Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A resolução nº 65, de 16 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Justiça, estabeleceu a uniformização do número dos processos nos órgãos do Poder Judiciário. Foi então adotada a estrutura NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.0000, composta de seis campos obrigatórios. O campo
NNNNNNN, com sete dígitos, identifica o número do processo, cuja sequência tem início na data de criação do tribunal e chega, de modo ininterrupto, até os dias atuais.
TR, com dois dígitos, registra o número do tribunal regional, seguido do número da respectiva vara, com quatro dígitos.
AAAA, com quatro dígitos, destina-se ao registro do mês e do ano de ajuizamento do processo.
J, com um dígito, é indicativo do órgão ou segmento do Poder Judiciário, reservando-se o código 1 para a Justiça do Trabalho.
DD, com dois dígitos, é reservado para o registro do dia da autuação do processo.
A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição)
estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, de forma compatível com a norma internacional.
cria normas brasileiras, totalmente distintas das formuladas para outros países.
proíbe a utilização dos códigos americanos no processo de identificação dos documentos públicos.
regulamenta planos de classificação e tabelas de temporalidade no âmbito dos arquivos públicos.
damenta-se em literatura predominantemente arquivística.
No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.
Para Schellenberg, as coleções naturais e os arquivos são termos que não podem ser usados indistintamente porque dizem respeito a documentos que são comumente oriundos da mesma fonte e reunidos concomitantemente com as ações a que se referem.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
Embora pertençam a um mesmo fundo, os documentos produzidos em vários suportes devem ser armazenados em locais diferentes, conforme suas características físicas.
Em resolução de 18 de outubro de 1995, o Conselho Nacional de Arquivos estabelece que os documentos transferidos ou recolhidos devem ser organizados, avaliados, higienizados, acondicionados e acompanhados de instrumento descritivo que permita sua identificação e controle. Transferência e recolhimento são termos
sinônimos, podendo ser usados indistintamente.
distintos, pois o primeiro significa a entrada de documentos no arquivo corrente e o segundo, no arquivo intermediário.
distintos, pois o primeiro significa a entrada de documentos no arquivo intermediário e o segundo, no arquivo permanente.
distintos, pois o primeiro significa a entrada de documentos no arquivo permanente e o segundo, no arquivo intermediário.
distintos, pois o primeiro significa a entrada de documentos no arquivo intermediário e o segundo, no arquivo corrente.
Publicações, exposições, cursos, conferências e outras iniciativas destinadas a divulgar o arquivo e a mostrar à sociedade sua importância fazem parte do chamado serviço de
informatização.
reprografia.
protocolo.
apoio cultural.
processamento técnico.
A grande acumulação de documentos públicos, aliada às necessidades da pesquisa e da divulgação, exige o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O estabelecimento de uma política de descrição arquivística depende do estabelecimento de uma eficiente política pública arquivística.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir.
Os documentos de arquivo devem ser organizados a partir dos mesmos princípios aplicados na organização das bibliotecas, principalmente no que se refere aos métodos de classificação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
A gestão de documentos é aplicada no momento em que os documentos alcançam o valor secundário e passam a constituir importantes fontes para a pesquisa histórica.
A atividade de protocolo é diretamente vinculada ao
arquivo central.
arquivo intermediário.
pré-arquivo.
arquivo geral.
arquivo corrente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...