Questões de Arquivologia

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Documento é todo material recebido ou produzido por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, e que se constitui elemento de prova ou de informação. ele é arquivado e conservado por essas instituições e seus sucessores, para efeitos futuros. um documento de arquivo também pode ser aquele produzido ou recebido por pessoa física, no decurso de sua existência. Os documentos de um arquivo apresentam características, conteúdo e formas diferentes.
O documento OSTENSIVO é aquele que:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Seu assunto requer excepcional grau de segurança que deve ser apenas do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.

    B) Cuja divulgação não prejudica a administração. Exemplos: notas fiscais; escala de plantão.

    C) Meu assunto não deve ser do conhecimento do público, em geral.

    D) Seu assunto não deve ser do conhecimento do público, em geral.

    E) Seu assunto, embora não requeira alto grau de segurança, só deve ser do conhecimento de pessoas autorizadas, para não prejudicar um indivíduo ou criar embaraços administrativos.

Analise as proposições sobre a função do agente administrativo em relação aos documentos e correspondências oficiais e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) Registrar entrada, fazer triagem, distribuir, preencher enviar e arquivar esses documentos.

( ) Arquivar os documentos conforme procedimentos pré-estabelecidos.

( ) Conferir todo e qualquer documento que pertencer ao seu local de trabalho.

( ) Ler os documentos e correspondências dirigidos ao seu chefe para facilitar o trabalho desse.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) V, F, V e F.

    B) F, F, V e V

    C) V, V, V e F.

    D) F, F, F e V.

    E) V, V, F e F.

Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.


De acordo com a entidade criadora e considerando a natureza da entidade que criou o arquivo, ele se classifica em:


I. Público.

II. Institucional.

III. Comercial.

IV. Familiar ou pessoal.


Estão CORRETAS:

    A) I, II, III, IV.

    B) I, II, IV, apenas.

    C) II, III, IV, apenas.

    D) I, IV, apenas.

    E) I, III, IV, apenas.

Documento é todo material recebido ou produzido por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, e que se constitui elemento de prova ou de informação. ele é arquivado e conservado por essas instituições e seus sucessores, para efeitos futuros. um documento de arquivo também pode ser aquele produzido ou recebido por pessoa física, no decurso de sua existência. Os documentos de um arquivo apresentam características, conteúdo e formas diferentes.

O documento OSTENSIVO é aquele que:


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Seu assunto requer excepcional grau de segurança que deve ser apenas do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.

    B) Cuja divulgação não prejudica a administração. Exemplos: notas fiscais; escala de plantão.

    C) Meu assunto não deve ser do conhecimento do público, em geral.

    D) Seu assunto não deve ser do conhecimento do público, em geral.

    E) Seu assunto, embora não requeira alto grau de segurança, só deve ser do conhecimento de pessoas autorizadas, para não prejudicar um indivíduo ou criar embaraços administrativos.

Leia as proposições sobre o planejamento, organização e execução dos documentos oficiais e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas em relação as competências de um Agente Administrativo .

( ) Registrar a entrada e saída de documentos em tempo hábil. ( ) Ler os documentos dirigidos ao seu chefe e assim facilitar o trabalho dele. ( ) Fazer a triagem e distribuição dos documentos logo após a chegada desses para evitar atrasos. ( ) Arquivar os documentos conforme sua vontade para facilitar na hora que necessitar procurá-los. ( ) Preencher documentos de acordo com parâmetros estabelecidos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses

    A) F, F, V, V e V.

    B) F, V, F, V e F.

    C) V, F, V, V e F.

    D) F, F, V, V e F.

    E) V, F, V, F e V.

Leia as proposições sobre o planejamento, organização e execução dos documentos oficiais e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas em relação as competências de um Agente Administrativo.
( ) Registrar a entrada e saída de documentos em tempo hábil. ( ) Ler os documentos dirigidos ao seu chefe e assim facilitar o trabalho dele. ( ) Fazer a triagem e distribuição dos documentos logo após a chegada desses para evitar atrasos. ( ) Arquivar os documentos conforme sua vontade para facilitar na hora que necessitar procurá-los. ( ) Preencher documentos de acordo com parâmetros estabelecidos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses

    A) F, F, V, V e V.

    B) F, V, F, V e F.

    C) V, F, V, V e F.

    D) F, F, V, V e F.

    E) V, F, V, F e V.

Considerando a gestão de documentos, é correto afirmar que:

    A) Os documentos de um arquivo apresentam características, conteúdo e formas iguais.

    B) Os documentos de arquivo diferem dos documentos de biblioteca por não serem criados ou produzidos em exemplares múltiplos.

    C) A guarda de documentos em mobiliário ou equipamentos próprios em área que lhes são destinados denomina-se acondicionamento.

    D) Em relação ao tipo de conjunto, os documentos de arquivos são reunidos pelo conteúdo.

    E) Os documentos de arquivo são produzidos para atender apenas finalidades administrativas e jurídicas.

No processamento técnico dos acervos arquivísticos, incluem-se:

    A) Identificação, classificação e catalogação.

    B) Tombamento, avaliação e registro.

    C) Identificação, avaliação e arranjo.

    D) Registro, classificação e descrição.

    E) Registro, arranjo e descrição.

A reunião de documentos conservados, visando à oportunidade que poderão oferecer futuramente. Para ser funcional deve ser planejado, instalado, organizado e mantido de acordo com as necessidades inerentes aos setores. Trata-se da definição de:

    A) Dossiê.

    B) Acervo.

    C) Biblioteca.

    D) Arquivo.

    E) Pasta.

Assinale a denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.

    A) Arquivo.

    B) Processo.

    C) Anexação.

    D) Triagem.

    E) Protocolo.

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