Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes.
O ato de eliminação deve ser registrado por meio de listagem de eliminação.
Instrumentos de pesquisa são ferramentas de
controle de qualidade.
descrição.
avaliação.
preservação.
classificação.
No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
Comumente consideradas semelhantes pelos arquivistas brasileiros, as operações de classificação e arranjo são distintas, aplicadas na organização dos arquivos correntes e dos arquivos permanentes, respectivamente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.
A avaliação e a destinação dos documentos digitais são feitas a partir de instrumento de avaliação próprio, diferente da tabela de temporalidade.
Entende-se por acesso a possibilidade de consulta aos arquivos
nos próprios depósitos em que os documentos estão armazenados.
que já foram devidamente higienizados e microfilmados.
por meio de instrumentos de pesquisa ou autorização legal.
que dispõem de rampas para portadores de necessidades especiais.
antes considerados sigilosos e confidenciais.
No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
A organização dos documentos de valor secundário fundamenta-se na premissa de que, para o usuário, a informação contida no documento é mais importante do que o contexto que a criou.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado código de classificação de documentos de arquivo da atividade-meio.
Quando trata da sistemática do arranjo em arquivos permanentes, Schellenberg fala em relação significativa entre os documentos componentes do fundo. Tal relação é hoje entendida como
organicidade.
paradigma pós-custodial.
unicidade.
modelo matricial.
meio genético.
No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
O arranjo documental se baseia em dois métodos, estrutural e funcional, e sua aplicação tem gerado controvérsias na literatura e na prática arquivística. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que não há a adoção de um método puramente estrutural ou funcional.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
São atividades características do arquivo permanente: arranjo, descrição, publicação, conservação e referência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...