Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas sobre a estrutura da notícia e os critérios de seleção (noticiabilidade) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O processo de seleção das notícias pode ser comparado a um funil dentro do qual se colocam inúmeros dados de que apenas um número restrito consegue ser filtrado.

( ) A seleção de notícias é um processo relativamente simples e que se resolve em pouco tempo.

( ) A agenda de serviço (pauta) é um documento-chave em cada redação. É aí que se registram os acontecimentos programados que merecem ser cobertos devido à sua indubitável relevância pública.

( ) Os valores-notícia derivam-se de pressupostos implícitos ou de considerações relativas ao seu conteúdo, à disponibilidade do material, aos critérios relativos ao produto informativo, ao público e à concorrência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V V.
  • B. F F V V.
  • C. V F V F.
  • D. V V V V.

Os itens abaixo são conceitos correlatos à Teoria da Informação ou Teoria Matemática da Comunicação. Com base nessas informações, relacione os conceitos presentes na COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 5 1 3 4 2.
  • B. 3 5 4 2 1.
  • C. 4 1 3 2 5.
  • D. 5 3 1 4 2.

Sobre os conceitos defendidos pela Escola de Frankfurt, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A Escola de Frankfurt pode ser definida como um grupo de pensadores e cientistas sociais alemães formado, sobretudo, por Erich Fromm, Herbert Marcuse, Theodor Adorno e Max Horkheimer.
  • B. Os frankfurtianos defendiam o princípio de que os fenômenos de comunicação constituem objeto de ciência especializada e, portanto, podem ser analisados de maneira independente.
  • C. Em uma segunda fase, Jürgen Habermas pode ser considerado um herdeiro dos fundadores por seu estudo sobre a esfera pública e por sua tentativa de criar uma teoria geral da ação comunicativa.
  • D. Max Horkheimer e Theodor Adorno foram os criadores do conceito de Indústria Cultural.

Considerando a epistemologia e a epistemologia da comunicação, é INCORRETO afirmar que

  • A. Epistemologia é o estudo do conhecimento científico.
  • B. O conceito de epistemologia pode ser mais amplo se for considerada a amplitude de saberes científicos. Portanto, podemos defini-la como o estudo das ciências.
  • C. Em comunicação, pode-se dizer que há uma clara distinção entre os processos comunicacionais, as teorias e a discussão epistemológica.
  • D. Há uma grande resistência entre a comunidade que estuda o saber educacional em considerar a comunicação como ciência.

Analise as afirmativas sobre a ética jornalística e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A palavra ética deriva do grego éthos, que, grosso modo, refere-se aos costumes.

( ) O jornalista Assis Chateaubriand é considerado o maior exemplo de figura ética e idônea do século XX.

( ) A ética jornalística é um sistema com uma lógica própria. Não é um receituário. É antes um modo de pensar que, aplicado ao jornalismo, dá forma aos impasses que requerem decisões individuais.

( ) Os desvios éticos da imprensa brasileira não se resumem às falhas dos jornalistas, mas se estendem às empresas e à sociedade.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F V.
  • B. V F V V.
  • C. V F F V.
  • D. F F V V.

Sobre a sociedade da informação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Da década de 60 em diante, as mensagens, públicas e privadas, verbais ou visuais, começaram a ser consideradas dados, informação que podia ser transmitida, coletada e registrada qualquer que fosse seu lugar de origem.
  • B. Foi na sociedade da informação que surgiram os trabalhadores da informação, grupo que lidava com o conhecimento e que estava livre de ideologias.
  • C. A imprensa perdeu força durante a era da sociedade da informação porque um meio eliminou o outro ou confrontou o outro, a exemplo do rádio e da televisão.
  • D. A palavra paradigma passou a ser usada na linguagem geral.

As melhores fontes regulares de notícias para publicações internas (house organs, revistas, newsletters, intranets) em comunicação organizacional são:

  • A. profissionais de comunicação;
  • B. colaboradores internos;
  • C. jornalistas contratados;
  • D. diretores e quadro gerencial;
  • E. assessores de comunicação.

Considerando a estrutura da notícia e sua organização, é INCORRETO afirmar que

  • A. no jornalismo moderno, a notícia pode ser definida como o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante.
  • B. a produção de uma notícia ocorre em três fases: a ordenação dos eventos, a nomeação e a seleção dos eventos, nesta ordem.
  • C. a notícia não exatamente narra os acontecimentos, mas os expõe.
  • D. a notícia pode comover, motivar revolta ou conformismo, agredir ou gratificar alguns de seus consumidores.

Uma equipe de jornalistas precisa fazer uma reportagem com base em páginas da web e documentos PDF dispersos na rede, com um volume grande que impossibilita a coleta de dados pessoais.

Uma das principais ferramentas de auxílio para o jornalismo on-line, em casos como esse, é a:

  • A. interface interativa;
  • B. raspagem de dados;
  • C. data warehouse;
  • D. segmentação interativa;
  • E. consolidação de dados.

Analise as afirmativas sobre o conceito de lead e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O lead não necessariamente corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica.

( ) Os manuais de jornalismo mencionam mais de uma dezena de tipos de lead.

( ) O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo.

( ) Nos telejornais, o lead aparece somente na voz do apresentador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F V F F.
  • B. V F F V.
  • C. F V V F.
  • D. F F V F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...