade e produtividade" In: Nélson Carvalho Marcellino, Pedagogia da Animação. O autor, anteriormente citado, reflete sobre as relações lazer-escola-processo educativo e a vinculação entre o lúdico e a educação. Apresenta razões para a escola valorizar as brincadeiras infantis, como

  • A.

    seu aproveitamento com bons resultados na educação escolar, em face das suas imensas possibilidades de beneficiar o processo ensino/aprendizagem, mormente quando se educa para o amanhã previsível de uma sociedade já estruturada.

  • B.

    suas possibilidades de contrabalançar a unilateralidade da formação das novas gerações, precocemente induzidas à especialização profissional, que lhes amplia a perspectiva de vida e lhes facilita a adaptação a um mundo de trabalho em constante mutação.

  • C.

    seu emprego na chamada educação compensatória, que nas últimas duas décadas vem procurando minorar as dificuldades escolares de crianças oriundas de meios muito carentes.

  • D.

    valorização da cultura da criança, e não instrumentalizá-la para "facilitar" o inculcamento de uma cultura pretensamente superior.

  • E.

    possibilita adaptar a criança ao mundo como já está dado, pronto e estabelecido. Seu livro é um manual de atividades recreativas para professores que compreendem a importância das atividades lúdicas.

 

Dos passos que sintetizam o processo pedagógico da Pedagogia Libertadora mencionada no texto, o primeiro corresponde

  • A. à pesquisa.
  • B. aos temas geradores.
  • C. à problematização.
  • D. à conscientização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...