Questões de Comunicação Social

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Elemento fundamental na realização do trabalho jornalístico, a apuração, por vezes, é negligenciada.

São etapas de uma apuração:

  • A.

    rádio-escuta, produção e redação da matéria

  • B.

    produção da matéria, gravação de cabeça e revisão da matéria

  • C.

    pesquisa dos dados por entrevista, redação da matéria e revisão/edição do texto

  • D.

    investigação documental e por entrevista de uma pauta e saída da equipe de reportagem

Um grupo de pessoas de certa comunidade resolveu criar uma rádio comunitária com o apoio da Associação de Moradores. Entretanto, embora faltassem verbas para investir em equipamentos, instalações físicas e equipe técnica, foi formulado projeto de obtenção de outorga para operar na modalidade de rádio comunitária. Durante tramitação do processo, optou-se por produzir programação diária e ao vivo, no modelo “música e informação”, de terça a domingo, com quatro horas de duração, das 18h às 22h. Para alavancar financeiramente a emissora, foi proposto financiamento coletivo e veiculação de apoios culturais. Nessa fase de implantação, não houve transmissão sem fios. Dessa forma, utilizavam-se metros de cabos para ligar as caixas de som, localizadas na principal praça da comunidade, ao estúdio de produção e transmissão.

Sobre a proposta dessa rádio comunitária, é correto afirmar que:

  • A. a veiculação de música comercial na programação descaracteriza o perfil de emissora comunitária e prejudica a obtenção de outorga;
  • B. os anúncios publicitários de cunho comercial não devem ser veiculados a menos que sejam na modalidade de “apoio cultural”;
  • C. as pautas, quando propostas pelos moradores, servem para reforçar o senso comum e não contribuem para o debate de questões de interesse público;
  • D. o jornalismo colaborativo é um tipo de prática que exige, no mínimo, a veiculação de notícias apresentadas por membro da equipe com formação de nível superior em Radialismo;
  • E. a utilização de fios para difusão de programação radiofônica evidencia o viés de amadorismo dos integrantes da emissora.

A chefia de uma certa emissora de rádio do gênero talk and news exige que os repórteres produzam matérias com 1’ 30” de duração, de acordo com a estrutura de pirâmide invertida e com os seguintes elementos, a saber: “cabeça, sonora e pé”. Contudo, para uma determinada reportagem com 2’ de duração, será necessário contrapor duas sonoras, de fontes diferentes, a fim de garantir a contradita.

O repórter, então, observando a estrutura da pirâmide invertida e as recomendações da chefia, deverá organizar a reportagem do seguinte modo:

  • A. lead; sonora 1; sonora 2; assinatura;
  • B. título; sonora 1; sonora 2; encerramento;
  • C. título; lead; sonora 2; sonora 1; repetição do lead;
  • D. tópico frasal; depoimentos das fontes; assinatura;
  • E. lead; identificação; sonora 2; sonora 1; depoimentos.

Para chamar a atenção dos telespectadores, o apresentador de um programa semanal de cunho esportivo decidiu, logo na abertura da atração, iniciar com os destaques da edição. Não foi utilizado texto em off e a leitura, ao vivo, dos títulos das manchetes durou cerca de um minuto.

Esse tipo de recurso editorial utilizado pelo apresentador é conhecido como:

  • A. editorial;
  • B. escalada;
  • C. texto coberto;
  • D. texto manchetado;
  • E. cabeça da matéria.

Dentre alguns sites que se notabilizaram por atuar na área de fact-checking, pode-se citar o norte-americano Snopes. Boatos na internet, notícias publicadas em jornais menos conhecidos do público ou até mesmo lendas urbanas, por exemplo, são apurados à exaustão para que seja verificada a sua veracidade. No Brasil, algumas empresas de comunicação também encamparam a ideia da checagem de fatos em prol de uma prática jornalística que preze pelo conteúdo com credibilidade. No entanto, pode haver risco quando a autonomia dos grupos de comunicação que possuem fact-checkers está comprometida por interesses ideológicos e mercadológicos.

Assim, para manter a independência editorial, Snopes considera peremptório que:

  • A. as chamadas notícias virais sejam devidamente desmentidas, pois não se baseiam na plausabilidade;
  • B. existam apenas duas possibilidades de categorização de notícias, isto é, “verdadeiras” ou “falsas”;
  • C. não seja recebida ajuda ou recurso financeiro de nenhum patrocinador, grupo religioso, partido político ou governo;
  • D. os operadores do fact-checking sejam colaboradores externos da empresa de comunicação;
  • E. as pautas das áreas “política” e “internacional” sejam o critério para seleção dos acontecimentos a serem checados.

Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.

Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:

  • A. o contrato firmado entre leitores e empresa jornalística é tácito, de modo a permitir o consumo de publicidade travestida de notícia;
  • B. as capas de jornais e revistas atuam tal qual vitrines nas quais os anúncios publicitários, assim como fotografias e ilustrações, melhoraram o design da página;
  • C. o logotipo do jornal, acompanhado do fio-data, nada mais é do que publicidade institucional gratuita;
  • D. é necessário conjugar informação e estética, pois o layout da capa é o elemento que garante o interesse do leitor pela publicação;
  • E. os critérios de seleção e hierarquização do noticiário ficam evidenciados, uma vez que a escolha das manchetes, chamadas e fotos, por exemplo, atendem ditames mercadológicos e ideológicos.

Um jornalista, ao redigir para veículos de comunicação ou na Assessoria de Imprensa, deve evitar em seu texto o uso de:

  • A. substantivos;
  • B. adjetivos;
  • C. verbos de ação;
  • D. complementos nominais;
  • E. apostos.

A técnica de um jornalista para redigir um texto com “pirâmide invertida” significa que ele possui a habilidade para:

  • A. integrar informações factuais com conteúdo analítico;
  • B. destacar informações sobre o elemento humano;
  • C. utilizar informações coloquiais sem perda de conteúdo;
  • D. ambientar as informações na abertura do texto;
  • E. ordenar informações a partir das mais relevantes.

Os computadores permitem destacar palavras-chave de um texto (highlight), utilizando cores.

De acordo com os princípios da boa redação jornalística, o uso de highlights nos textos nas mídias sociais é considerado:

  • A. inadequado, porque a técnica de redação deve reduzir ao máximo os destaques gráficos no texto;
  • B. inadequado, porque o uso de cores pode tornar o texto lúdico e reduzir a credibilidade da informação;
  • C. inadequado, porque há outras formas gráficas para destacar os textos nas mídias sociais;
  • D. adequado, porque quebra a monotonia visual do texto e permite destacar informações relevantes;
  • E. adequado, porque o texto destacado gera hiperlinks que facilitam o processo de contextualizar a informação.

A redação para mídias digitais demanda técnicas diferentes das utilizadas nas mídias tradicionais, ao mesmo tempo em que mantém algumas dessas técnicas dos meios não digitais.


Entre as técnicas de redação utilizadas nas mídias tradicionais e que são importantes em um texto jornalístico no ambiente digital, estão:

  • A. lead, voz passiva e períodos curtos;
  • B. lead, voz passiva e períodos longos;
  • C. nariz de cera, voz passiva e períodos longos;
  • D. nariz de cera, voz ativa e períodos curtos;
  • E. lead, voz ativa e períodos curtos.
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