Questões sobre Legislação da Educação

Lista completa de Questões sobre Legislação da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a BNCC, um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que:

    A) Os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem.

    B) A sociedade é manipulada pelos governantes.

    C) Os indivíduos agem de acordo com a história da região.

    D) A sociedade age em conjunto.

    E) Há uma grande uniformidade de sujeitos e histórias.

De acordo com o art. 15 § 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, entre os componentes curriculares temos as artes visuais, o teatro e a dança, como conteúdo obrigatório. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo também constitui conteúdo obrigatório, porém, não exclusivo do componente curricular arte:

    A) Pintura.

    B) Música.

    C) Experiência.

    D) Expressão corporal.

O autismo refere-se a um grupo de transtornos caracterizados por uma tríade de prejuízos qualitativos. É um transtorno com perturbações significativas no desenvolvimento do sujeito e começa a manifestar-se antes dos três anos de idade, caracterizada na:

    A) Interação social, a comunicação e a comportamentos, que poderão variar em menor ou maior agravo para a criança que apresente comportamentos restritivos, repetitivos e estereotipados

    B) Interação social, a comunicação e a comportamentos, que poderão apresentar em menor ou maior agravo para a criança que apresente comportamentos agressivos, incerto e mutável.

    C) Interação pessoal, a gestos e a comportamentos, que poderão variar em maior agravo para a criança que apresente comportamentos duvidoso, ocasionais e estereotipados.

    D) Interação pessoal, a comportamentos, que poderão variar em menor agravo para a criança que apresente comportamentos restritivos, contingentes e estereotipados.

No art. 39 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96) normatiza que a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. De formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. De educação profissional técnica de nível médio.
III. De educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Todas as afirmativas estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas a afirmativa III está correta.

    D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96) em seu art. 37, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Um dos exames a que se refere este artigo realizar-se-ão é:

    A) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.

    B) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezesseis anos.

    C) No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezessete anos.

    D) No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezenove anos.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ao longo da educação básica na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, os alunos devem desenvolver quantas competências gerais?

    A) 8 (oito).

    B) 10 (dez).

    C) 12 (doze).

    D) 6 (seis).

Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa do ensino fundamental – anos iniciais), o ensino religioso deve atender os seguintes objetivos:

I.Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
II.Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
III.Sintetizar competências e habilidades entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o idealismo, de acordo com a Constituição Federal.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas a afirmativa III está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O artigo 26, inciso 3º da LDB diz que: “A educação física, integrada à _____ da escola, é componente curricular _______ da educação básica...” Marque a alternativa com as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Organização curricular –facultativo.

    B) Atividade – obrigatório.

    C) Proposta pedagógica – obrigatório

    D) Rotina – obrigatório

    E) Proposta pedagógica – facultativo.

De acordo com a BNCC e em relação ao eixo Dimensão intercultural, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): ( ) A proposição do eixo Dimensão intercultural nasce da compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade contemporânea, estão em contínuo processo de interação e (re)construção. ( ) Diferentes grupos de pessoas, com interesses, agendas e repertórios linguísticos e culturais diversos, vivenciam, em seus contatos e fluxos interacionais, processos de constituição de identidades abertas e plurais. ( ) Aprender inglês implica problematizar os diferentes papéis da própria língua inglesa no mundo, seus valores, seu alcance e seus efeitos nas relações entre diferentes pessoas e povos, tanto na sociedade contemporânea quanto em uma perspectiva histórica. ( ) Envolve as práticas de linguagem em situações de uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala). Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, F

    B) V, V, F, V

    C) F, V, V, F

    D) V, F, V, V

    E) V, V, F, F

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva I está correta.

    B) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...