Questões de Arquivologia

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No método de arquivamento alfabético, primeiramente devem ser escritos os nomes individuais e, logo após, os prenomes.

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Validade legal, segurança, acesso fácil e rápido e confidencialidade das informações são benefícios da microfilmagem.

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre noções, conceito e objetivos do arquivo e marque a afirmação INCORRETA.

    A) A função do arquivo é, também, guardar os documentos e, principalmente, fornecer aos interessados a informação contida no seu acervo de forma rápida e segura.

    B) O arquivamento de documentos deve ser realizado de uma única maneira, de forma a garantir a preservação dos mesmos.

    C) Os arquivos são os centros ativos de informação nas instituições públicas e privadas que, para cumprirem seus objetivos, precisam estar organizados e estruturados, de forma a evitar erros e repetições desnecessárias, gerar conhecimento para assessorar as tomadas de decisão e dar continuidade ao trabalho.

    D) A palavra arquivo, na esfera da Arquivologia, pode ser definida sob duas formas: a que o considera como local onde se guardam documentos e o que o trata como um conjunto orgânico de documentos.

    E) As informações arquivísticas, em qualquer instituição pública ou privada, apresentam características contábil/financeira, pessoal e administrativa, organizadas em diferentes espécies documentais.

O padrão ofício compreende três gêneros de documentos:

    A) Memorando, mensagem e ofício.

    B) Aviso, ofício e memorando.

    C) Ofício, memorando e relatório.

    D) Mensagem, ofício e aviso.

    E) Aviso, ofício e relatório.

Quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve:

    A) Um acesso de documentos.

    B) Um acondicionamento de documentos.

    C) Uma transferência de documentos.

    D) Um recolhimento de documentos.

Constituem atividades de protocolo:

    A) Classificação, registro e avaliação de documentos.

    B) Recebimento, registro e movimentação de documentos.

    C) Empréstimo, ordenação e classificação de documentos.

    D) Avaliação, classificação e eliminação de documentos.

A separação de parte da documentação de um ou mais processos para formar outro processo é um procedimento administrativo denominado:

    A) Juntada.

    B) Desapenção.

    C) Despacho.

    D) Desmembramento.

Atas, ofícios, memorandos e requerimentos são considerados:

    A) Tipos de documentos.

    B) Espécies de documentos.

    C) Natureza de documentos.

    D) Valores de documentos.

Pode-se definir arquivamento como o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando a sua localização futura. Podem-se dividir os métodos de arquivamento em duas grandes classes: básico e padronizado. Assinale a alternativa que indica métodos padronizados:

    A) Alfabético e geográfico.

    B) Numérico e ideográfico.

    C) Variadex e rôneo.

    D) Direto e indireto.

Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.
De acordo com a entidade criadora e considerando a natureza da entidade que criou o arquivo, ele se classifica em:
I. Público. II. Institucional. III. Comercial. IV. Familiar ou pessoal.
Estão CORRETAS:

    A) I, II, III, IV.

    B) I, II, IV, apenas.

    C) II, III, IV, apenas.

    D) I, IV, apenas.

    E) I, III, IV, apenas.

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