Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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É de fundamental importância conhecer e identificar a estrutura de poder da organização, visando compreender as relações de subordinação e hierarquia. A representação gráfica de uma estrutura formal é conhecida como

  • A. fluxograma.
  • B. histograma.
  • C. cronograma.
  • D. diagrama.
  • E. organograma.

Alguns comportamentos podem atrapalhar os relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando conflitos que influenciam, inclusive, no desempenho dos funcionários. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica um comportamento que evita o conflito.

  • A. Desconsiderar as necessidades alheias.
  • B. Esperar elogios e reconhecimento constante.
  • C. Relutar em aprender novas tarefas.
  • D. Manter uma comunicação aberta e recíproca.
  • E. Criar obstáculos para o sucesso do grupo.

Evitar ruídos na comunicação é fundamental para que as mensagens sejam entendidas. Para uma comunicação eficaz, algumas barreiras devem ser evitadas. Assinale a alternativa que aponta tais barreiras.

  • A. Tecnológicas, psicológicas e de linguagem.
  • B. Físicas, intelectuais e de linguagem.
  • C. Tecnológicas, físicas e psicológicas.
  • D. Materiais, emocionais e físicas.
  • E. Processuais, psicológicas e individuais.

Qualidade total é o grande objetivo de todas as organizações, porém somente é obtida quando os funcionários compreendem que são responsáveis pelo sucesso em realizar tal tarefa. Estar comprometido com a qualidade do serviço também requer um bom atendimento, o que significa

  • A. elaborar respostas antes de entender completamente o que o cidadão quer dizer.
  • B. demonstrar ansiedade quando o cidadão se mantém em silêncio.
  • C. tratar de forma equitativa os cidadãos, desconsiderando critérios seletivos.
  • D. manter uma postura defensiva no atendimento a um cidadão irritado.
  • E. estabelecer um contato positivo e amigável com o cidadão.

No âmbito da motivação no trabalho, de acordo com a teoria dos dois fatores, de Herzberg, as relações interpessoais, as condições físicas no trabalho, o salário, o sistema gerencial e os benefícios dizem respeito a fatores

  • A. motivacionais.
  • B. organizacionais.
  • C. sistêmicos.
  • D. higiênicos.
  • E. reforçadores.

Em linhas gerais, os três mais relevantes métodos de comunicação nas organizações são: o escrito, o oral e o não verbal. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, exemplos desses três métodos.

  • A. Linguagem corporal; modo de olhar; ambiente físico.
  • B. Cartas; relatórios; formulários.
  • C. Manuais; conversas informais; discursos formais.
  • D. Leiaute do escritório; movimentos corporais; reuniões de equipe.
  • E. Memorandos; reuniões de equipe; expressões faciais.

Um dos instrumentos mais utilizados pelos profissionais da área de recursos humanos é a entrevista. Uma de suas modalidades é a entrevista estruturada, que se caracteriza principalmente por

  • A. ser realizada em ambiente neutro.
  • B. apresentar um roteiro com perguntas padronizadas.
  • C. ser utilizada pelo setor de treinamento.
  • D. controlar rigidamente a duração da entrevista.
  • E. incluir somente perguntas abertas.

O enfoque situacional ou contingencial da liderança propõe que

  • A. a ação do líder seja vista como uma variável restrita, ou seja, a ênfase é colocada na ação do líder sobre a atitude passiva dos subordinados.
  • B. a liderança é um fenômeno que depende basicamente dos seguidores de determinado indivíduo.
  • C. as características do líder, dos liderados e da situação, em conjunto, determinam o fenômeno denominado liderança.
  • D. um estilo padrão particular de comportamento do líder é eficaz nas mais diversas situações que ocorrem em uma organização.
  • E. o estilo básico do líder deve se manter, independentemente das características dos liderados.

O conceito de organização pode ser melhor compreendido a partir de diferentes metáforas, tais como: máquina, cérebro, sistema político, prisão psíquica etc. Dessa perspectiva, assinale a alternativa que define organização utilizando como metáfora um organismo biológico.

  • A. Partes que se interligam, cada uma realizando um papel mecanicamente definido no funcionamento do todo.
  • B. Lugares onde residem ideias, valores, normas, rituais e crenças que as sustentam enquanto realidades socialmente construídas.
  • C. Construções sociais que podem transformar-se em mundos sociais limitadores e constrangedores da criação e da inovação.
  • D. Sistemas vivos que existem em um ambiente mais amplo, do qual dependem em termos de satisfação de suas necessidades.
  • E. Atividades organizacionais moldadas pelo conjunto de interesses, conflitos e jogos de poder.

Frederick W. Taylor é considerado o criador do movimento da administração científica. Entre os mecanismos ou técnicas desse modo de administração, encontra( m)-se:

  • A. grupos de trabalho autogeridos.
  • B. círculos da qualidade.
  • C. estudos de tempos e movimentos.
  • D. produção flexível.
  • E. eliminação da área de planejamento.
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