Questões de Arquivologia

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São atribuições dos arquivistas:
I - Planejamento, organização e direção de serviços de arquivo. II - Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo. III - Orientação quanto à classificação, arranjo e descrição dos documentos. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa III está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Dentre as competências e habilidades dos arquivologistas, pode-se destacar:
I - Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos. II - Desenvolver e utilizar novas tecnologias. III - Formular e executar políticas institucionais. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas como afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa III está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa é conhecido como arquivo:

    A) permanente;

    B) administrativo;

    C) corrente;

    D) técnico;

    E) temporário.

Uma das atividades realizadas pelo Assistente Legislativo diz respeito à Administração de Documentos ou Arquivos. Sobre conceitos associados a essa atividade, é correto afirmar que

    A) a alienação é a transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos.

    B) o arquivamento refere-se à atividade de ordenar os arquivos em ordem decrescente.

    C) o arquivo de segurança é aquele que trata de temas relacionados à preservação da segurança da instituição.

    D) a amostragem é a técnica de verificar a credibilidade de todos os documentos de um dado assunto específico.

Considerando os elementos circunscritos ao universo da arquivística, associe os processos envolvendo documentos às suas respectivas ações.
Processos Documentais 1 - Digitalizar 2 - Destinar 3 - Depositar 4 - Divulgar
Ações ( ) Converter para formato digital. ( ) Dar entrada, sob custódia temporária, sem cessão de propriedade. ( ) Aproximar o público dos arquivos, por meio de publicações e da promoção de eventos. ( )Decidir, após avaliação, sobre o encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
A sequência correta é

    A) 1, 2, 3, 4.

    B) 1, 3, 4, 2.

    C) 2, 4, 1, 3.

    D) 3, 1, 2, 4.

Analise as assertivas a seguir sobre atividades de protocolo e assinale a alternativa que indica qual(is) está(ão) CORRETA(S):
I. Protocolo é o conjunto de operações que visam o controle dos documentos que tramitam no órgão público. II. O protocolo assegura a imediata localização e recuperação dos documentos. III. A atividade de protocolo é típica dos documentos que estão em fase corrente. IV. Registro é um procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos dos documentos em um sistema de controle.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta

    C) Apenas I, III e IV estão corretas

    D) Apenas II, III e IV estão corretas.

    E) Todas estão corretas

Analise as assertivas a seguir sobre atividades de protocolo e assinale a alternativa que indica qual(is) está(ão) CORRETA(S):
I. Protocolo é o conjunto de operações que visam o controle dos documentos que tramitam no órgão público. II. O protocolo assegura a imediata localização e recuperação dos documentos. III. A atividade de protocolo é típica dos documentos que estão em fase corrente. IV. Registro é um procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos dos documentos em um sistema de controle

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas I, III e IV estão corretas.

    D) Apenas II, III e IV estão corretas.

    E) Todas estão corretas.

No âmbito das atividades de gestão de documentos, deve-se observar alguns princípios arquivísticos, entre os quais o que fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor, segundo o qual os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Trata-se do princípio da

    A) precedência.

    B) organicidade.

    C) proveniência.

    D) prudência.

    E) veracidade.

A gestão de documentos compreende três fases (Produção, Utilização e Destinação). Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que pertence à fase Utilização:

    A) Determinar o prazo de guarda.

    B) Definir os documentos que serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados.

    C) Elaborar normas de acesso.

    D) Criação de documentos.

    E) Prevenir para que documentos não essenciais não sejam produzidos.

Com base na teoria das três idades da gestão de documentos, analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S):


I. Os arquivos Intermediários (segunda idade) são documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente devido ao seu valor histórico-cultural.

II. Os arquivos Permanentes (terceira idade) não podem ser eliminados.

III. Os arquivos Correntes (primeira idade) são aqueles em tramitação, que são frequentemente consultados.

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretos.

    C) Apenas I e III estão corretos.

    D) Apenas II e III estão corretos.

    E) Todos estão corretos.

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