Questões de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão pública democrática sintonizada com o planejamento estratégico possui alguns traços específicos. Um deles é a descentralização, que não pode ser confundida com a desconcentração. Para Teixeira (2009: 10-11):

I – Na descentralização há uma tentativa de democratização das decisões de interesse coletivo.

II – Há desconcentração quando responsabilidades são delegadas a instâncias estaduais e municipais, sem que sejam descentralizados os recursos necessários.

III – Há descentralização quando responsabilidades são delegadas a instâncias estaduais e municipais, sem que sejam desconcentrados os recursos necessários.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente II;
  • B. somente III;
  • C. somente I e II;
  • D. somente I e III;
  • E. I, II e III.

Atualmente, as relações prolongadas de parceria com organizações sociais (OS) para a realização de atividades de interesse público nas áreas de prestação de serviços sociais diretamente aos cidadãos, possuem diferentes características, EXCETO aquela na qual:

  • A. a comissão de acompanhamento é instituída para monitorar o desempenho e os resultados;
  • B. a fiscalização pelo poder público se dá por meio de relatório de execução e prestação de contas;
  • C. o contrato de gestão é o instrumento contratual em que governo e OS negociam metas de desempenho e resultados esperados;
  • D. o convênio é o mecanismo contratual adotado visando mútua colaboração sem prever remuneração ou registro no SICONV;
  • E. o instrumento celebrado contemple obrigações, prazos, metas e indicadores de execução relativos aos serviços.

Os primeiros anos da reforma do Estado que visou a implementação do modelo gerencial no Brasil foram marcados por diversos pontos positivos e negativos.

Dentre os pontos abaixo, destaca-se como ponto positivo aquele no qual reconhece-se que:

  • A. ocorreu centrali ação do processo decisório, sem o estímulo a elaboração de instituições políticas mais abertas à participação social;
  • B. observou-se maior ênfase nas dimensões estruturais em detrimento das dimensões sociais e políticas da gestão;
  • C. centrou-se na implementação de modelo de reforma e gestão pública criados em outros países e, em grande parte, estranhos ao contexto nacional;
  • D. realizou-se a reforma a despeito do cenário socioeconômico e dos acontecimentos políticos, tendo impacto limitado no campo substantivo e social;
  • E. apresentou-se com maior clareza a organização do aparelho do Estado e dos objetivos e métodos de gestão.

Os princípios básicos de governança corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A. Transparência
  • B. Responsabilidade civil
  • C. Equidade
  • D. Prestação de contas
  • E. Responsabilidade corporativa.

Com relação à Teoria da Agência, assinale a afirmativa correta.

  • A. A delegação para que alguém exerça o poder em nome de outrem cria o conflito de agência.
  • B. A teoria da agência surgiu para explicar as relações conflituosas entre os proprietários.
  • C. O contrato estabelecido entre proprietário e administrador cria a figura do agente perfeito.
  • D. A teoria da agência se baseia na crença de que não há agente perfeito nem contrato completo.
  • E. A estrutura da propriedade e a imperfeição das informações são a base da teoria da agência.

Os modelos de governança preconizados devem agregar elementos que visem garantir aos interessados (stakeholders) uma gestão organizacional com equidade (fairness), transparência (disclosure) e responsabilidade pelos resultados (accountability) num ambiente de cumprimento às normas (compliance). Com relação à função compliance, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Complementa as funções da auditoria interna mantendo a sua independência e sem gerar superposição de funções.

( ) “Estar em compliance” significa seguir as leis e normas para o setor, independentemente dos regulamentos internos de cada instituição.

( ) A perda de reputação por ações com impacto negativo para stakeholders caracteriza um elemento de “risco de compliance”.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e F.
  • B. V, V e V.
  • C. V, F e V.
  • D. F, F e V.
  • E. F, V e F.

Analise o trecho a seguir:

“Neste novo cenário as redes de políticas públicas se auto-organizam. Trocando em miúdos, auto-organização quer dizer que as redes são autônomas e autogovernáveis, elas se desvinculam da liderança governamental, desenvolvem suas próprias políticas e moldam seus ambientes” R. A. W. Rhodes (1997:52)

O autor está abordando a transição de um modelo de gestão das políticas públicas para aquele centrado no conceito de:

  • A. Gerencialismo;
  • B. Accountability;
  • C. Responsabilização;
  • D. Privatização;
  • E. Governança.

Há autores que afirmam que o exercício do Accountability não é fácil e apontam um conjunto de desafios para o seu pleno desenvolvimento no Brasil.

É INCORRETO afirmar que esse desafio envolve:

  • A. ausência de princípios, regras e normas que balizem a ação responsável e a conduta transparente do agente público;
  • B. mudanças quanto à celeridade dos processos, principalmente, envolvendo os casos de corrupção nas diferentes esferas;
  • C. dificuldades na integração da ação de diferentes organizações em torno do controle e responsabilização;
  • D. empecilhos nos processos democráticos de decisão quanto à implementação e avaliação das políticas públicas;
  • E. limitações ao real fortalecimento institucional dos municípios visando a melhorias na prestação de contas.

Enquanto alguns dicionários sequer incluem a palavra privatização em suas páginas, no cotidiano da vida pública essa palavra está cada vez mais em alta. Trata-se de um conceito amplo, que abrange todas as medidas adotadas para diminuir o tamanho do Estado, dentre elas a celebração de acordos de variados tipos para buscar a colaboração do setor privado, como, por exemplo, os convênios e os contratos de obras e prestação de serviços.

Essa medida é conhecida como:

  • A. desregulação;
  • B. desmonopolização;
  • C. desnacionalização;
  • D. concessão de serviços públicos;
  • E. contracting out ou terceirização.

A gestão social de políticas públicas é o conjunto de processos sociais em que a ação gerencial se desenvolve por meio da interação negociada entre os atores sociais. O processo democrático exige cada vez mais a participação dos vários segmentos da sociedade – governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e a própria população.

Todos os cidadãos têm direitos constitucionais a determinados serviços públicos, principalmente, à saúde, à educação e à promoção social. O Estado pode intervir na sociedade através de diferentes formas ideológicas, incorporando os direitos sociais. A forma que parece mais adequada ao conceito de gestão social é a Universalista, que:

  • A. tem como ideologia a regulação do mercado de trabalho, fazendo com que as pessoas se associem a organizações de assistência social, sendo gerida e financiada por capitalistas, protegendo o mercado de trabalho. Além disso, não se circunscreve apenas ao universo dos trabalhadores – empregadores e Estado também participam;
  • B. pretende elevar determinados segmentos da população da condição de meros recebedores dos favores do Estado, dando assistência aos mais necessitados;
  • C. presta assistência social a todos, independente de seus direitos à proteção, classe social e colocação no mercado de trabalho, pressupondo o fortalecimento dos laços de solidariedade e a participação efetiva não só do Estado, mas também de segmentos organizados da sociedade no financiamento, formulação, implementação e avaliação da política pública;
  • D. tem como características ser suprida pelo Estado e, também, por entidades religiosas, obras de caridade e entidades sem fins lucrativos; atingir somente determinados segmentos da população, mitigando suas necessidades; e ser uma dádiva, uma concessão, uma esmola, já que não há reivindicação;
  • E. assume como premissa que todos os membros da sociedade estão engajados no mercado de trabalho, o que dificulta o seu processo de implementação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...