Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com o objetivo de racionalizar a avaliação dos documentos do Poder Judiciário, criou-se o PRONAME, cuja sigla significa

  • A.

    Projeto Nacional de Arquivos e Memoriais.

  • B.

    Procuradoria Nacional da Memória Estatal.

  • C.

    Processo Nacional de Memorialização.

  • D.

    Proteção Nacional à Memória do Judiciário.

  • E.

    Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

De acordo com o Manual de processos administrativos do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região (Belém, 2008),

  • A.

    o e-mail deve ser evitado como meio de comunicação para transmissão de documentos.

  • B.

    o memorando é o veículo mais adequado para o tratamento de assuntos oficiais entre os diferentes órgãos da administração pública.

  • C.

    a formalidade de tratamento diz respeito, entre outros fatores, à necessária uniformidade das comunicações.

  • D.

    o ofício é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, qualquer que seja seu nível hierárquico.

  • E.

    a transmissão de informações por fax é preferível à troca de mensagens que utiliza a Internet.

Para restaurar documentos danificados em suportepapel, pode-se recorrer, entre outras, às técnicas de

  • A.

    acidificação e umidificação.

  • B.

    reenfibragem e velatura.

  • C.

    estereografía e termografia.

  • D.

    magnificação e redução.

  • E.

    cópia vesicular e cópia fotostática.

Um documento com grau de concentração de íons de hidrogênio superior a 7 é considerado

  • A.

    alcalino.

  • B.

    fungistático.

  • C.

    ferruginoso.

  • D.

    aquoso.

  • E.

    ácido.

Base de dados é uma coleção de registros similares entre si e que contêm determinadas relações entre esses registros. Sobre os tipos de bases de dados, considere as afirmativas abaixo:

I - Bases de dados de referências encaminham ou orientam o usuário para uma fonte, que pode ser o documento, uma instituição ou um indivíduo, a fim de obter informações adicionais ou conseguir o texto integral de um documento. Esta categoria abrange Bases de dados textuais e numéricos.

II - Bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Esta categoria abrange Bases de dados Bibliográficos e catalográficos.

III - Bases de dados bibliográficos contêm uma mistura de dados textuais e numéricos como, por exemplo, relatórios anuais de empresas, manuais de dados, citações, referências bibliográficas, resumos de trabalhos publicados entre outros.

Está (ão) incorreta (s):

  • A.

    I, II, e III.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Um dos procedimentos mais eficazes para preservar documentos é a retirada de poeira e outros resíduos estranhos que neles se acumulam. Tal prática é conhecida como

  • A.

    obturação.

  • B.

    varredura.

  • C.

    fumigação.

  • D.

    liofilização.

  • E.

    higienização.

Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.

Manter os documentos em ambiente seguro é uma das exigências básicas para qualquer sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação documental.

A preservação da informação em formato digital é apenas um problema tecnológico, que será solucionado com o desenvolvimento, pela indústria de tecnologia da informação, de ferramentas capazes de garantir a segurança física dos dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes. O arquivo de um órgão é o conjunto de documentos recebidos ou expedidos por esse órgão no exercício de suas atividades. Esse conjunto de documentos pode ser formado por qualquer espécie documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 141 a 150, acerca de automação aplicada a arquivos.

Denomina-se gerenciamento eletrônico de documentos (GED) o conjunto de tecnologias utilizadas para digitalização e armazenamento de informação contida, especificamente, em documentos convencionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...