Questões sobre Administração empreendedora

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Acerca de gestão estratégica, julgue os itens a seguir. Um dos objetivos para a implantação do balanced scorecard em uma empresa é a criação de indicadores estratégicos nos processos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão estratégica, julgue os itens a seguir. De acordo com o planejamento estratégico, os erros ocorridos no desenvolvimento de um produto são descartados assim que detectados, o que agiliza o desenvolvimento de novo produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para um melhor atendimento ao mercado consumidor, visando a satisfação do cliente, é muito importante que as empresas que possuam setores produtivos tenham conhecimento sobre qual é a sua capacidade de produção. Esta informação é muito importante para a realização do planejamento sobre a compra com fornecedores, armazenamento, atendimento aos clientes etc. De acordo com o exposto, analise a afirmativa apresentada a seguir.

“A empresa CAR‐PEÇAS, especializada na produção de peças automotivas, pretende realizar um planejamento de sua capacidade mensal de produção. Considerando que a empresa funciona 22 dias úteis (em um mês com 30 dias) e com dois turnos de trabalho de sete horas cada um e, ainda, que a linha de produção possui uma capacidade produtiva de 120 unidades/hora. Através desses dados é correto afirmar que a capacidade instalada é de ________ e a capacidade disponível é de ________ utensílios plásticos/mês.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. 57.450 / 13.900
  • B. 83.200 / 17.770
  • C. 39.330 / 23.854
  • D. 86.400 / 36.960

Um dos grandes desafios do administrador é criar formas para motivar as pessoas. Funcionários motivados são mais comprometidos com os objetivos organizacionais e apresentam‐se mais propensos à produtividade e à criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, para que o processo de “motivar pessoas” alcance resultados satisfatórios é preciso conhecer as pessoas, quais são as suas necessidades e objetivos organizacionais e, ainda, estudar as diversas teorias sobre a motivação. A teoria de McClelland ou “Teoria das Necessidades Aprendidas” enfatiza que as necessidades humanas são aprendidas e adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas, reunindo‐as em três necessidades básicas. A seguir, relacione adequadamente as necessidades básicas às suas respectivas definições.

1. Necessidade de realização.

2. Necessidade de poder.

3. Necessidade de afiliação.

( ) É o desejo de controlar os outros, de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Esta necessidade leva as pessoas a influenciar as outras e vencê‐las pela argumentação. Isto pode ser negativo quando se tenta dominar e submeter as outras pessoas ou pode ser positivo, quando se tenta um comportamento persuasivo e inspirador.

( ) É o desejo de interação social, de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.

( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. A pessoa que possui essa necessidade gosta de ter responsabilidade, traça metas próprias, assume riscos calculados e deseja a retroalimentação de seu próprio desempenho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 1, 2.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 1, 3, 2.

A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Caso a UNICA tenha definido que “todos os seus cursos sejam avaliados com nota máxima até 2020”, então esta definição estabelece sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações atuais situam-se em um cenário de relações de negócios global, onde a sustentabilidade, a qualidade e a excelência são elementos-chave para a manutenção da competitividade.

Nessa perspectiva, a consolidação da vantagem competitiva está diretamente relacionada ao Modelo de Gestão adotado, que deve considerar todos os fatores necessários para transformar metas e objetivos em ações que permitam alcançar resultados tangíveis e mensuráveis.

O Modelo de Gestão que está sendo sugestionado é

  • A. Gestão Empreendedora.
  • B. Gestão do Conhecimento.
  • C. Gestão de Processos.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Gestão de Levas.

Considere que o processo de controle pode ser definido em alto nível com uma sequência de quatro atividades: estabelecer padrões de desempenho (indicadores de desempenho), medir o desempenho, comparar o desempenho com os padrões para determinar desvios e adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho ao padrão esperado. Analise as afirmativas abaixo, marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Padrão, ou indicador, é uma medida usada para avaliar resultados.

( ) A auditoria, a inspeção e o controle de retorno sobre ativos são exemplos de técnicas de controle qualitativas.

( ) Padrões podem ser de capacidade (quantidade), de qualidade, de tempo e de custo.

( ) A comparação do desempenho com o padrão é feita por meio de mensuração e variância ( grau de desvio em relação ao padrão).

( ) Sistemas de controle eficazes devem focalizar as atividades realizadas, devem ser precisos e devem ser aceitos por todos os envolvidos.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

O empreendedorismo praticado dentro de uma organização já existente é conhecido como intraempreendedorismo. Com base nesse tema, a questão que envolve os fatores motivantes que influenciam as pessoas a buscarem resultados empreendedores é conhecida como

  • A. autoeficácia empreendedora.
  • B. intenções empreendedoras.
  • C. predisposição percebida.
  • D. modelos de conduta.

A fábrica de sapatos Bom de Pé está modernizando-se e adquiriu R$ 30.000,00 em novos equipamentos. Esse fato deve ser classificado como

  • A. investimentos.
  • B. despesas.
  • C. custos.
  • D. receitas.

A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza- se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,

  • A.

    procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.

  • B.

    estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.

  • C.

    define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.

  • D.

    agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.

  • E.

    o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.

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