Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.

II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.

III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica.

IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa II é verdadeira.

Fortalecer mecanismos de desenvolvimento profissional nas carreiras, estimulando a manutenção de servidores no serviço público e valorizando a progressão nas carreiras.

  • A. Balancete do último trimestre do fundo.
  • B. Cópia da Lei Orçamentária Anual (LOA).
  • C. Cópia da última ata de reunião ordinária.
  • D. Cópia da lei de criação do fundo e de sua regulamentação.
  • E. Cópia da ata que aprova o envio dos documentos à CIB.

O dever do Estado com a Educação Escolar pública ocorrerá a partir da garantia de:

  • A. Atendimento gratuito exclusivamente para crianças que frequentam creches.
  • B. Atendimento de educação especial gratuita unicamente para os educandos com deficiência física.
  • C. O ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • D. Vaga na escola pública, apenas para a educação infantil, o mais próximo da residência da criança.
  • E. Atendimento no ensino fundamental por meio de programas suplementares somente de material didático e transporte.

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos matriculados em classes comuns de ensino regular e que tiverem matrícula concomitante no atendimento educacional especializado não devem ser contabilizados duplamente no âmbito do FUNDEB.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. O foco do Programa Ensino Médio Inovador é o estabelecimento de mudanças nas escolas públicas de ensino médio nacionais, excetuando-se aquelas cujo ensino seja profissionalizante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. As proposições curriculares do Programa Ensino Médio Inovador incluem a possibilidade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária total do curso em atividades optativas a serem escolhidas pelas próprias escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. A organização do ensino médio de forma integrada — trabalho, ciência e cultura — implica a necessidade de uma base unitária que assente as possibilidades diversas das formações específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

  • A. a educação pode ser um instrumento revelador de contradições, pois tanto se apóia na reprodução de determinado sistema social como também alavanca elementos geradores de transformação.
  • B. a escola é um espaço social que aceita que as crianças que estão fora dela vão para o mercado de trabalho buscando qualificar-se antes do tempo previsto para alcançar qualquer primeiro emprego e subemprego.
  • C. a perspectiva de vida dos menores infratores dependerá de melhor educação escolarizada que valoriza a família e a cultura local para melhor reintegrá-los na sociedade.
  • D. a economia equilibrada integra e incorpora os brasileiros para a eficácia do sistema socioeconômico como mediação básica para a vida social de toda a comunidade e a valorização do capitalismo.
  • E. a sociedade necessita de maior e crescente produtividade, competividade e lucratividade tendo em conta o mercado consumidor que integra e transforma o mundo em uma aldeia mais humanitária e igualitária.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

  • A. Trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada.
  • B. Reconhecer a sala de aula como um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos.
  • C. Desenvolver atividades contidas no livro didático, propondo modelos de trabalho que sigam o conteúdo curricular.
  • D. Colocar o aluno frente a situações novas e desafiadoras.

Os problemas da educação escolar são inúmeros. Pode-se destacar aquele relativo à desmotivação quando o professor não consegue despertar o interesse do aluno para o trabalho desenvolvido em sala. O contexto em que se situa essa questão é:

  • A. construção do conhecimento
  • B. estrutura pedagógica
  • C. estrutura social
  • D. sistema de ensino
  • E. estrutura da escola
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