Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O princípio da ordem original pode ser entendido como
um critério para a avaliação de documentos.
a destinação final do documento de arquivo.
um critério de difusão de documentos.
um princípio de classificação interno do fundo.
um critério de descrição de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Destinação significa o encaminhamento de documentos para
conservação preventiva ou restauro.
guarda ou eliminação.
armazenamento vertical ou horizontal.
maceração ou trituração.
microfilmagem ou digitalização.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A quantidade de documentos acumulada por um órgão público é cada vez maior. É impossível e desnecessário guardar tudo o que é produzido. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os documentos, em sua totalidade, podem ser, de acordo com a legislação em vigor, eliminados após cinco anos.
A função arquivística que trata dessa questão é a descrição, fundamentada por uma norma internacional.
A digitalização de todos os documentos e a eliminação dos originais estão entre as principais soluções apontadas pelas instituições arquivísticas brasileiras.
Os documentos eliminados devem ser aqueles desprovidos de valor secundário.
O instrumento para a avaliação dos documentos quanto aos seus prazos de guarda e destinação final é o código de classificação de documentos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.
Os documentos originais considerados de guarda permanente somente poderão ser eliminados depois de microfilmados e digitalizados.
Quando os documentos são reclassificados por assunto, sem que sejam consideradas a proveniência e a classificação original, aplica-se o princípio arquivístico
da proveniência.
da pertinência.
de respeito aos fundos.
da reversibilidade.
da organicidade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O setor de protocolo recebe os documentos de uma instituição, encarregando-se de
sua descrição e difusão.
sua avaliação e digitalização.
seu diagnóstico e planejamento.
seu descarte e acondicionamento.
sua distribuição e tramitação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo e consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições é conhecida como
utilização de documentos.
avaliação de documentos.
destinação de documentos.
produção de documentos.
descrição de documentos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.
Os documentos do gênero iconográfico têm suporte sintético, em papel emulsionado ou não, e contêm imagens estáticas, tais como ampliações fotográficas, slides, diapositivos e gravuras.
Os registros são inerentemente verdadeiros, ou, como diz o arquivista britânico Hilary Jenkinson, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais os usamos hoje. Essa frase faz referência à seguinte característica do documento de arquivo:
autenticidade.
unicidade.
imparcialidade.
organicidade.
interrelacionamento.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os seguintes itens, que tratam de tipologias documentais e suportes físicos.
Um dos atributos necessários para garantir a origem e integridade de documentos com assinatura digital é o de que essa assinatura deve ser única para cada documento, ainda que o signatário de todos eles seja o mesmo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...